AVENTURA IBÉRICA | EM DIRETO - DIA 5


Depois de um dia repleto de história e de monumentos centrados no casco antigo, hoje dedicamos o dia à grande zona de Barcelona do século XIX e ao grande símbolo deste grande desenvolvimento da capital catalã: Antoni Gaudí.

O programa de hoje implica um conjunto de deslocações grandes e um ritmo de passeio bastante forte. Por isto decidimos sair novamente cedo de casa e rumar ao nosso primeiro destino: a Plaza de España.


10.15 PLAZA DE ESPAÑA E MONTJUÏC

O nosso dia de hoje começa então pela monumental Plaza de España.

Esta praça foi construída para servir de entrada para a Exposição Mundial de 1929 que se realizou nesta cidade. A monumentalidade de todo o construído, a impressionante escadaria que sobe a colina de Montjuïc em direcção ao imponente Museu Nacional de Arte da Catalunha são os principais atractivos desta zona e que nos encantam logo pela manhã.

Subida a colina e apreciada a magnífica vista sobre a cidade decidimos continuar um pouco mais e fazer uma visita breve a mais dois símbolos desta zona: o Estádio Olímpico de Barcelona 1992 e o respectivo Palau de Sant Jordi (que tanto inspirou o lisboeta Pavilhão Atlântico).


11.45 FUNDAÇÃO JUAN MIRÓ

Para fazer o percurso de descida da maior zona verde da "cidade condal", escolhemos o lado direito (de quem está virado para o centro de Barcelona) e assim fomos directos à Fundação Juan Miró.

Este é talvez um dos melhores museus da cidade catalã, pois alberga uma extensa e qualificada colecção de obras do famoso artista surrealista catalão, doadas pelo próprio autor, num edifício projectado pelo grande arquitecto catalão também Josep Lluis Sert.


13.45 PARK GÜELL

Depois de um começo de dia recheado rumámos até à parte alta da cidade para começar o nosso percurso gaudiano. A primeira obra visitada foi o famoso Park Güell.

Com a genialidade do grande arquitecto símbolo de Barcelona, este parque (construído como casa de férias da abastada família Güell, cuja casa de cidade visitámos ontem em pleno Raval - o Palau Güell) conserva toda a magia e concentra todo um conjunto de símbolos e de técnicas de desenho e de construção que vão ser a assinatura distintiva deste mestre único e maior do Modernismo Arquitectónico Catalão que marca toda a grande expansão da cidade no princípio do século XX.

A espectacularidade da entrada principal, o detalhe e a policromia da fonte do lagarto (o elemento mais fotografado deste parque, pois não há turista que vá lá que não queira tirar uma foto com o lagarto, o que faz deste um dos elementos mais tocados e mais engarrafados e caricatos de toda a visita) ou a dimensão e a beleza da vista da praça superior com o maior banco exterior do mundo, tornam esta uma excelente primeira obra de Gaudí para este nosso roteiro pelo Movimento Modernista Catalão que temos programado para hoje.


15.00 O BAIRRO DE GRACIA E A CASA VICENS

Depois de uma demorada visita ao Park Güell, começamos a descer a pé e entramos no boémio e muito criativo bairro de Gracia.

Este bairro caracteriza-se por um conjunto de edifícios com belas fachadas novecentistas, profusamente trabalhadas e com um ambiente cheio de vida e de pequenas praças animadas por esplanadas e animados grupos de amigos.

Uma das surpresas deste nosso dia foi a descoberta de uma das obras de Gaudí menos conhecidas, mas absolutamente espectacular: a Casa Vicens (na foto).

Esta casa situada em pleno bairro de Gracia, foi pensada para ser uma reinterpretação modernista do palácio das mil e uma noites. Os seus azulejos, as suas cores, a mestria do trabalho em tijolo aparente e a mestria dos trabalhos de ferro e madeiras das portas, portões portadas ou vedações, tornam esta casa um dos símbolos maiores do trabalho de Gaudí, e um dos símbolos maiores do bairro de Gracia em si.


16.30 A SAGRADA FAMÍLIA

Depois de atravessarmos o bairro de Gracia até ao Paseo de Sant Juan, entramos no bairro do Eixample e dirigimo-nos para o maior símbolo da cidade de Barcelona e para o maior trabalho de toda a vida de Antoni Gaudí: a Sagrada Família.

Este é um daqueles monumentos únicos no mundo que, apesar de não estar ainda concluído (pois as obras continuam conforme os desenhos deixados por Gaudí), impõe-se ver para qualquer pessoa amante de arquitectura.

A sua imponência, a riqueza de formas e de decorativismos das fachadas e dos interiores e o simbolismo e a trágica história da morte do arquitecto antes de ver concluída a maior obra da sua vida (à qual dedicou mais de 14 anos em clausura no próprio do estaleiro a dirigir as obras e a desenhar todos os mais ínfimos detalhes antes de morrer), fazem da Igreja da Sagrada Família um ponto obrigatório e ímpar na obra inigualável deste mestre da arquitectura catalã.


17.30 LA PEDRERA

Foi depois do banho de elegância, sofisticação, futurismo e de arte sublime que tomámos na visita à Igreja da Sagrada Família, que rumámos Eixample fora em direcção à segunda mais conhecida obra de Antoni Gaudí: a Casa milá ou La Pedrera.

Este edifício é o maior edifício de arquitectura civil que Gaudí projectou e construiu. As suas ondulantes fachadas de pedra, os dois pátios interiores e as chaminés de respiradouros e arejamento dos apartamentos, que se situam no telhado, esculpidas em forma (estilizada) de caras ameaçadoras valeram-lhe muitas e valentes críticas dos intelectuais e colegas arquitectos da época.

Mais de 100 anos passados sobre a conclusão da sua construção, este edifício ganha o estatuto de obra prima da arquitectura modernista do principio do século XX e torna-se num símbolo do Eixample e do Paseo de Gracia em si (a principal avenida emblemática da cidade de Barcelona).


18.15 PASEO DE GRACIA

Foi com o espírito do princípio do século XX que saímos da Casa Milá (pois visitámos um primoroso apartamento mobilado da época da construção do edifício) em direcção ao Paseo de Gracia descendo alguns quarteirões e apreciando as montras das grandes lojas de marcas internacionais que aí se localizam.

Nesta larga e movimentadíssima avenida de Barcelona situam-se as lojas das grandes marcas de moda internacionais e as lojas dos grandes criadores e marcas de moda espanhola. Entre a Gucci, a Louis Vuitton ou a Dolce & Gabanna, encontram-se Loewe, Adolfo Dominguez ou Custo Barcelona.

O luxo é a palavra de ordem e a sofisticação uma opção. Um bom exemplo disto é a Galeria Loewe (na foto) que tem em exposição modelos de malas icónicos da marca espanhola desde a sua fundação em finais do século XIX até ao século XXI, misturados com instalações de arte contemporânea encomendadas pela marca a artistas plásticos, criando um ambiente único e mágico que vale a pena visitar.


19.00 CASA BATLLÓ

Descendo um pouco mais o Paseo de Gracia encontra-se um novo símbolo grande da arquitectura de Gaudí (e o último que visitamos neste já longuíssimo dia): a Casa Batlló.

Esta é a obra mais colorida e profusamente decorada de todas as projectadas e construídas pelo famoso arquitecto. A sua fachada, as famosas guardas de varanda em forma de máscara veneziana, o seu telhado em escamas de dragão, ou os coloridos e muito decorados interiores dos apartamentos, fazem desta Casa Batlló um excelente encerramento dos monumentos visitados neste dia.


20.00 RAMBLA CATALUNIA

Saídos desta nossa última visita (e depois de mais de 14 km percorridos a pé), damos descanso aos nossos pés na vizinha Rambla Catalunia.

Esta Rambla do Eixample é um excelente local para ver e observar como os Barceloneses
vivem esta magnífica cidade, longe da agitação turística de outros belos locais, mas com uma qualidade e sofisticação inquestionáveis e sempre muito presentes.

O local eleito para o descanso foi a famosa pastelaria Mauri e a ementa escolhida recaiu sobre uns divinais bolos.

O descanso foi merecido, mas não se pôde prolongar muito, pois ainda antes do jantar quisemos passar por casa e ainda havia algum caminho a percorrer, pelo que tivemos de encurtar esta nossa estadia nesta monumental pastelaria que recomendamos.


22.30 O JANTAR

Foi um dia longo o de hoje e o cansaço acumulado já era algum. Assim optámos por jantar perto do apartamento que alugámos e dirigimo-nos para a movimentada Plaza Real e pusemo-nos da fila do afamado (mas barato) restaurante Les Quinze Nits.

Ao fim de cinco minutos de fila (que apesar de grande andou vertiginosamente rápida), estamos sentados e a escolher a ementa desta noite. Uns Pastéis de Frango à Catalã, um Ninho de Salmão com Mousse de Lavagante, e um Bolo de Legumes com Foie (na foto), foram as entradas que abriram um excelente jantar de cozinha catalã moderna e sofisticada.

A estas seguiram-se apetitosos pratos e ainda mais deliciosas sobremesas ... o que nos garantiu um encerramento deste grande dia em grande estilo (gastronómico).

Porque o cansaço acumulado já é muito ao fim de duas maratonas a pé, decidimos acabar a noite mais cedo e garantir que estamos aptos e nas melhores condições para apreciar o dia de amanhã (o último aqui na capital catalã).

Nós prometemos ... que o que se segue é tão ou mais impactante do que vimos até agora ... por isso não deixem de continuar a seguir-nos nesta nossa Aventura Ibérica, em exclusivo e em directo aqui no blog ... And This is Reality!

0 Reality Comments: