AVENTURA IBÉRICA | EM DIRETO - DIA 9


O dia de hoje foi marcado por dois factores bastante grandes e pesados: Uma desilusão e um calor extremo e verdadeiramente anormal.

Da desilusão falaremos mais à frente, mas do calor é algo que falaremos desde já. Com um acordar a mais de 1000 m de altitude, numa cabana em plena Sierra Nevada, o nosso pequeno almoço foi numa mesa num terraço exterior já com um calor que anunciava o que se viria a passar mais tarde.

Durante todo o dia, o Sol e o calor foram uma constantes, mas na altura de pico seguramente estiveram mais de 45º C. Este foi um factor bastante importante e que determinou bastante todo o ambiente de cansaço e de verdadeiro esforço físico para ver todos os monumentos a que nos tínhamos proposto neste dia.


11.00 LA ALLAMBRA

Depois de descermos a serra por uma estrada cenicamente espectacular e cheia de curvas, dirigimo-nos directamente para o grande símbolo da cidade de Granada e de toda a Andaluzia: o complexo de palácios árabes La Allambra.

Património Universal da UNESCO, este complexo de palácios árabes trouxe a grande desilusão do dia: depois de bastante tempo na fila para comprar os bilhetes de entrada, é-nos anunciados que os bilhetes que permitem a visita aos interiores do antigo Palácio Real Allambra estão esgotados para todo o dia (deveríamos ter comprado por internet com alguma antecedência informa-nos a senhora da bilheteira), restando os bilhetes para visitar os famosos jardins, o Generalif (a casa de verão do Palácio) e a fortaleza árabe de Alcazaba.

Ao fim de quase uma hora na fila a decisão de comprar o bilhete secundário foi tomada a custo e com pouco convencimento.

Depois deste episódio inicial menos feliz, a visita a estes verdadeiros monumentos da herança árabe andaluza foi verdadeiramente espectacular (tendo ainda assim deixado um sabor amargo, pois o mais espectacular dos edifícios do complexo não o conseguimos ver). Os jardins são verdadeiramente mágicos, o Generalif (na foto) é um pequeno palácio árabe de arquitectura Mudéjar, onde a magia da água e a presença da arde de construir de uma cultura familiar, mas ligeiramente exótica, nos encantam em cada recanto e a visita à fortaleza de permite vistas absolutamente espantosas e de tirar o fôlego sobre a cidade velha de Granada.

Foi uma manhã e início de tarde bastante bem passados!


14.30 CENTRO GRANADA

Ao de sairmos do complexo do La Allambra dirigimo-nos com o carro para o centro histórico para o visitar.

Por baixo de um calor verdadeiramente infernal (apenas para dar o exemplo, a fotografia de abertura deste dia foi tirada às 17.30 da tarde) rumamos em direcção à catedral para a visitar.

Por ruas estreitas e labirínticas chegamos à Plaza Nueva que marca o centro da cidade antiga de Granada. Esta praça é ladeada por edifícios com uma arquitectura rebuscada e com um ambiente bastante simpático.

Mesmo ao lado desta praça fica então a muito elegante e muito renascentista catedral de Granada. Com a sua tipologia de Igreja Salão, com os seus dois órgãos barrocos e com o seu altar mor de estilo rococó bastante simplificado, esta é uma igreja que vale a pena visitar.


18.00 A CAMINHO DE SEVILHA

Voltando para o carro por baixo de um calor incrível para a hora do dia (45º C), fazemo-nos à estrada em direcção à capital da região andaluza: a bela e mágica cidade de Sevilha.

As paisagens dos olivais imensos e infindáveis vão dando lugar de forma gradual a vinhedos e a pomares e depois a imensos campos de cereais cultivados. As montanhas do maciço da Sierra Nevada vão desaparecendo, dando lugar a imensas planícies. O calor, por mais que as horas passem, não deixa de aumentar.


20.30 SEVILHA E A CASA DEL BUENA VIAJE

Chegados a Sevilha é para a Casa del Buena Viaje, em pleno bairro de Santa Cruz que nos dirigimos.

Esta casa, gerida pela simpática Margot (uma francesa que há muitos anos se mudou para Sevilha por paixão), é uma verdadeira e autêntica casa pátio em pleno bairro de Santa Cruz. Com quartos decorados com mobiliário de época, com um verdadeiro e autêntico pátio andaluz no centro da casa e uma simpatia contagiante, este foi o excelente local que encontrámos para pernoitar nesta última noite desta Aventura Ibérica.


22.00 O JANTAR

Ainda sob uma temperatura elevada dirigimo-nos da Casa del Buen Viaje para a Bodega El Troboso para jantarmos algumas das especialidades locais.

Depois de algumas entradas características da Andaluzia (entre as quais o famoso Gaspacho Andaluz) a escolha recaiu para uma fritada mista de peixes. Esta especialidade de Sevilha é feita nesta tradicional Bodega, de uma forma espectacular. Quer sejam camarões, quer sejam pequenos linguados, quer sejam pequenos nacos de bacalha fresco, a textura, o sabor e a leveza deste peixe frito é absolutamente digna de uma refeição dedicada a ele.


23.00 LA CARBONERIA E O PASSEIO NOCTURNO

Depois de jantar dirigimo-nos a pé para um dos bares de flamenco e de sevilhanas mais conhecido da cidade: a La Carboneria (Calle Levies, 18).

Este bar, apesar de ser uma terça-feira à noite, situa-se numa antiga carvoaria do bairro de Santa Cruz, que está conservado de forma exemplar e está decorado por quadros, quer históricos quer modernos, que lhe garantem um ambiente verdadeiramente único na cidade. Tudo isto é complementa do por acordes de um flamenco informal, que concentram as atenções de todos (e eram muitos) os que estavam neste bar.

Depois de ouvirmos alguns acordes, e porque não conseguimos lugar para estarmos, de tão cheio que estava (pois o espectáculo, que também inclui, na primeira parte as famosas danças sevilhanas - que nós já não apanhámos - tinha começado às 22.00), decidimos dar um pequeno passeio pelo centro histórico da cidade e terminar o dia de hoje para nos prepararmos para o último dia desta nossa Aventura Ibérica.

Quase a terminar ... não percam o nosso relato do que vimos, fazemos e recomendamos nesta verdadeira cidade mágica do Sul de Espanha ... vamos trazer tudo em directo ... aqui ... amanhã!

0 Reality Comments: