A GRANDE AVENTURA AMERICANA | EM DIRETO - DIA 8


22.25 - A SURPRESA DO INESPERADO

Sem hotel marcado, ainda com várias horas pela frente de caminho (02.25 é a hora estimada pelo GPS para chegar), decidimos comer numa área de serviço à beira da auto-estrada, algures na Virginia e encontramos a surpresa do dia: uma roulote parada mesmo à porta da área de serviço com o ar mais cinematográfico possível.

É a surpresa total. Em vez de seguirmos até à bomba de gazolina comemos literalmente o que há, feito na hora, e numa tenda no meio da relva. é um momento inesquecível!

Para encerramento de dia, antes de voltarmos à etapa final de dozentas milhas que faltam, é o elemento mais divertido, surpreendente e encantador que podríamos pedir. O nosso primeiro jantar "On the American Road".


19.30 - A INFINDÁVEL AUTO-ESTRADA E OS FAMOSOS CAMIÕES AMERICANOS

Ao fim de algum tempo na auto-estrada, e da monotonia da estrada (com um traçado monótono e uma velocidade baixa e constante, pois o limite é 65 milhas/hora) a ser quebrada apenas pela banda sonora cuidadosamente escolhida, por algumas paisagens por onde passamos ou uma ou outra conversa mais empolgante, um aspecto começa a destacar-se: os famosos e muitos camiões TIR Americanos.

São uma presença constante e a sua diversidade de formatos é grande. Não é por acaso que os filmes imortalizam alguns aspectos mais visíveis e distintivos desta cultura, mas este é um dos mais marcantes numa road trip. E merecidamente!


18.30 - BLUE RIDGE PARKWAY

Saindo do parque natural de Shenandoah, seguimos em frente e entrámos no Blue Ridge Parkway.

Esta estrada que liga o Shenandoah Park às Smoky Mountains Park estende-se por algumas centenas de milhas. Pelo meio de florestas, vales rurais e habitados e pontos altos com vistas menos abertas, mas com a profundidade das montanhas da George Washington National Forrest, chegamos ao final da tarde com cerca de duas centenas de milhas percorridas e mais de trezentas ainda por fazer.

Assim decidimos rumar à auto-estrada que corre paralela às montanhas para acelerar o ritmo da viagem e tentar chegar ao destino final - Ashville (à entrada das Smokey Mountains, que vamos visitar amanhã) - ainda a horas de descansar bem.


16.30 - DARK HALLOW FALLS - PASSAGEM ORIGATÓRIA

Não se espere que no meio de veados à beira da estrada, uma floresta luxuriante, flores, bagas e cogumelos e borboletas gigantes de muitas e variadas cores a cascata de Dark Hallows seja um ponto alto de grande destaque.

No entanto, sendo estas as quedas de água mais perto da estrada (atenção que apesar de tudo é uma milha e meia de distância de descida e subida ingremes), é um ponto obrigatório de paragem, caminhada e visita. Com uma dimensão apreciável, mas (infelizmente) com muito pouca água no Verão, apesar de tudo a paisagem é muito bonita e vale a pena o passeio, pois a possibilidade de nos cruzarmos com veados ou de observar flores e frutos é real.


12.30 - SHENANDOAH - A NATUREZA LUXURIANTE E OS GRANDES HORIZONTES

Recebidos por uma simpática Park Ranger, paga a entrada e começando a rumar ao topo da montanha, saímos de Front Royal em direcção ao famoso Sky Line Drive Parkway. Esta estrada de mais de 100 milhas faz o percurso pelo cume das montanhas do Parque Natural de Shenandoah desde Front Royal até Rockfish Gap.

Rapidamente percebemos porque estamos num dos parques naturais mais populares dos Estados Unidos (com mais de um milhão de visitantes por ano): em cada zona de parqueamento para vistas está sempre uma viatura (carro, mota ou caravana) parado a apreciar a esmagadora paisagem.

A altura das montanhas, e a sua localização entre duas grandes planícies (uma a Oeste desenhada pelo Shenandoa River e outra que é o conhecido Piedmont da Virginia) permite vistas deslumbrantes sobre ambos os lados da montanha. As vistas sobre grandes paisagens é um dos pontos fortes deste parque, mas a diversidade de trilhos, actividades possíveis e espécies de fauna, e especialmente de flora (só neste parque existem mais espécies de árvores do que em toda a Europa) fazem de uma visita ao Shenandoa Park, uma experiência única.


10.30 - A DESPEDIDA DE DC

Depois de madrugar, fazer o Check Out do hotel, rumamos ao bairro de Georgetown onde paramos e nos despedimos da capital e das grandes cidades da Costa Leste. Washington fica para trás e as três capitais desta viagem também (NY a capital financeira, Filadélfia a primeira capital oficial e Washington a Capital actual).

O dia de hoje inaugura uma nova etapa na nossa e Vossa Grande Aventura Americana: as grandes paisagens e a riqueza natural dos parques naturais americanos.

Saímos em direcção a Sudoeste e rumamos a Front Royal para entrar no primeiro dos parques naturais a visitar: o Shenandoah Natural Park.


Com uma calma de noite de Domingo, despedimo-nos de Washington DC, preparando-nos para amanhã entrar numa nova etapa desta nossa e vossa Grande Aventura Americana: as Grandes Paisagens Naturais.

Com muitas milhas pela frente, a lógica da viagem altera-se e deixamos para trás as grandes, mediáticas, poderosas e cinematográficas cidades da Costa Leste, e rumaremos aos Grandes Parques Naturais do centro Sul dos Estados Unidos da América.

Mas disso falaremos amanhã, por hoje faltam re-arrumar as malas (pois sendo uma etapa diferente da viagem, a lógica da mala também é diferente) e dormir.

0 Reality Comments: