A GRANDE AVENTURA AMERICANA | EM DIRETO - DIA 6


22.30 - WASHINGTON: A CIDADE ONDE NADA SE SOBREPÕE AO CAPITÓLIO

À primeira impressão, a capital americana é discreta, mais ao estilo europeu.

Com prédios baixos (bem mais ao estilo das cidades europeu) o primeiro dos símbolos da capital americana que vêmos logo à saída da autoestrada é o Capitólio.

A sua cupula iluminada impõe-se no horizonte na paisagem da cidade. Sábado à noite, a cidade está vibrante, cheia de gente e com um calor húmido que convida a um passeio nocturno ... o que depois de jantar em George Town fizemos pela zona monumental.

Mas amanhã, que ficamos o dia todo aqui nesta surpreendente cidade, traremos mais novidades desta cidade bem conhecida mundialmente.

Até cá ... em Washington DC.


21.30 - BALTIMORE A CIDADE COSTEIRA

Já de noite, chegamos à conhecida cidade do Maryland Baltimore.

Rumamos à zona das docas e encontramos uma cidade renovada, moderna e cheia de docas com bares e cafés e restaurantes. As luzes e neons dos bares, a iluminação dos prédios e o contraste entre os edifícios novos e os antigos (muito) bem recuperados são uma agradável surpresa.

Após uma volta por Downtown, voltamos à estrada e rumamos ao destino final: Washington DC.


19.30 - A SEDE DE UM SÍMBOLO: HARLEY DAVIDSON

Em plena cidade de York, ainda na Pensilvânia, fazemos um pequeno desvio para visitarmos a sede de um dos símbolos das estradas e do estilo de vida americana: a Sede da Harley Davidson.

Pelo adiantado da hora, não conseguimos entrar nem no Museu, mas a foto do grande logo à entrada do gigantesco complexo foi registada.

Destino seguinte: Baltimore.


16.25 - INTERCORSE: O COMUNITY DAY ENTRE OS AMISH!

Com uma paisagem estonteante, uma arquitectura rural tradicionalista e os fantásticos jardins, os Amish são tudo o que se pode esperar e ainda mais.

Uma comunidade coesa, simpática, verdadeiramente apegada às suas tradições, mas tão avançada quanto outra comunidade rural americana foi o que encontrámos. Telemóveis, televisões (pelas antenas nas casas, elas existem), carros são apenas algumas das evidências do mundo contemporâneo nesta comunidade.

Por sorte, apanhámos a festa local: o Comunity Day em Intercourse. Toda (ou pelo menos grande parte) da comunidade reune-se num campo e jogam Voleiball e comem goluseimas e ouvem música. Foi exactamente aqui que estivemos durante uns tempos, misturados (apesar das nossas óbvias e aparentes diferenças) e que tivemos o contacto com alguns simpáticos Amish.

Reservados, mas simpáticos, perguntam donde vimos - "Europa" é o mais aproximado que podemos dizer ...

Voltamos à estrada rumo a York.


15.00 - O PRIMEIRO MALL

Depois de filas intermináveis para sair de Filadélfia, paramos no caminho já com algum atrazo, relativamente ao programado, para comer.

Escolhemos um dos típicos Malls americanos. É o primeiro contacto com estas gigantescas catedrais do consumo Americano.

Voltamos à estrada ... com a velocidade muito controlada, pois nas estradas e auto-estradas americanas a velocidade é ridiculamente inferior à americana, tornando a viagem mais aprazível, mas bastante mais demorada!


11.00 - A CIDADE DO AMOR FRATERNAL

Acordados em pleno coração de Midtown de Filadélfia saímos do hotel a horas e vamos visitar o famoso Liberty Bell, O Independence Hall, o primeiro Banco Central e o histórico Elfreth's Alley.

Para quem não esperava muito desta que foi a primeira capital dos Estados Unidos da América, esta é uma cidade surprendentemente acolhedora, interessante e com um conjunto de património construído histórico bastante assinalável. A cidade que declarou a independência deste país, abre um dia que se prevê cheio de surpresas e que nos conduz até à capital actual: a monumental Washinghton DC.

Por volta da uma da tarde fazemo-nos à estrada com o objectivo de rumar a Lancaster County - a terra dos famosos Amish.


A estrada foi difícil com todo o trânsito de Fim-de-Semana e com a adaptação ao novo carro, às novas regras de transito (e de velocidade ... verdadeiramente o elemento mais desafiante) e a um novo ritmo.

Dentro de pouco tempo, está na hora de visitar esta discreta cidade, cuja importância histórica foi imensa para a independência deste país, e cuja mediatização foi feita por um muito oscarizado filme com o seu nome: Filadélfia.

Assim ... logo de manhã o que vamos fazer é visitar (como diz a canção) a "cidade do amor fraternal".

Depois do primeiro dia na estrada e da maratona para percorrer muitos dos high lights da Big Apple, o cansaço instalou-se e ao chegarmos a Filadélfia, a primeira capital destes Estados Unidos da América, o que vamos fazer para já é dormir!

0 Reality Comments: