RUMOS DO SUL | EM DIRETO - DIA 18

05.00 ADEUS PARAÍSO CHAMADO CURAÇAO

Foi muito cedo (ainda de noite) que acordámos, tomámos o pequeno-almoço, e rumámos ao aeroporto. Já de malas feitas, obviamente, passámos por uma bomba de

gazolina, enchemos os depósitos, e fizemos o check in em direção ao nosso próximo destino.

Se os nossos Rumos do Sul acabam aqui, a nossa Viagem de Verão em Direto 2015 ainda tem mais um último destino. Tal como em edições passadas, o nosso regresso é

feito através de uma paragem num ponto estrategicamente escolhido, para que, não só a lógica da viagem se perpetue, mas também o nosso regresso ao trabalho e ao

stress do dia-a-dia seja feito de forma mais suave.

Desta vez vamos embarcar rumo a Miami.

11.00 A CHEGADA AOS EUA

Tendo tido um voo sereno e calmo de apenas três horas, chegamos a uma muito chuvosa Miami.

Com um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos da América - Miami Dade - esta cidade tem uma particularidade única neste imenso país: tudo continua a

funcionar em Espanhol também. Parece que estamos num país biligue. Em pleno aeroporto todas as indicações estão em duas línguas, sendo que a primeira é o Inglês,

mas a segunda é o Castelhano.

Tendo um de nós ido para a fronteira eletrónica, o resto do grupo foi para a fronteira tradicional. Assim demorámos cerca de duas horas a sair do aeroporto ... o

que fez com que tivessemos de cancelar parte do programa que tínhamos idealizado para esta paragem de pouco mais de 24h na capital da Flórida.

14.00 O ROOM MATE WALDORF TOWERS

Depois de apanharmos um transfer (o Metrobus 150) que nos levou diretamente a South Beach, saímos quase à Porta do nosso hotel: o Room Mate Waldorf Towers.

Este pequeno hotel situa-se em plena Ocean Drive (com a 9th Street), tem o charme característico do período dourado desta cidade dos idos 1930s, com toda a sua

arquitetura arquitetura art deco, renovada, e reatualizada para os melhores padrões de conforto contemporâneo, este foi o hotel perfeito para a nossa paragem em

Miami.

Check in Feito e almoço tomado na esplanada do Hotel (para não perder tempo) e lá fomos dar uma volta ...

16.00 O ART DECO DISTRICT

É uma das atrações mais famosas desta Miami South Beach: o Art Deco District.

Com um conjunto de edifícios notáveis e bem conservados, quer em Ocean Drive, quer em Collins Avenue, quer em Washinghton Avenue, este bairro tem na sua muito

interessante e sempre presente arquitetura Art Deco o seu principal atrativo. Os prédios são de facto muito bonitos e aqui, junto a uma praia imensa, um passeio

verdejante e cheio de palmeiras e plantas tropicais, adquirem um novo sentido e uma renovada dimensão.

Mais do que bonito, é um bairro especial e cheio de história, charme e personalidade.

17.30 O LINCOLN MALL

Em plena zona interior de South Beach existe uma avenida que foi (quase) toda pedonalizada que foi transformada num imenso centro comercial ao ar livre: Lincoln

Avenue, mais conhecida por Lincoln Mall.

É um passeio agradável, ao longo de cerca de dois klómetros, que entre sombras de palmeiras, fontes de betão dos anos 1950 e edifícios Art Deco fizeram deste final

de tarde um momento bastante interessante e até sofisticado.

Mas, claro, que não podemos terminar este report sem dar conta da nossa loja favorita ...

18.00 A ALKEMIST

No final de Lincoln Mall (de quem vem de Ocean Drive) do lado direito, existe um parque de estacionamento todo ele em betão, de arquitetura moderna. Subindo ao

quinto andar deste mesmo parque de estacionamento ao fundo do piso do parque está um envidraçado - é a Alkemist.

Especilizada em roupa de moda de grandes casas de moda mundiais, esta loja tem um ambiente muito especial. Com uma vista deslumbrante a 360 graus sobre Miami,

Miami South Beach e o mar do caribe com um azul deslumbrante, é neste ambiente que, depois de servidas umas bebidas, fizemos algumas compras ... a preços de menos

de 50%, porque conseguimos (com uma grande sorte) apanhar os saldos desta loja.

Foi aqui que vimos o pôr do Sol ... e foi aqui que terminámos esta nossa primeira breve abordagem a esta que é a maior cidade latina da América.

21.00 O JANTAR COM AMIGOS

Foi depois de um banho e de uma mudança de roupa que voltámos a sair e fomos até ao Yard House.

Este restaurante, localizado em pleno 1681 da Lenox Avenew, e é um típico sports bar americano. Com boa carne, mais de 30 tipos de cerveja diferentes, um ambiente

muito familiar e tipicamente americano, este foi o local ideal para este último jantar dos Rumos do Sul. Melhor ainda foi a companhia de amigos que se juntou a nós

aqui neste momento final da nossa viagem.

Foi um jantar tranquilo, um momento de revisão de todas as aventuras vividas e um primeiro passo para fora da realidade Sul Americana, que nos aproxima da

realidade que nos espera amanhã à noite já em Lisboa. Não fora as doses exageradas dos pratos (doses americanas, claro), o desporto que estava a dar na Televisão

ser futebol ... mas americano, o passeio noturno de volta com a espetacular passagem pelos neons e edifícios iluminados de Ocean Drive, e a frenética e ecléctica

animação dos bares ... e nem tínhamos dado conta que ainda estávamos fora de Portugal. Este jantar com amigos, a contar parte das nossas respectivas aventuras de

férias, foi exactamente aquilo que sabemos que se vai passar nas próximas semanas, mas já em terras lusas.