AVENTURA IBÉRICA | EM DIRETO - DIA 1


Conforme o prometido aqui estamos com as muitas novidades do nosso primeiro dia de viagem desta Aventura Ibérica.

A partida de Lisboa deu-se ao final da manhã e via Autoestrada do Norte e Autoestrada das Beiras (ou A23) rumámos à nossa primeira paragem. Com pouco trânsito, muitos pórticos de portagens virtuais e uma típica paisagem portuguesa o nosso caminho decorreu sem grandes acontecimentos ao som de músicas e êxitos nacionais.


13.30 CASTELO BRANCO

Por volta da hora do almoço decidimos parar nesta cidade da Beira Baixa para almoçar.

Sem destino traçado e deixando um pouco à sorte a escolha do local onde iríamos tomar a primeira refeição rumámos ao centro da cidade escalabitana (no centro há sempre bons restaurantes ... foi esta ideia feita que nos dominou o pensamento).

Chegados a um parque de estacionamento decidimos rumar em direcção à Sé da cidade e perguntar a um transeunte onde se poderia comer a preços razoáveis e com alguma qualidade. A escolha recaiu sobre o Refúgio do Relógio. Nesta pequena e muito típica tasca delíciámo-nos com umas iscas em vinha de alhos absolutamente divinais.

Depois do repasto demos mais uma volta pela cidade e rumámos ao carro para prosseguirmos caminho então em direcção a Espanha.


16.30 SALAMANCA

Depois de alguns quilómetros de auto-estrada e de auto via, e já ao som de música espanhola chegámos ao nosso primeiro destino - a grande cidade de Salamanca.

Foi aqui o nosso primeiro passeio turístico. Esta cidade tem um centro histórico bastante rico e que tem vários monumentos dignos de visita. Depois de um percurso pelas diferentes igrejas e largos visitámos a famosa Catedral de Salamanca e a ainda mais famosa Universidade.

Com a sua arquitectura flamejante e as suas fachadas deslumbrantes, esta é uma das paragens que recomendamos vivamente, pois tem um património arquitectónico e artístico que é verdadeiramente imperdoável não visitar.

Mas o nosso caminho por hoje ainda não tinha acabado e foi nesse sentido que agarrámos no carro novamente (depois de umas muito típicas tapas numa esplanada em plena Plaza Real) e rumámos novamente à estrada.


23.30 SEGÓVIA

Esta pequena cidade do antigo reino de Castela foi o destino escolhido para pernoitar nesta primeira noite desta nossa Aventura Ibérica.

Ainda sem hotel marcado decidimo-nos pelo Hotel Alcazar. Este charmoso hotel de quatro estrelas fica situado num edifício cheio de história, mesmo junto às muralhas do centro histórico e com uma vista deslumbrante para o famoso castelo da cidade.

Foi uma escolha de última hora, mas muito bem conseguida, pois o charme deste edifício do século XVII está complementado com as modernidades do século XXI e uma decoração de época muito bem feita. Um pormenor bem divertido é que cada quarto está decorado de acordo com uma rainha ou princesa espanhola famosa (por curiosidade calharam-nos os quartos de Ana de Áustria e de D.ª Isabel Clara Eugénia, cujas histórias ficámos a conhecer melhor pelas placas que estavam à porta de cada quarto).


00.00 JANTAR NA PLAZA MAIOR

Foi exactamente depois de fazermos um rápido Check in que rumámos ao centro histórico para jantarmos. Nesta deliciosa e magnífica praça de Segóvia encontrámos o Restaurante Jose. Por mera sorte encontrámos um local cuja gastronomia e a qualidade da sua cozinha eram inexcedíveis.

Uns Chupitos a la José, uma salada russa muito bem feita, umas divinas beringelas recheadas de pescada e camarão e regadas por vinagre balsâmico e um muito tradicional leitão assado à moda de Segóvia (ficámos a saber que este é o prato tradicional desta cidade, pelo que não pudemos deixar de pedir) foram um repasto divinal para encerrar um dia cheio de visitas, quilómetros e alguns momentos únicos. Para encerrar não resistimos a um gelado de baunilha e pinhões que foi uma agradável e muito recomendável surpresa, pois é o perfeito encerramento para um repasto tão maravilhosos.

Perante um jantar animado, muito rico gastronomicamente e num cenário verdadeiramente típico e histórico decidimos dar uma volta pelo centro histórico para explorar o que nos espera amanhã na visita à cidade.

Foi aqui que descobrimos um emaranhado de ruas medievais únicas, pontuadas por igrejas românicas, renascentistas e góticas absolutamente únicas e um conjunto de praças de uma elegância medieval de espantar. O primeiro dia já foi bom ... mas o de amanhã promete ... pelo que já vimos e pelo que ainda nos falta ver ... esta vai ser uma aventura ibérica verdadeiramente Low Cost e absolutamente com muito muito estilo!

1 Reality Comments:

Escalabitano: natural de Santarém.
Albicastrense: natural de Castelo Branco.
;)