A RENOVAÇÃO DA BUBBLE HOUSE


Nascido em 1920, o arquiteto húngaro Antti Lovag, acreditava que uma casa particular deve ser um lugar de liberdade. Essa noção manifestou-se nos seus projetos, com ângulos retos abandonados em favor de curvas bulbosas que, de acordo com o arquiteto, são uma extensão mais natural de movimentos e gestos do homem.



O trabalho mais reconhecível de Lovag é sem dúvida seu primeiro projeto da casa para o aventureiro e filantropo Pierre Bernard, localizada na cidade francesa do sul de Théoule sur Mer. Lovag, que viveu no local durante a construção do edifício, primeiro estudou as características do terreno e decidiu moldar a estrutura usando uma estrutura de ferro flexível com uma camada de cimento. Concluída no final da década de 1970, a casa da família inclui um conjunto de áreas de estar partilhadas e espaços privados dedicados a cada um dos seus quatro membros.



40 anos após o seu nascimento, a Maison Bernard encomendou ao arquiteto francês Odile Decq uma renovação do edifício, um processo que durou cinco anos. A restauração está focada principalmente numa ousada utilização de cores vibrantes que permitiu a cada um dos espaços da habitação ter verdadeiras identidades.



A Maison Bernard, recebe, a cada ano, um artista na residência para uma estadia máxima de seis meses. O criativo selecionado deve completar um trabalho original em relação à arquitetura da casa e do seu ambiente natural.



Por ocasião da reabertura da casa, o fotógrafo Yves Gellie criou uma série de imagens originais que se concentram na forma e cor do edifício. Deste ensaio fotográfico surge representada a relação entre arte e arquitetura através da natureza e da forma do espaço, bem como a sua representação.

0 Reality Comments: