GASTRO FRANCE | EM DIRETO - DIA 10


Hoje foi dia de acordar bem cedo, pois temos mais de 850km pela frente. Assim logo pelas 8 da manhã saímos do nosso muito charmoso Hotel du Vieux Marais e fazemo-nos à estrada, deixando Paris para trás e indo em direção à nossa primeira paragem: a cidade de Meaux.

Localizada nos arredores de Paris, esta cidade, cuja importância histórica já foi muita, tal como testemunha a sua catedral, é a origem do rei dos queijos franceses: o Brie. Se há produto gourmet francês, esse é o queijo, e para os franceses, o queiio dos queijos é o Brie de Meaux.



Assim depois de um passeio pelo pequeno, mas muito bem conservado centro histórico da cidade, e depois de um pequeno almoço numa muito típica boulangerie, vamos fazer a nossa primeira visita do dia: a Maison du Brie de Meaux.

Visitar uma queijaria revelou-se uma tarefa quase impossível (pois a maior parte delas não recebem visitas e as poucas que recebem, têm horários tão apertados e tão curtos, que nenhum era compatível com o nosso percurso). Mas a escolha da Masion du Brie de Meaux dá-nos uma visão bem interessante e muito completa do que é o rei dos queijos franceses. Com uma exposição com recurso a audiovisuais e a quadros montados com objetos de época, ficamos a perceber o processo de fabrico e, mais importante ainda, ao processo de maturação e afinação deste famoso queijo. É uma visita muito interessante e que recomendamos vivamente!


Já estamos a meio da manhã quando deixamos Meaux, em direção a sul. A nossa próxima paragem é já para um almoço tardio e é na cidade de Lyon. Escolhemos o muito central bistrot L'Institution, que é uma verdadeira instituição da gastronomia lionesa.

Aqui não há dúvidas na escolha do menu. apesar de haverem pratos franceses típicos de várias regiões, a nossa preferência recai sobre as típicas salchichas de Lyon (ou como se chamam por estas bandas andouillette lyonnaise). De sobremesa, mais uma delícia: um mil folhas de alperce com chantilly. Absolutamente divina esta paragem em Lyon. Mas depois de almoço voltamos rapidamente à estrada, para rumar ao nosso destino final de hoje: Marselha.




A segunda maior cidade francesa, capital da região da Provença e Côte d'Azur, foi o nosso destino final deste dia. Depois de fazermos o check in no Moderno Euromed Ibis Centro (que, sendo um Ibis, mais parece um hotel bem superior), saímos para o nosso jantar no restaurante On Dine.


Localizado a dois passos do agitado Porto Velho, este restaurante é especializado em Peixe. Com uma esplanada muito tranquila, entre prédios habitacionais, este é um restaurante que serve até mais tarde, e que portante permite começar a jantar às 22h (o que por frança é uma raridade e que nos deu muito jeito). Aqui comemos umas lulas panadas absolutamente deliciosas, um peixe com molho de pimenta e arroz selvagem e finalizámos com um semi frio de chocolate e cerejas. Tudo absolutamente divino e que, na noite quente que estava, e com o serviço simpático e prestável que tivemos, soube ainda melhor.

Claro que depois de um dia enfiados no carro, e de um jantar tão completo quanto este, terminámos com um passeio pelo animado Porto Velho de Marselha. Aqui a animação reina, com um estilo que mistura a rua e a praça social dos países árabes, com um civismo muito francÊs. É uma mistura que quase que é exótica, mas que tem algo de familiar. Sim é um passeio nocturno muito bom este e que nos deixou cheios de curiosidade para explorar um pouco mais da cidade amanhã de manhã.

0 Reality Comments: