O NOVO EXPRESSO DO ORIENTE | DIRECTO - DIA 17


10:00 O Primeiro Dia em Singapura

Foi um acordar num contexto muito diferente do do dia anterior. Do luxo colonial do Muse Hotel de Banguecoque, passámos para a sofisticação trendy trashy do mais recente Design Hotel de Singapura: o Wanderlust.

Os quartos, têm como ponto essencial o seu design muito distintivo e a sua especificidade de decoração. Cada andar tem um tipo de quartos e cada quarto é diferente um do outro, tornando cada estadia neste hotel uma verdadeira experiência.

No piso térreo funciona uma pequena cafetaria que (em versão quase hostel) serve de ponto de encontro e de zona de pequenos almoços e refeições ligeiras deste muito afamad Boutique Hotel de Singapura.

Mas a cidade de Singapura espera-nos e por isso saímos para descobrir um dos países mais ricos do Mundo.


11:00 A Famosa Orchard Road

Se há uma zona famosa em Singapura é a muito selecta e caríssima Orchard Road.

Nesta pequena avenida de apenas 2,2 km tem uma das maiores cncentrações de lojas de marcas de Luxo Mundo. Com mais de 15 centros comerciais concentrados nesta zona, não há grande marca internacional de prestígio que não tenha aqui uma loja.

Esta é definitivamente uma das zonas que, pela sua exuberância de apelo ao consumo e pela sua veneração ao melhor do luxo mundial (desde moda a tecnologia, passando por carros e comida), impacta definitivamente quem a visita pela primeira vez.

Apenas uma curiosidade para nós europeus: aqui nesta zona do globo o facto de a Chanel, a Dior, a Fendi ou a Hermés ou a Prada ou a Valentino partilharem o mesmo espaço da Zara apenas quer dizer uma coisa: a Zara no Extremo Oriente é uma marca de médio luxo!


12:00 O Almoço em Orchard Road

Estamos definitivamente numa das zonas comerciais do Mundo com mais dinheiro a circular.

É exactamente no meio desta sofisticação e desta exclusividade que decidimos almoçar e dirigimo-nos para o centro comercial Palais Renaissance, subimos ao penúltimo andar e entramos no muito selecto PS Café.

Este café e restaurante tem uma das comidas mais internacionais e mais acessíveis de toda a Orchard Road, dando a possibilidade de ao mesmo tempo se estar num ambiente bastante diferente de um centro comercial (apesar de se entrar por um). Foi uma almoço relaxado, bem servido e muito requintado.


13:45 Marina Bay

Hoje o dia está consagrado a mergulhar na muito moderna e muito sofisticada metrópole de Singapura. Assim depois de almoço em plena Orchard Road decidimos apanhar o Metro e rumar a outro dos pontos mais emblemáticos da cidade a Marina Bay.

Esta antiga zona de estuário de um dos oito rios que formam Singapura foi nos últimos anos transformada numa das mais modernas áreas de arquitectura do Mundo. Com emblemáticos edifícios, toda esta área existe devido ao aterro de zonas que antigamente pertenciam ao oceano.

Agora são o palco de uma das maiores "fogueiras de vaidades" e mais exuberantes aglomerados de peças arquitectónicas do mundo. Torres de escritórios deslumbrantes, os novos auditórios e a nova Ópera de Singapura, a Ponte Helix e o muito famoso Hotel Marina Bay, fazem desta doca um dos locais mais populres e espectaculares de toda a cidade.

Com o Sol alto e com um tempo maravilhoso (e o calor a apertar bastante, temos de confessar) decidimos passar umas horas a dar uma volta (e a relaxar numa das muitas esplanadas também) a toda a Marina Bay e apreciar (de todos os ângulos possíveis) esta área verdadeiamente bela e simbólica do novo poder económico asiático.


16:30 Os Garden of The Bay

Inaugurados muito recentemente, os vizinhos Garden Bay são o nosso próximo destino.

Assim rumámos a este moderníssimo parque urbano onde se situam algumas das mais intrigantes e mais interessantes peças de arquitectura contemporânea de Singapura.

É neste novíssimo e enormíssimo jardim (também ele construído sobre terrenos de aterro ... o que torna toda esta área um autêntico prodígio do engenho humano e uma demonstração ostensiva e ostentatória do poder económico deste pequeno país) que se situam as novas e modernas estufas da cidade bem como as impressionantes e muito modernas Super Árvores. Não deixámos de as visitar!

Foi um passeio incrível e que nos mostrou que o Pôr do Sol em Singapura e no meio de um cenário verdadeiramente artificial também pode ser um momento mágico.


18:30 O Topo da Cidade

Já com o Sol posto, mas ainda antes de jantar, e porque hoje é o último dia em que poderemos fazer-lo (já que amanhã à noite apanhamos o primeiro dos três vôos que nos leva de volta a casa) decidimos ir beber uma bebida a um dos roof top bar da cidade.

Assim rumamos até à famosa Raffles Tower e subimos até ao muito conhecido (e considerado como o melhor dos roof top bars de Singapura) 1-Altitude.

Com um ambiente sossegado e muito selectivo, este bar situa-se num dos três pontos mais altos da cidade de Singapura e permite uma vista de 360º sobre uma cidade que se estende por um território a perder de vista. A sensação que esta vista absolutamente fabulosa é muito grande e impactante, deixando perceber a dimensão e a força deste gigante económico da nova Ásia e da nova Economia Mundiais.


20:30 O Jantar de Xiaolongbaos

Ainda faltava um último momento alto do dia: o Jantar.

Assim rumamos então de novo até ao nosso pont de partida do dia de hoje (Orchard Road) e entramos no centro comercial Wisma Atria, descemos à primeira cave e entramos no muito prestigiado restaurante Din Tai Fung.

Sendo este um dos três restaurantes desta cadeia internacional de restaurantes de Xiaolongbaos tem em Singapura, este é talvez o mais animado de todos, bem como o mais prestigiado entre os gourmets da cidade.

Originária de Taiwan, esta cadeia de restaurantes, considerados pelo New York Times como os melhores locais do mundo para comer estas especialidades da gastronomia chinesa (que os ingleses chamam de "Dumplings"). E têm toda a razão, pois a qualidade dos ingredientes, a riqueza de sabores e a explosão de sabores de cada um dos Xiaolongbaos que provámos, são absolutamente indescritíveis ... e nada têm a ver com os que temos comido anteriormente.

Porque o dia já vai longo e porque foi relactivamente cansativo, voltamos então para o Hotel e descansamos, porque amanhã não só temos de fazer as malas, como ainda temos muito que visitar neste segundo dia em Singapura, último dia no Extremo Oriente, mas penúltimo dia de visitas desta viagem.

0 Reality Comments: