À CONQUISTA DE PARIS | EM DIRETO - DIA 5


Neste último dia desta viagem à conquista de Paris, tal como o prometemos ontem, chegamos ao ponto de entrada dos aliados na II Grande Guerra - as praias da Normandia. A nossa conquista de Paris termina aqui nesta praia normanda a poucos km de Caen. Mais propriamente em Colleville-Montgomery.

Esta praia marca o inicio de 100 km de costa onde se deu o famoso desembarque do "Dia D" e reflecte toda uma magia de um local marcante na história mundial. Foi com um Sol tímido, mas presente que visitámos esta estância do Canal da Mancha. Foi com pouco tempo disponível que marcámos presença neste local e que cumprimos o nosso objectivo com esta viagem: Conquistar Paris, passando simbolicamente pelos dois pontos marcantes da reconquista da cidade luz pelos Aliados - Caen (a primeira grande batalha da reconquista) e as Praias da Normandia (onde tudo começou).


Depois de um breve passeio pela praia a cerca de 15 km da cidade de Caen, voltamos e dirigimo-nos à gare ferroviária onde tínhamos de estar perto da hora do almoço.

Pelo caminho ainda passamos por edifícios com o charme das antigas construções normandas, de uma cidade cujas raízes remontam à idade média. Nos poucos prédios e monumentos que restam o charme de outros tempos gloriosos está perfeitamente reflectido e impecavelmente conservado.


De comboio até Paris foi novamente um passeio bastante agradável. Rápido, pelo meio de uma paisagem naturalmente rica e paisagisticamente interessante, o percurso faz-se muito bem e tranquilamente.

O nosso tempo nesta viagem é ocupado com o recordar de várias situações dos últimos dias e com o apreciar o ordenamento paisagístico de uma paisagem constantemente ocupada por campos cultivados, por pastos ou por lagos que servem de reservatórios de água para esta região tão forte em termos agrícolas.


À chegada à Gare de Saint Lazare o tempo urge e dirigimo-nos sem demoras para o metro para podermos dirigir-nos até ao aeroporto de Orly.

O percurso do metro e do RER (que apanhamos na mega estação de Chatelet) é o último contacto com os parisienses desta viagem. Cosmopolita, esta cidade junta um conjunto de culturas bastante diferentes, mas conseguindo como resultado final uma homogeneidade única. É destas diferenças e ao mesmo tempo deste elemento agregador que se faz o ambiente das ruas parisienses.


À ida para o aeroporto a conversa flui e chegamos a uma conclusão: o elemento agregador é a própria cidade de Paris. Os prédios, as praças, os monumentos, a História, os museus ... são estes elementos que criam esta identidade una de toda esta diferença.

À chegada a Orly temos uma certeza - a nossa conquista de Paris foi completa e única e ficamos contentes por a partilhar com todos os nossos muitos milhares de leitores.


Mesmo depois do Check-in, e mesmo antes de uma última sessão de compras nas lojas do aeroporto, decidimos parar para comer um dos últimos Must Taste da gastronomia francesa - As Sandes (ou Casse-Croûtes, como se diz em Francês).

Assim dirigimo-nos ao quiosque da melhor de todas as cadeias de sandes de França e uma das melhores do Mundo - a Paul.


Esta cadeia de casas de sandes faz da sua antiguidade (pois foi fundada em 1889) e da qualidade Gourmet dos seus produtos uma força perante a concorrência. É um pouco mais cara, mas a experiência de um pão de excelência e de sabores bem conseguidos e confeccionados, fazem com que cada cêntimo valha a pena!

Depois de uma refeição ligeira tardia descansada e em grande estilo e depois de uma últimas compras aeroportuárias embarcamos no avião da TAP (que temos de aqui dizer que é, sem dúvida, uma das nossas companhias europeias preferidas) em direcção a Lisboa.


Não queremos fechar este directo sem referir dois pontos: o primeiro vai para o aspecto de que esta escapadela europeia, apesar de parecer muito luxuosa, teve como preocupação dar o exemplo de como se podem fazer umas mini férias com gastos bastante controlados (uma lógica bem útil nos tempos que correm); o segundo ponto é um grande agradecimento a todos os nossos leitores que nos foram seguindo quer aqui no ... And This is Reality, quer via Facebook - Muito Obrigado a todos!

Amanhã, cá estaremos, de novo e como sempre com novidades para o Seu estilo diário ... esteja também e novamente connosco. Até cá!

0 Reality Comments: