APARTAMENTO AND THIS IS REALITY | CAPUCHOS - DIA 1


Hoje e amanhã voltamos a trazer aqui uma das nossas obras de arquitectura dos últimos tempos - o Apartamento nos Capuchos em Lisboa.

Este é um apartamento que tinha apenas um piso e tinha por baixo uma arrecadação que estava completamente destruída e abandonada, assim a nossa obra visou criar um apartamento maior e que pudesse trazer espaço e condições de habitabilidade mais consentâneas com o modo de vida actual.



Este apartamento tem ainda uma outra particularidade que tornou-se num desafio conceptual: só uma das frentes tem janelas, pois a outra, por causa do declive acentuado da colina de Lisboa onde se encontra, encontra-se enterrada na colina de Santana. Este facto fez com que toda a questão de ventilação e iluminação natural do apartamento fosse uma questão sensível e delicada na nossa remodelação.

Como é nosso hábito, em termos projectais, optou-se por uma remodelação que tornasse este novo apartamento num espaço contemporâneo, mas que respeitasse as pré existências e o facto de este ser um edifício antigo (cerca do séc. XVII) e portanto não destruir o seu charme antigo, mas antes potenciá-lo com uma postura projetual moderna.



A forma como resolvemos a questão da falta de aberturas para o exterior (apenas 3) que garantissem luz natural e ventilação à casa, foi transformar a porta de acesso à arrecadação (que dá para a rua) em janela, e ao mesmo tempo retirar todas as portas da casa (com excepção da casa de banho e do closet) transformando assim este um apartamento todo ele aberto. Ora isto só foi possível graças à estrutura construída pré existente que garante uma separação completa da cozinha e do quarto da zona da sala (por meio de um corredor e pela separação em dois pisos, respectivamente).

Assim a nossa intervenção foi estender a sala para o antigo quarto interior, deitando a parede de separação abaixo e assim aumentando a zona social da casa para padrões espaciais actuais. Outra grande intervenção desta remodelação foi abrir a laje do pavimento da sala, por forma a criar uma escada com o piso da antiga arrecadação e assim ganhar uma zona aberta de quarto e escritório e closet, ganhando assim um nível de conforto maior para os futuros residentes. Para este local desenhou-se uma escada à medida que se tornou no principal elemento contemporâneo da arquitectura da casa.



Esta foi uma intervenção na casa bastante meticulosa e cuidadosa (quase cirúrgica), pois com o orçamento reduzido que tínhamos, e com a possibilidade de complementar a remodelação com decoração era essencial ter uma intervenção delicada e muito eficiente. Amanha cá estaremos de novo para falar dos materiais escolhidos e das opções de decoração que fizemos!

0 Reality Comments: