STAYOVER NO MÉDIO TEJO | FÁTIMA TOMAR - DIA 1


Tal como revelámos esta semana, este fim-de-semana é dedicado a um novo programa que proporciona experiências bem especiais a todos os seus aderentes. Se antigamente acumular milhas era algo exclusivo das companhias aéreas, agora o programa Stay Over Fátima Tomar acumula pontos por cada estadia ou refeição paga em cada um dos alojamentos e restaurantes aderentes.

Assim nós fomos espreitar o que seria bom de fazer dentro do âmbito deste programa, e descobrimos um mundo novo bem perto de Lisboa de experiências e de surpresas bem guardadas no território da comunidade intermunicipal do Médio Tejo. Antes de começarmos com as nossas sugestões para um fim-de-semana nesta zona tantas vezes subvalorizada, importa esclarecer que este é um território que junta alguns municípios ribatejanos e outros beirões, o que cria um misto de identidade rica, interessante e bastante transversal.


Mas comecemos então com a nossa proposta de escapadela nacional, até ao Médio Tejo. A nossa primeira sugestão é que saiam dos trabalhos na sexta à tarde, passem por casa a apanhar as malas de fim-de-semana, escolham um bom restaurante que fique a caminho para jantar pausada e calmamente e rumem até uma autêntica surpresa escondida num dos lugares mais improváveis de portugal: o Hotel Estrela de Fátima.

Situado em plena cidade de Fátima, mesmo junto ao santuário, este hotel é um autêntico refúgio nesta cidade. Sendo que é a recuperação de um hotel já antigo, a intervenção feita deixou o seu exterior em bom estado, mas com a sua forma original, mas no seu interior criou uma autêntica revolução. Com design, bom gosto, sem ignorar o local turístico onde está, mas não fazendo deste um conjunto de clichés, este hotel é uma boa hipótese para a vossa primeira noite, e assim começar esta escapadela de fim-de-semana, com bom design e uma boa remodelação interior.


Mas depois de uma noite bem dormida, e de um pequeno almoço bem servido, a nossa primeira sugestão é dedicar umas horas da manhã a visitar o santuário de Fátima. Quer sejam católicos, quer sejam apenas crentes ou curiosos, este é um local muito especial.

Quer seja pelas energias que concentra (para quem acredita em tais coisas), quer seja pelas duas obras de arquitetura notáveis que se pode visitar (as duas basílicas são edifícios de uma arquitetura inquestionavelmente notável), a visita ao santuário, pela manhã e com poucas pessoas, pode ser uma excelente alternativa para começar a conhecer este território no centro do nosso país.


Depois de uma visita ao místico santuário, continuamos com esta mística que nos vai orientar todo o dia e  a nossa sugestão é que rumem às grutas mais famosas de Portugal: as Grutas de Mira de Aire. Situadas bem no coração da serra com o mesmo nome, a pouco mais de 20 minutos do santuário, está um dos monumentos naturais mais impressionantes em Portugal.

Estas grutas são uma paisagem natural bastante diferente, grandiosa, estranha e magnética. A paisagem subterrânea é algo novo ao nosso olhar. Estalactites e estalagmites sornam-se em elementos naturais escultóricos e a constante presença da água (quer fisicamente, quer em som), faz deste um local mágico e absolutamente perfeito para este dia dedicado a explorar o misticismo do Médio Tejo.


Mas quando acabar a visita às grutas, já deve estar na ora do almoço, por isso a nossa sugestão é voltat à estrada e rumar ao restaurante Loreto, em Vila Nova da Barquinha. Este restaurante, localizado na lezíria mesmo à beira Tejo é o local perfeito para o primeiro almoço da região.

Relaxadamente, mesmo ao lado do restaurante está a nossa próxima sugestão: o parque de esculturas ao ar livre de Vila Nova da Barquinha. É um excelente programa para relaxar e dar um passeio tranquilo pelas margens do Tejo logo a seguir ao almoço. Aqui conseguem-se ver obras de nomes tão fundamentais como Alberto Carneiro, Xana ou Joana Vasconcelos, tornando-se assim um passeio cultural, simpático e muito tranquilo.


Mas depois de um passeio pelo parque, é hora de ir visitar um dos locais mais emblemáticos de Portugal: o Castelo de Almourol. Localizado numa ilha em pleno rio tejo, este castelo é talvez uma das imagens mais icónicas dos castelos portugueses.

Altaneiro, misterioso, este monumento nacional é acessível de barco e a aproximação à ilha é uma verdadeira sessão de fotografias para o instagram ou para mais tarde recordar. Digno de um postal este local é incrivelmente belo, e com a majestade deste monumento, absolutamente incontornável na visita ao Médio Tejo.


Mas não se podem distrair com as horas, pois há ainda mais uma visita a fazer neste primeiro dia desta nossa escapadela: o Convento de Cristo de Tomar. Neste dia dedicado ao misticismo do centro, o Convento de Cristo de Tomar é uma visita obrigatória.

Com a sua igreja em forma de charola, numa cópia do mítico templo de salomão de Jerusalém, este convento é um dos mais antigos monumentos em Portugal, classificados como Património Mundial pela UNESCO. A sua importância reside na sua igreja central, mas também no seu claustro maneirista, ou na sua janela manuelina. A cada esquina este monumento deslumbra e conquista qualquer visitante. Depois de quase 20 anos de obras de recuperação, este monumento está finalmente totalmente livre de andaimes e de obras de recuperação, tornando-se assim no perfeito  local para um final de dia de visitas a esta região.


Mas porque esta região é rica em boas unidades hoteleiras, sugerimos que esta segunda noite seja passada no clássico Hotel dos Templários. Este hotel situa-se na cidade de Tomar e encontra-se totalmente remodelado, com todas as comodidades contemporâneas. E o facto de se localizar mesmo junto ao centro da cidade permite que a ida para o jantar num dos restaurantes do centro.

A nossa escolha foi o moderno Abrigo das Almas, cuja gastronomia local, mas com um toque moderno, nos deixou curiosos, e satisfeitos. Depois de jantar, é altura de passear pelo centro da cidade, explorar os pequenos bares e cafés que animam o centro histórico e fazem deste passeio nocturno um ponto final deste primeiro dia perfeito!

0 Reality Comments: