A GRANDE AVENTURA AMERICANA | EM DIRETO - DIA 3


20.30 - COM O POR DO SOL DE VOLTA À CIDADE

Apanhando o metro e atravessando o rio Hudson para o lado de Brooklin, voltamos a pé pela famosa e muito conhecida Brooklin Bridge.

Ao pôr-do-Sol, o cenário de uma metrópole imponente e bela, que nunca dorme, mas gentilmente nos acolhe a todos, é uma imagem memorável e perfeita para encerrar aqui a nossa reportagem do dia.


19.00 - 0

A dimensão da brutalidade do 11 de Setembro está bem patente na escala gigantesca do estaleiro em que o Ground 0 se transformou.

Em plena reconstrução, já com duas torrer a verem-se (nomeadamente a principal cujas fundações estão a ser construídas por uma construtora de raízes lusas - a Roger&Suns que tem um escudo das quinas no seu logo), este espaço não deixa de impressionar.

Mais impressionante é a capacidade de reconstrução que NY tem perante uma adversidade destas!


18.30 - A ALTA FINANÇA NA BAIXA DA CIDADE

Rumamos de metro a downtown e saímos no centro da vida financeira do mundo: Wall Street.

A magia dos milhões de milhões de dólares que circulam entre a bolsa e todos os pontos do mundo por ordem de muitos destes arranha-céus que nos rodeiam, sente-se no ar.

Começou a chover ligeiramente, mas o calor, não passa.


16.00 - THE (W)RIGHT RESTAURANT

Depois de um requintado almoço, vamos entãocomeçar a visitar a colecção deste museu. Uma coisa fica aqui registada: a arquitectura de interiores deste restaurante de museu, a espacialidade original e o espírito do local fazem do Wright Restaurant um dos "must go's" da cidade.


14.40 - O GUGGENHEIM ORIGINAL

Construído nos anos 1940, este revolucionário edifício assinado por Frank Loyd Wright, ainda hoje, é uma das instituições nova-iorquinas mais importantes.

É a "casa mãe" da famosa fundação Peggy Guggenheim, que tanto tem dado e contribuído para a herança cultural mundial. Este é o Guggenheim Museum original, cujo sucesso fez com que todos quisessem ter um Guggenheim Museum na sua cidade.

Vamos visitar a colecção de arte deste incontornável marco na cultura da cidade, logo depois de um almoço no muito recente Wright Restaurant, assinado por Frank Gehry.


13.20 - THE PLAZA

Mesmo na esquina do Central Park e da 5a Avenida está o clássico e muito charmoso Plaza. Palco de muitos acontecimentos memoráveis da história da Big Apple, este hotel nova-iorquino é ainda hoje um símbolo da ascenção desta cidade a centro do mundo moderno no início do século XX.

Já a seguir, uma das obras de arquitectura de referência da cidade ... e o momento cultural do dia.

Não nos perca de vista!

12.30 - O CENTRO DO MUNDO

Rockfeller Center, com o seu GE Building, os famosos NBC Studios NY (onde são filmados o Late Night Show e outros programas famosos),a sua arquitectura Art Deco de excelência e as suas lojas é considerado por muitos o Centro do Mundo Modernista em NY.

Sem dúvida que o era na sua construção e hoje ainda ocupa um lugar (merecidamente, diga-se) de destaque no panorama desta metropole contemporânea!


11.00 - SAKS 5TH AVENUE, THE ULTIMATE LUXURY

Mesmo em frente ao memorável e espectacular Rockfeller Center está uma instituição nova-iorquina: Saks 5th Avenue.

Aqui fica uma foto dedicada a todas as muitas leitoras que nos seguem: a secção de sapatos de senhora.

Reencarnando o papel de paraíso na terra, esta zona tem elevadores expresso exclusivos para subir directamente até ao 8º andar e comprar uns louboutins, ou uns Blanik.

É uma autêntica subida aos céus do Luxo!

10.30 - THE GOLDEN YEARS

Como anunciámos ontem, hoje vamos fazer uma NY temática - os ANOS D'OURO.

Começamos já com o mítico Rosevelt Hotel, onde o presidente com o mesmo nome mandou construir uma estação de comboio subterrâneo para quando vinha à cidade não ser visto pelo povo a sair do comboio (o seu transporte de longa distância preferido) e passar para uma cadeira de rodas ao colo de um polícia.

Rumamos já a outro expoente nova-iorquino: Rockfeller Center.


Hoje é um dia especial, e o programa vai ser igualmente bem recheado.

Vamos andar sempre por volta do princípio do século XX e na ascenção de Nova Iorque como metrópole mundial e centro do mundo da Arte, da Finança e do Estilo.

Mas antes de começarmos ... temos de dormir um pouco e recuperar dos muitos km que andámos hoje para estarmos em forma amanhã.

Deixamos aqui o maior símbolo dessa Big Apple dos anos 1920 e que encerrou o dia de ontem - Empire State Building.

Até mais logo ... e vamos começar com um dos ícones mundiais desta cidade (recheada deles, diga-se).

A não perder ...

1 Reality Comments:

¿qué tal todo guapetón? disfrutalo... Y no te olvides de dar una vuelta al sur del Soho, los barrios recuperados junto al Hudson, más abajo e Canal Street. Hay muy buenos y simpáticos restaurantes.