AVENTURA IBÉRICA | EM DIRETO - DIA 2



Foi bem cedo que o nosso dia começou neste segundo dia de Aventura Ibérica ... e o que nos esperava, depois de um pequeno almoço continental tomado em pleno ambiente medieval era um passeio pela bela e formosa cidade de Segóvia antes de nos fazermos novamente à estrada e rumarmos para o nosso destino seguinte.

Foi com um sol radioso e uma paisagem histórica e naturalmente regeneradoras, que deixámos para traz o simpático hotel de estilo histórico onde pernoitámos.


09.30 O CENTRO HISTÓRICO

Dirigimo-nos então directos para o famoso centro histórico onde deixámos o carro estacionado mesmo junto à Plaza Mayor onde tínhamos jantado na véspera.

Nesta praça encontram-se duas construções que marcam todo o seu ambiente: o Teatro Juan Bravo e o pitoresco Coreto que se encontram no seu topo nascente e no seu centro, respectivamente. Estes dois edifícios dedicados às artes dominam as atenções do edificado, criando um ambiente bastante simpático e com uma escala bastante humana e simpática para todo o espaço urbano.

Mesmo num dos lados desta praça principal da cidade (que tem o seu centro histórico classificado como Património Mundial pela UNESCO) encontra-se a pequena Igreja de San Miguel, onde a famosa e importantíssima Isabel a Católica de Castela foi coroada em 1474.


09.45 A CATEDRAL

O magnífico edifício de estilo gótico tardio domina também o horizonte desta praça e é para lá que nos dirigimos de seguida.

Com uma beleza elegante e leve, a sua cúpula mais trabalhada (revelando já um estilo bastante desenvolvido e em mutação para o Renascencimento) e os seus pináculos profusamente decorados e leves e acutilantes são pontos altos de uma arquitectura que não passa despercebida em todo o horizonte da cidade velha.


10.15 O ALCÁZAR

Por ruas estreitas e dominadas por prédios medievais e um traçado bastante orgânico e muito adaptado à acidentada topografia do terreno, dirigimo-nos até ao ponto máximo desta visita: o Alcázar.

Este espampanante palácio do século XV (apesar de o que existe na actualidade ser uma reconstrução do século XIX, pois o original foi totalmente destruído por um incêndio em 1862) ergue-se em cima de uns enormes penhascos numa das extremidades da antiga e histórica povoação.

O seu estilo de palácio de contos de fadas, cheio de torreões redondos, muralhas com ameias e uma espectacular e dominante torre torna-o num dos edifícios mais importantes de toda a zona dos antigos reinos de Castela e Leão.

Outra das grandes curiosidades deste palácio é o facto de, os seus interiores, estarem mobilados e organizados por forma a dar a conhecer e a dar a ideia de como seria a vida e a vivência na sua época áurea. Com uma sala do trono, sala de refeições, capela e demais divisões, um claustro, instalações de armas e de artilharia, um dos aspectos a salientar é a imecável e impressionante fidelidade com que tudo está recriado.


12.15 A ESTRADA

Depois de deixarmos o espectacular Alcázar de Segóvia para traz voltamos à estrada por estradas nacionais e por paisagens de campos e de montes de uma beleza estival bastante única.

É um passeio agradável (desde que se tenha ar condicionado) e que nos dá tempo para nos apercebermos da Espanha mais profunda. Atravessam-se várias povoações, realizam-se várias diferenças entre diversas zonas e surgem conversas ao som das músicas castelhanas da rádio que estimulam a diversão.

É um passeio que recomendamos até ao nosso próximo destino ... pois é um tempo de estrada mais relaxado (sem as grandes velocidades das auto vias ou auto estradas) e que é dado por bem aproveitado.


13.30 BURGOS

A nossa próxima paragem é a obrigatória cidade de Burgos.

Com a motivação de visitar a famosíssima catedral e alguns monumentos mais que fazem parte do centro histórico da cidade (referimo-nos em concreto à Plaza Mayor, ao Arco de Santa Maria e à Casa del Cordon), a primeira prioridade foi encontrar um local único e típico para um almoço rápido.


13.45 O ALMOÇO

A nossa escolha recaiu sobre a Taberna Pecaditos, que mesmo ao lado da Plaza Mayor (em plena Calle Sombrerería) serve uma espécie de pequenos bocadillos (pequenas sandes espanholas) com todo o tipo de recheios e condutos.

O apetite era grande, mas a excelência da culinária e a animação do ambiente superaram qualquer uma das melhores expectativas para o almoço rápido que tínhamos pretendido.

É depois deste repasto que nos dirigimos para a famosa Catedral pelo meio de ruas estreiras e cheias de edifícios coloridos e bem castelhanos.


15.00 A CATEDRAL

Para quem não saiba ou não conheça, impõe-se referir que esta é a terceira maior catedral de Espanha e uma das mais espectaculares também.

Com o seu estilo tardo gótico (a sua forma actual foi concluída em 1522) este espectacular edifício tem todo o explendor de um dos maiores e mais belos edifícios religiosos de toda a Europa. Um dos destaques maiores dos seus interiores é a fabulosa e mágica cúpula de pedra rendilhada que marca o centro da Catedral.


16.30 O ARCO DE SANTAMA MARIA E A CASA DEL CORDON

Estes dois edifícios marcantes da história da cidade de Burgos encontram-se a muita curta distância da Catedral e são dignos de uma visita também.

Enquanto que o Arco de Santa Maria (na foto) é uma das originais e mais célebre (e bonitas) portas da cidade antiga, a Casa del Cordon tem uma história associada que faz dela um local de visita curioso. Deve o seu nome ao adorno da sua porta principal e adquire a sua importância por ter sido o local on Critovão Colombo é recebido pelos Reis Católicos depois de voltar pda sua segunda viagem à América e de confirmar que este território não é a tão ansiada Índia.

Depois destas duas visitas voltamos ao Carro e rumamos de novo à auto estrada que nos levará mais a Norte


18.45 BILBAO

É esta famosa cidade Basca que se constitui como o nosso destino do Dia.

Motivados pelo famoso e muito trendy museu (mesmo depois de ter sido inaugurado há 15 anos), vimos até esta cidade portuária para mudar um pouco o rumo desta viagem e entrar um pouco na modernidade depois de tantas visitas a tempos históricos e medievais.

Infelizmente, pelo adiantado da hora não conseguimos fazer a visita a este museu neste dia (pois a última entrada é feita às 19.30 e com o tempo do check in e de nos deslocarmos até lá perdemos chegámos com um ligeiro atraso, pelo que decidimos que seria a primeira visita do dia seguinte), mas conseguimos isso sim dar um passeio pelo meio de algumas das mais recentes obras de arquitectura contemporânea que a cidade ganhou mais recentemente. Arata Isozaki, Rafael Moneo ou Álvaro Siza Vieira são apenas alguns dos nomes cujas obras já fazem parte do património arquitectónico da cidade basca.

Depois de um banho de arquitectura contemporânea de excelência rumamos a pé até ao Casco Antigo para começarmos explorar as nossas opções de locais para janta.


21.30 O JANTAR

A mais famosa comida da gastronomia basca são os Pinchos: pequenas porções de pão com um condimento delicioso e meticulosamente esculpido por cima.

Este foi o nosso objectivo de jantar para este segundo dia e encontrámos um excelente porto de abrigo no resttaurante Berton (Calle Jardines Kalea, 11). O jantar foi tão maravilhosa e surpreendentemente servido de iguarias únicas e divinalmente executadas que foi o encerramento mais glorioso que poderíamos ter aspirado para um dia tão recheado como o de hoje.

Porque o carro tinha ficado nas imediações do Guggenheim, e porque este ficava a cerca de 20 minutos a pé do centro da cidade, acabámos por disfrutar de um excelente e muito reconfortante (para gastar algumas das calorias ingeridas de bom grado durante o jantar) passeio nocturno junto aos novos e contemporâneos jardins que servem de margem ao rio Nervión.

O dia de amanhã promete, pois temos como plano uma total e alucinante alteração de cenários ao longo do dia ... por isso o levantar é cedo e o destino final que nos aguarda é um dos maiores de toda a viagem ... é absolutamente a não perder ... venham connosco nesta nossa e vossa Aventura Ibérica!

0 Reality Comments: