APARTAMENTO AND THIS IS REALITY | VENDA NOVA - DIA 1


Ao longo dos anos temos publicado aqui alguns dos projetos de arquitetura que temos feito de remodelação de vários apartamentos, e hoje trazemos mais outra obra, esta que acabámos no final de 2019 - o apartamento na Venda Nova.

O projeto nasceu de um investimento imobiliário que dois investidores fizeram que foi comprar dois apartamentos que estavam completamente destruídos e remodelá-los para venda ou arrendamento. Assim foi necessário remodelar todo o interior dos apartamentos, para que estes ganhassem um valor de mercado, que no seu estado em que foram comprados, não tinham.




Assim pensou-se o mesmo tipo de acabamentos para os dois apartamentos, por forma a conseguir economia de escala e ao mesmo tempo conseguir uma homogeneidade de acabamentos entre os dois apartamentos e assim conseguir dar uma identidade comum às duas unidades habitacionais.

O prédio em que eles se situam foi construído em meados do século XX e tem uma construção baseada em alvenaria de tijolo industrial, a qual foi descoberta durante as obras de remodelação. Ora sendo este um elemento bastante forte do ponto de vista estético, decidiu-se que seria um dos elementos essenciais da identidade dos dois apartamentos.




Outro dos elementos que se decidiu manter foi o soalho de tábua corrida que se encontrou nos apartamentos originais, remendando onde havia soalho podre, mas afagando o soalho original, ganhando assim uma estética também ela de casa antiga. Por último decidiu-se manter também as portas antigas com vidro martelado, tornando-se estas o último dos elementos significantes da casa que foram recuperados.

A nossa intervenção foi pautada por esta mistura de elementos antigos e novos, mas dos novos falaremos amanhã com mais imagens desta nossa obra de arquitetura.



Fotos: Cláudio Carvalho

0 Reality Comments: