O NOVO EXPRESSO DO ORIENTE | DIRECTO - DIA 11


09:00 Acordar no Paraíso de Umalas

Não podemos deixar de continuar a frisar o paraíso que é esta Villa Camini em plena Umalas.

Acordar nestes quartos, absolutamente únicos e exímiamente decorados, com um cenário natural envolvente único e um pequeno almoço de luxo acabado de fazer pela nossa diligente e muito simpática empregada da casa ... é algo de um conforto inimaginável.

Hoje o dia também vai ter alguns pontos altos ... por isso saímos depressa e voltaremos mais tarde com todas as actividades e visitas do dia!


10:00 O Templo no Meio do Pacifico

Assim que saímos de casa dirigimo-nos de imediato para um dos expoentes máximos dos monumentos de Bali: o Templo Tanah Lot.

Este templo budista encontra-se na costa Sul da ilha e tem a grande particularidade de a sua zona de altares e restricta em dois rochedos no meio do mar, apenas acessíveis durante a maré baixa.

O cenário natural, misturado com a arquitectura de pedra e palha altamente decorada e requintada, dão a Tanah Lot um lugar muito especial nos templos Hindús desta ilha.

Mais especial ainda quando se consegue assitir a parte de uma cerimónia como foi o nosso caso, que apanhámos o final da mesma (pois estas cerimónias duram horas ... e mesmo dias no caso das datas mais importantes) e vimos a procissão de saída do templo.

Foi absolutamente de cortar a respiração!

Podemos dizer que depois deste momento o dia auspiciava algo de muito bom!


12:00 Taman Ayun

Depois de Tanah Lot, rumámos mais ao interior da ilha e fizemos a próxima paragem na pequena povoação de Mengwi para vermos mais um dos templos famosos de Bali: o Taman Ayun.

Este templo, conhecido pelos seus pagodes, cuja altura chega a atingir mais de 10 andares (em alguns casos), é um monumento de uma extensão bastante grande e que está localizado numa pequena ilha no meio de um rio. Ocupando toda a extensão da ilha, os seus jardins, diversos locais de reunião, oração e altares são de uma riqueza artística verdadeiramente assinalável.

Com o calor a apertar verdadeiramente, a humidade a subir e o tempo a passar, tivemos de deixar este pequeno jardim do Éden e rumar ao nosso próximo ponto: o Complexo de John Hardy.


12:30 O Complexo de John Hardy

Uma das grandes tradições da Indonésia e também de Bali é o exímio e único trabalho da prata. O melhor local para o ver, compreender e testemunhar é o Complexo de John Hardy.

Este famoso joalheiro canadiano, em meados dos anos 1970 faz uma viagem a Bali e não só se apaixona pela ilha, como essencialmente se apaixona pelos seus trabahos de joalharia em prata. É assim que começa a história deste complexo, que hoje é visitável, e onde esta marca internacional tem praticamente concentrada toda a sua actividade (só o trabalho das pedras preciosas é feito fora daqui).

Depois de uma visita ao showroom da marca (com peças tão belas que são perfeitamente indescritíveis) fomos convidados a almoçar na mesa grande com parte da equipa sénior da marca. Este foi um almoço que foi partilhado por nós, o Yohannes (que foi quem nos proporcionou esta oportunidade, pois estes almoços são reservados a marcação prévia e segundo recomendação de amigos da marca) e a um casal americano oriundo de Chicago. Foi uma cornversa animada que passou pela marca, pelas experiências de vida de cada um e por muitos outros tópicos bastante interessantes sobre a cultura de Bali e Indonésia.

Mas a visita, para nós não acabou por aqui. A simpatia dos nossos anfitriões foi tal (e o nosso entusiasmo na conversa foi tanto) que se disponibilizaram a nos fazer uma visita guiada por todos os processos por onde passa uma peça: o departamento criativo, o departamento de protótipos em cera, o departamento de moldes: o departamento de injecção dos metais nos moldes, o departamento de acabamentos, etc., etc., etc..

Não podemos acabar esta parte da nossa viagem sem agradecer expressamente ao director criativo da marca Guy Bedarida (amigo do Yohanes) que, apesar de não termos conhecido, por estar em viagem de negócios, nos proporcionou esta visita.

Foi definitivamente um dos momentos altos desta viagem que vai permanecer connosco para o resto da vida!


16:45 O Templo no Meio do Lago

Não nos pudémos demorar o quanto gostaríamos no complexo de John Hardy, mas infelizmente tinhamos mais um local na nossa visita de hoje: o templo Ulun Danu Bratan‎.

Depois de uma hora de caminho, começamos a subir uma montanha. A estrada começa a serpentear pela mesma e a paisagem começa a alterar-se, deixando a luxuriante paisagem tropical, para passar a uma floresta mais cerrada já com abetos e pinheiros, que em determinados pontos deixava vislumbrar perspectivas de uma grandiosidade tal, que revelava bem a altura a que já nos encontrávamos.

No topo desta montanha encontra-se o lago Batran e numa das suas margens o nosso último destino de hoje: o Templo Ulun Danu Bratan‎.

Este templo tem a particularidade de ter como cenário um lago em tudo semelhante à paisagem natural suíça ... sem deixar o exotismo e a riquesa do trabalho da pedra e das madeiras dos templos Hindús.

É um cenário perfeito para terminar o nosso segundo dia de visita a Bali.

Daqui voltamos à estrada e rumamos a casa onde (depois de uma viagem de três horas) decidimos usufruir desta excepcional Villa e da sua piscina e preparar um jantar caseiro.

Amanhã vamos ter um dia bem diferente ... pois vamos conhecer um dos pontos fortes desta ilha: as suas famosas e fabulosas praias.

Prometemos que continuaremos com um dia cheio de histórias para contar, pois o programa inclui alguns pontos que nós aguardamos com grande ansiedade!

1 Reality Comments:

meu amor me self, não me esqueci! mas não sei como estás de comunicações, por isso fica aqui um enorme BEIJO DE PARABÉNS! e continuação de excelente viagem, que bem mereces!! love you! *****