UMA ESCAPADELA ITALIANA | EM DIRETO - DIA 2


O segundo dia desta nossa escapadela italiana é passado em plena Sicilia, conforme anunciámos ontem.

A cidade eleita para esta curtíssima estadia é a muito interessante (e cheia de património histórico construído) cidade de Siracusa. Depois de já se ter passado a noite nesta cidade (recomendamos os muito clássico Hotel des Étrangers - na foto - que não sendo o melhor hotel da ilha, é um clássico e está muito bem situado em plena ilha de Ortigia, mesmo ao lado da praça da Catedral), a nossa sugestão é acordar com tempo, deliciar-se com um pequeno almoço no terraço do topo do Hotel, gozar a incrível vista sobre o mediterrâneo e preparar-se para um dia muito relaxado, mas cheio de estilo.


A cidade de Siracusa desenvolve-se em duas partes distintas: a zona mais antiga que está classificada como Património Universal pela UNESCO, que se situa na ilha de Ortigia; e os bairros mais modernos (século XIX e XX, que se situam na ilha da Sicilia. Entre ambas há quatro pontos e a distância é verdadeiramente pequena, pelo que o percurso entre as duas ilhas é fazível a pé.

A nossa primeira sugestão é que apanhe um taxi e vá ver o famosíssimo teatro romano de Siracusa (o maior em toda a Sicilia). É um pouco longe da ilha de Ortigia - o centro histórico da cidade - e, apesar de se poder ir a pé ... o caminho não tem grande interesse ... e assim escusa de perder tempo.


Depois de visitar todo o local arqueológico, volte (de taxi novamente, pois são muito baratos) para a ilha de Ortigia e fique junto ao Templo de Apolo. Mesmo junto a esta pequena ruína de um antigo tempo Romano está o mercado de rua (Via Emanuele de Benedictis) , onde se pode ver as vibrantes bancas de alimentação, com peixe fresquíssimo, frutas e vegetais com aromas únicos e conservas bem típicas (os pestos de Pistachio são bastante característicos da Sicilia ... e aqui vale a pena comprar).

Há também os picles e o chutney cicilianos, que são de chorar por mais em termos de sabor. As solicitações para provar são mais do que muitas ... e sendo tudo maravilhoso, a tentação de compras é grande ... mas sendo os preços bastante acessíveis, não há grande problema de perder a cabeça com produtos gourmet e raros (pois não se conseguem comprar nas lojas da especialidade internacionais).


Depois de abrir o apetite com toda a movimentação do mercado deve subir até à Piazza Archimede (onde pode ver a conhecida fonte de Diana) e desça em direcção ao número 28 da vizinha Via Cavour para se deliciar com uma das cozinhas mais típicas e mais interessantes da Sicilia: a da taberna Sicilia in Tavola.

Neste pequeno estabelecimento o ambiente é bastante típico, não decorado de forma sofisticada, mas valorizando os elementos de todo o sempre desta típica casa siciliana. O melhor desta casa vem em pratos: todo o peixe é verdadeiramente fresco, a cozinha é muito típica (a escolha do menú deve ser mesmo de uma aventura de sabores de escolha directa à carta ... pois os preços são convenientes e o sabor é inesquecível (como estas anchovas grelhadas com grelos que comemos ... estavam divinais).


Depois de uma refeição em que ficámos absolutamente a rebentar, o que recomedamos é um passeio pela ilha de Ortigia. Património Universal da Unesco, esta ilha é uma das melhores materializações do famoso espírito siciliano.

Com uma calma única, ruas labirinticas, pequenas praças que surgem em cruzamentos, pontuadas por várias igrejas, vistas de mediterrâneo únicas ... o conselho é perder-se no emaranhado das ruas ... e depois encontrar-se com os seus sentidos em locais mágicos. Os três que recomendamos são junto ao bairro da judearia: o teatro das marionetas que para se assistir tem de se marcar lugar na recepção do hotel logo de manhã (Via della Giudecca 17); o atelier de artesanato situado na Via Vittorio Veneto, 79, com as suas peças únicas e surpreendentes; e o café O Tinkitè (um dos locais mais Chill out da ilha Via della Giudecca 61-63 - na foto), perfeito para um fim de tarde muito relaxado.


Depois de se perder até ao final da tarde nas ruas, ruelas, pequenas lojas de charme e praças da formosa ilha de Ortigia, sugerimos que se rume até à monumental praça do Duomo e se visite a catedral. Com o cair da noite, esta bela igreja ganha uma nova magia. A sua arquitectura de sobreposição de vários estilos revela-se mágica com a iluminação sublime que tem.

Depois de a visitar por dentro, um jantar numa das esplanadas fonteiras para aproveitar a vista é algo quase obrigatório. À noite estas não são muito turisticas, pois os grandes grupos turisticos não ficam por aqui à noite ... por isso é mesmo uma experiência mágica ... além de que é mesmo ao lado do Hotel des Étrangers e portanto muito conveniente para se poder ir dormir rapidamente, pois o voo na manhã seguinte deve ser também bastante cedo ... com destino Roma!

0 Reality Comments: