A ROTA DOS MAHARAJAS | EM DIRETO - DIA 15


09.00 A Despedida das Tendas no Deserto

Mais uma vez não conseguimos expressar por palavras a sensação de acordar dentro de uma tenda, em pleno Deserto do Thar. A sensação de liberdade, de comunhão com a natureza, com a vastidão do espaço à nossa porta, é única e inigualável. É uma experiência que recomendamos a todos pelo menos uma vez na vida.

Antes de partirmos de novo rumo ao próximo destino da Rota dos Maharajas, decidimos dar um passeio pelo oásis onde estão as nossas tendas e descobrimos que este hotel tem mais do que as tendas para oferecer.

A nossa paixão foi a piscina no meio do deserto, que nos deixou mesmo com vontade de ficarmos mais um dia, só para disfrutar dela e do SPA anexo ... mas não podemos.

Malas arrumadas, check out feito, e voltamos à estrada para seguirmos para o próximo destino: Jodhpur.


11.00 Os Peregrinos das Estradas

Desde que entrámos no Rajastão, há um fenómeno impressionante ao longo das estradas: os Peregrinos.

Sendo o mês de Agosto, muitos milhares de peregrinos fazem-se à estrada para rumarem aos seus templos mais sagrados. Conforme cada ramo do Hinduísmo, ou da religião Muçulmana, os crentes têm, no estado do Rajastão, um templo sagrado ... e é exactamente neste mês de Agosto (por causa das temperaturas mais baixas, segundo somos informados pelo nosso motorista) que decidem fazer as romarias a estes locais.

Este facto transforma as estradas em autênticos caminhos de peregrinação. Em todas as estradas existe um contínuo de milhares de pessoas a caminharem com bandeiras, que simbolizam a sua religião e o seu ramo da mesma.

O espectáculo é impressionante e faz com que as estradas sejam um espectáculo etnográfico contínuo!


13.00 O Almoço no Manvar Desert Resort

A meio de caminho entre Jaisalmer e Jodhpur, paramos para almoçar num dos resorts mais conceituados da região: o Manvar Desert Resort.

Este autêntico paraíso no meio do Deserto do Thar é o local ideal para se fazer uma paragem prolongada e tomar uma refeição digna de Maharajas. Começar com um aperitivo no jardim privado do restaurante, passar a um almoço a la carte de algumas das melhores iguarias indianas (os melhores Nans que comemos até ao momento foram aqui) e depois tomar o café novamente no jardim ... e finalizar com umas compras na loja do hotel foi o programa escolhido por três horas.

Temos e salientar uma situação: todos os grandes hotéis têm uma loja de produtos típicos de grande qualidade ... e que se nota também nos preços. A qualidade do artesanato de rua nada tem que ver com a qualidade dos produtos aqui encontrados neste tipo de lojas. No entanto, aqui o regateio é muito menor ... e a escolha e variedade também.

Por isso termos referido esta loja aqui: nesta loja a variedade de produtos, a qualidade da escolha e os preços acessíveis fazem desta um verdadeiro hotspot para as compras de produtos tradicionais do Rajastão.


15.00 A Estrada e os Camiões

Uma road trp na Índia não fica completa sem mencionar um dos seus aspectos mais marcantes: os camiões.

Em todos os estados por onde passámos (e foram cinco) o grande sistema de transportes de mercadorias é o dos camiões. Todas as cargas e mercadorias são transportadas via terrestre ... e por camiões que são verdadeiras obras de arte Kitsch sobre rodas.

A tradição de enfeitar os camiões é algo muito forte entre a comunidae dos camionistas. O orgulho, o brio e o sentido de estética muito pessoal de cada camionista transforma cada camião num personagem que faz das estradas uma autêntica comunidade autónoma. As estradas na ìndia têm personalidade ... e não é só por causa das vacas, burros, camelos, cabras, cavalos ou outros animais que por elas passeiam livremente - é por causa dos incríveis e artísticos camiões!


18.00 O Design Hotel de Jodhpur

Chegados de volta à cidade azul, encaminhamo-nos para o nosso hotel de hoje e de amanhã: o RAAS Jodhpur.

Pertencente à cadeia dos Design Hotels, este hotel tem um sentimento muito próprio e uma sofisticação inigualável. Situado na propriedade de uma antiga mansão senhorial, mesmo na base do Forte de Mehrangarh, este hotel tem das melhores intervenções de arquitetura moderna que vimos na Índa.

Construídos em volta dos edifícios do sec XVII e XVIII (que foram transformados em SPA e num dos restaurantes deste hotel), estão dois edifícos, ultra modernos, com uma formalização verdadeiramente brualista e contemporânea, que criam, em conjunto com o aromático jardim em socalcos e a piscina, um cenário paradisíaco digno dos mais ricos maharajas da Índia contemporânea!

A volta a Jodhpur já é Depois da visita ao Palácio do Maharaja de Jaipur e de pernoitarmos numa tenda no Deserto de Thar em Jaisalmer, consideramos que já conhecemos bem o estilo de vida dos Maharajas do Rajastão ... e decidimos aproveitar este paraíso neste final de tarde, antes de irmos para o nosso grande jantar de hoje.


21.30 O Jantar no Meio do Jardim

Depois de relaxarmos na piscina do nosso hotel, arranjámo-nos e saímos de novo para irmos para no nosso jantar digno de Maharajas.

Infelizmente o restaurante que queríamos não tinha mesa disponível e portanto tivemos de ir ao nosso segundo eleito: o Ranbanka Bagh.

Localizado no Ranbanka Palace, mesmo em frente ao famoso Umaid Bawan, este restaurante tem a particularidade de ter no jardim central deste hotel, uma esplanada no meio de fontes e lagos, que permite, não só desfrutar de autênticas iguarias tradicionais do Rajastão, mas essencialmente, decustá-las num ambiente selecto e únnico, como só um palácio do príncipio do sec. XX consegue fazer.

Foi uma noite à meia luz, que nos fez entrar de facto no espírito dos Maharajas ...

0 Reality Comments: