ESPECIAL RUBENS, BRUEGHEL E LORRAIN | SHOPPING À MODA NÓRDICA - DIA 01


Depois de ontem termos trazido aqui a muito mediática e muito falada exposição de pintura "Rubens, Brueghel, Lorrain - A Paisagem Nórdica do Museu do Prado", hoje trazemos aqui o primeiro de dois dias de shopping inspirado nesta exposição.

O primeiro dos dois dias deste fim-de-semana dedicado ao segundo shopping da história deste blogue (recordamos que o primeiro foi durante o Verão passado com a apresentação de essenciais para O Novo Expresso do Oriente, que podem ver aqui e aqui) é dedicado à mulher e ao estilo feminino.


A lógica deste shopping é escolher um conjunto de peças de moda que se inspiram na estética tão própria desta arte nórdica. Para tal seleccionámos alguns dos principais quadros presentes na exposição, aos quais associámos objetos cheios de estilo e acessíveis já nesta colecção Primavera Verão 2014.

O primeiro quadro que destacamos é a "Boda Campestre" de Jan Brueghel o Velho. Com as cores garridas, a sua temática ligada a uma cerimónia formal, mas em contexto campestre e menos protocolar, optámos por associá-la a uma mala da Guess vermelha vibrante, mas com uma forma que simples e clássica.


O segundo quadro que destacamos aqui é pintado também por Jan Brueghel o Velho e é dos poucos retratos do antigo e desaparecido Palácio de Tervuren de Bruxelas - o título do quadro é "O Arquiduque Alberto e a Arquiduquesa Isabel Clara Eugenia no Palácio Tervuren".

Com este tema palaciano optámos por associar uma sandália botim da marca portuguesa Xperimental Shoes. A sua forma, tem bastante de renascentista, mas essencialmente a abordagem estética deste acessório cruza novidade e classicismo, conseguindo o cruzamento de uma bota com uma sandália, inserindo-lhe elementos de cor e formais que a tornam num acessório cheo de personalidade.


O terceiro quadro deste shopping feminino é da autoria de Jan Peeters e tem como título "paisagem com Holandeses a desembarcar no Brasil". Este exotismo do tema, bem como o cruzamento deste exotismo com a paisagem à moda europeia inspirou-nos a associar este quadro a uns óculos escuros.

A nossa opção de óculos escuros recai sobre este modelo da Tom Ford que cruza um formato clássico com uma sofisticação bastante grande na escolha de cores e de detalhes. É um acessório cheio de estilo e com uma exuberância inquestionável, mas também muito clássica ... tal como o próprio do quadro.


Por último (por hoje, pois amanhã estaremos aqui de novo com o segundo dia de Shopping à Moda Nórdica) trazemos o quadro "Paisagem de Neve com Armadilha para Pássaros" de Pieter Brueghel, o Jovem.

Este tema da caça, bem como o cromatismo da obra ispiraram esta escolha de duas peças icónicas da coleção da Purificación Garcia. Com formas estruturadas, inspiradas também em arte e natureza, em formas dignas de trajes de caça e com uma estética forte.

0 Reality Comments: