AVENTURA IBÉRICA | EM DIRETO - DIA 7


Neste nosso sétimo dia de Aventura Ibérica, conforme tínhamos anunciado ontem, deixámos para trás e rumamos ao nosso próximo destino - Madrid.

Levantando-nos cedo e arrumando as malas deixámos o nosso apartamento em pleno bairro do Raval e pusémo-nos à estrada.


10.30 ESTRADA

No nosso caminho rumo ao centro da península ibérica a evolução das terras com nomes familiares foram-se sucedendo, mas resistimos à tentação de sairmos da auto-estrada e visitarmos os vários centros históricos. Tudo por um objectivo maior: chegar a Madrid a horas de visitar o centro histórico.

Outro aspecto a salientar da longa viagem que fizemos foi a evolução da paisagem que nos enquadrava o caminho. De uma Catalunha mais verde e cultivada e com uma paisagem mais organizada passamos rapidamente pela região de Aragão e rumamos rapidamente para a famosa e muito mítica região de Castilha la Mancha.

Com as suas terras cor de laranja, os seus maciços rochosos despidos de qualquer vegetação e as suas planícies cujo horizonte a perder de vista, a paisagem envolvente da auto-estrada torna-se um elemento importante de toda esta viagem.

Plástica e esteticamente é um dos cenários naturais mais impactantes de toda a viagem.


17.00 MADRID

Depois de uma pequena e paragem na conhecida cidade de Guadalajara para um almoço de tapas rápidas e depois de dar umas voltas em pleno centro de Madrid para encontrarmos a rua exacta do hotel entre tantos sentidos proibidos, lá chegamos ao nosso destino de Hoje: a Casa Madrid.

Este pequeníssimo hotel de charme, situado no coração de Madrid (pois a Casa Madrid situa-se em plena praça da Ópera), com apenas 8 quartos, todos com decorações temáticas diferentes (escolhemos o quarto "Japão" e o quarto "Folhas de Abril"), tem o charme de um antiga e extremamente bem decorada, em estilo novecentista (mas com todas as comodidades modernas) de um luxo e de um requinte digno dos grandes pequenos hotéis de charme de topo mundial.


18.00 PALÁCIO DA ZARZUELA

Feito o registo, estacionado no carro (no pátio do edifício), e visitado todo os salões do hotel, rumámos ao primeiro monumento a visitar: o Palácio Real da Zarzuela.

Residência oficial dos Reis de Espanha desde o século XVII, este magnífico e espectacular palácio, situado na muito verdejante Plaza del Oriente, assume-se como um dos pontos mais monumentais e simbólicos da cidade de Madrid.


18.30 CATEDRAL DE ALMUDENA

Mesmo em frente à entrada principal do Palácio situa-se a Catedral de Madrid.

Com o inicio da sua construção em finais do século XIX, a sua construção apenas foi finalizada em 1993. Um dos factos curiosos sobre este monumento é o facto de ter sido o local escolhido para o casamento do herdeiro da coroa espanhola Felipe de Bourbon e Letizia.

Sem a espectacularidade das catedrais góticas dos outros dias anteriores, esta igreja não deixa de ser um local interessante para visitar em Madrid.


19.00 TEATRO REAL DE MADRID

Outro dos edifícios que se situam a dois passos deste núcleo monumental é o Teatro real de Madrid.

Com a sua construção iniciada por decreto real em 1850, a conclusão da sua obra foi feita pelo General Franco, em 1969, para albergar o mítico Festival da Eurovisão, aquando da vitória de Espanha deste conhecido (e muito popular à época) concurso europeu.

A sua fachada principal vira-se para uma pequena praça vizinha da Plaza del Oriente, cujas construções envolvente, dimensões e esplanadas lhe conferem um charme muito particular.


19.15 MADRID DOS ÁUSTRIAS

Da praça da Ópera rumamos ao centro histórico de Madrid, cuja construção é ordenada durante a dinastia dos Habsburgos (ou dos Áustrias, como eram conhecidos na altura pelos espanhóis, dando assim nome ao Centro Histórico).

Num emaranhado de ruas estreitas e de pequenas pracetas, cheias de histórias e de grandes acontecimentos, este bairro (que se estende desde a Plaza de la Vila até às famosas Puertas del Sol) aglotina um conjunto de igrjas, conventos, pequenos palácios e casas nobres que fazem deste bairro um dos mais interessantes para visitar na capital espanhola.

Um dos pontos mais interessantes é o Palácio do Ayuntamiento (na foto) com um estilo bem barroco e com um estado de conservação e autenticidade arquitectónica bastante bons.

Outro dos pontos obrigatórios de passagem deste Madrid dos Áustrias é o renovado e muito trendy Mercado de San Miguel (na foto de topo deste dia), onde se podem provar várias iguarias Madrilenas e entre as quais os tradicionais Churros com Chocolate (verdadeiramente bem feitos e dignosd de menção).


19.45 PLAZA MAYOR

Mesmo ao lado do Mercado de San Miguel fica a monumental Plaza Mayor de Madrid.

Com os seus restaurantes nas caves (as conhecidíssimas Cuevas Madrileñas) e as suas esplanadas e lojas históricas no centro da praça, tornam esta uma das mais conviviais e uma das mais simpáticas e belas localizações para tomar um copo de fim de tarde.


21.00 PUERTAS DEL SOL

Depois de um pequeno percurso a pé e já refrescados com umas bebidas bem geladas neste fim de tar com 29º C rumámos ao centro popular da cidade: as Puertas del Sol.

Esta praça é o actual centro civico da cidade e concentra dois aspectos bastante interessantes desta cidade.

O primeiro a destacar é o ponto zero dos quilómetros das estradas de Espanha que se situa no centro desta praça. Todas as estradas que saem radialmente de Madrid em direcção às várias provincias de Espanha têm os seus quilómetros de distância medidos ao centro das Puertas del Sol de Madrid.

Outro dos aspectos curiosos desta praça é o relógio que se situa no edifício oitocentista que hoje alberga a sede do governo da região de Madrid. Este relógio, não só marca a hora oficial de Espanha como essencialmente é o ponto de encontro de todos os madrilenos na noite de fim de ano, assinalando a passagem de ano de toda a Espanha.


22.00 JANTAR

Subindo até à praça de Calao, e descendo um pouco da famosa Gran Via, entramos no animado bairro de Chueca em busca de um restaurante para jantarmos.

Depois de um passeio pelas animadas ruas (cheias de lojas e bares e restaurantes, uns mais tradicionais, outros mais temáticos e outros cheios de design) escolhemos o muito trendy Bazaar (Calle Libertad, 21).

No seu interior o branco é a cor dominante a decoração é de um bom gosto evidente e indiscutível. O ambiente é marcado (como em todo o bairro) por uma atmosfera mista entre casais e grupos de amigos. A abundante presença de gays é uma constante em todo o bairro e também neste simpático e muito sofisticado restaurante.

Depois de pedirmos um Folhado de pato com figado de ganso, uns polvinhos de caldeirada madrilena e um bife de boi em vinha de alhos com puré de batata e alhos chegou o momento alto da noite: as sobremesas!

Com uma apresentação irrepreensível, uma sofisticação de paladares e texturas única e uma reinvenção dos tradicionais doces madrilenos para uma cozinha de autor mais contemporânea, as três sobremesas que pedimos estavam todas deliciosas.

Deixamos aqui a fotografia da nossa sugestão: uma sopa de frutas em doce de leite com caramelo. Absolutamente divinal!

Porque o dia de amanhã vai estar recheado de visitas, e porque o dia de hoje já vai longo dirigimo-nos a pé para a fabulosa Casa Madrid para nos sentarmos ainda numa sala privada que temos para os nossos dois quartos e assim encerrarmos a noite com uma boa dose de conversa entre amigos.

0 Reality Comments: