AVENTURA IBÉRICA | EM DIRETO - DIA 8


O dia de hoje, segundo os nossos planos, é um dos dias mais preenchidos desta viagem. Depois de chegarmos a Madrid ontem, ainda falta muito que ver ... e pela noite temos de rumar ao nosso novo destino: Granada.

Rumo ao Sul vamos em direcção a mais um destino de "nuestros hermanos" com muito charme e uma surpresa no nosso alojamento para pernoitar ... mas disso falaremos mais à frente.


10.30 CHUECA

Depois de um pequeno almoço continental servido num dos salões da Casa de Madrid, e depois de fazermos e arrumarmos as malas, saímos em direcção ao nosso intenso percurso madrileno de hoje.

O primeiro destaque vai para o Bairro de Cheuca (onde ontem jantámos maravilhosamente) bem no centro de Madrid.

Este é um bairro muito especial do centro da Capital espanhola, pois é conhecido essencialmente por ser o bairro gay da cidade. Com lojas animadas e alternativas, cafés e bares e restaurantes para todos os gostos e um ambiente urbano bastante animado, este foi um inicio de dia.


11.45 PLAZA DE COLÓN

Depois de algumas voltas entre as ruas comerciais mais movimentadas do bairro de Chueca (Calle Hortaleza e Calle Fuencarral), seguimos até ao final destas ruas e virámos à esquerda descendo até à famosa Plaza Colón.

Esta monumental praça separa o famoso Passeo de la Castellana do Passeo Recoletos e tem uma monumentalidade bastante própria das praças dos anos 1970. Com uma gigantesca bandeira nacional de Espanha, uma estátua de Cristovão Colombo no centro e um centro cultural subterrado por de baixo das faixas de rodagem dos carros e das imensas zonas pedonais ... este é um ponto interessante para fazer a charneira entre o muito especifico bairro de chueca e o nosso próximo passo neste percurso madrileno de hoje.


12.15 BAIRRO DE SALAMANCA

Atravessando o Passeo de Recoletos para o outro lado entramos no muito chic e exclusivo Bairro de Salamanca.

É neste bairro que as principais e muito tradicionais famílias madrilenas vivem e, essencialmente, fazem as suas compras. Com uma estrutura de ruas perpendiculares e prédios com uma arquitectura bastante trabalhada, ao estilo do século XIX, este é o bairro onde se encontram todas as grandes lojas das grandes marcas internacionais.

Foi por aqui que nos demorámos um pouco, passeando pelas ruas, mas percorrendo essencialmente as duas principais avenidas: Calle Serrano e Calle Velasquez.


13.30 PUERTA DE ALCALÁ

No final da Calle Serrano situa-se o próximo monumento que visitámos: a Puerta de Alcalá.

Este monumental arco marca um dos principais pontos da cidade de Madrid. Em pleno Bairro de Salamanca, a puerta de Alcalá é um verdadeiro Arco de entrada na cidade, com estilo arquitectónico barroco, marcando o local primitivamente se situava uma das principais portas da cidade de Madrid.


13.45 PARQUE DEL BUEN RETIRO

Foi em plena Puerta de Alcalá que entrámos no conhecidíssimo Parque de Buen Retiro.

Servindo originalmente de jardins reais ao vizinho Palácio do Prado (actualmente o principal Museu da cidade), este parque urbano de princípios do século XIX assume-se como um dos principais locais de passeio e de diversão ócio dos madrilenos.

Apesar do forte calor que se faz sentir, este é o espaço eleito para os madrilenos que ainda permanecem na cidade para passarem estas horas de calor.


14.15 MUSEU DEL PRADO

Mesmo ao lado do Parque del buen retiro fica o Museu del Prado onde fomos a seguir.

Apesar da hora avançada decidimos entrar e visitar a magnífica exposição temporária (pois não tínhamos tempo de revisitar a magnífica exposição permanente deste renovado museu) que estava patente: El Ultimo Rafael. Fazendo jus à fama de ser um dos principais museus do mundo, esta exposição é verdadeiramente uma exposição a não perder (para o caso de algum dos nossos leitores se deslocar até cá até ao dia 16 de setembro).


15.30 LOS GATOS

Saídos do Museu del Prado, atravessamos o verdejante Passeo del Prado, circundamos a lindíssima e muito bem cuidada Plaza Neptuno e rumamos até ao nº 2 da Calle Jesus para almoçar na afamada taberna Los Gatos.

Aqui não pudemos de deixar de provar algumas das especialidades da casa e que são tão típicas de Madrid. O nosso destaque vai para uma fabulosa e absolutamerte divina tortilha de batata. Tão característica de Madrid, esta tortilha de batata é de facto uma das melhores que provámos até ao momento ... vale a pena o almoço apenas para provar esta maravilha da cozinha típica desta muito pitoresca Tasca Madrilena.


16.30 CIBELES

De volta ao Passeo del Prado, subimos em direcção à mais conhecida praça de Madrid: a Plaza de Cibeles.

Tendo no centro da praça uma estátua da deusa Cibeles (deusa designada como "Mãe dos Deuses") numa carruagem, no centro de uma fonte (desenhada Gutiérrez Arribas em finais do século XVIII), a monumentalidade da praça é feita, não só pela fonte do centro, mas também pelos edifícios que delimitam a praça.

O Banco de Espanha, O Palácio das Comunicações (ou como é conhecido vulgarmente conhecido pelos Correos)e a Fundação das Américas fazem um enquadramento monumental a esta praça que a tornam única no contexto desta cidade e mesmo de toda a Espanha.


16.45 GRAN VIA

Mesmo ao lado da Plaza de Cibeles: começa outro dos símbolos da cidade: a Gran Via. Foi para lá que nos dirigimos a seguir.

Sendo encarada como a avenida mais icónica de toda a capital moderna, esta avenida concentra um movimento de pessoas e de carros que a tornam muito especial. Um dos edifícios momentos mais marcantes desta avenida é o edifício Metropolis logo no inicio da famosa avenida. este monumento arquitectónico assume-se como o símbolo da avenida e tornou-se uma das imagens de marca de toda a cidade, graças à sua espectacular e muito refinada arquitectura civil.


17.45 DE NOVO A CAMINHO

De volta ao hotel, voltámos a entrar no carro e começámos a dirigir-nos para Sul rumo à muito mourisca Granada.

Com uma paisagem de culturas e de imensas planícies, depois de sairmos da Comunidade de Madrid voltamos a estar em terras de La Mancha. As grades paisagens rurais, cultivadas extensamente formando um mosaico de cores bastante espectacular, esta foi uma paisagem bastante interessante e relaxante que nos retirou do contexto urbano onde estávamos e nos transportou para um novo contexto - o mundo de Dom Quixote e Sancho Pança.


18.45 OS MOÍNHOS DE LA MANCHA

Foi exactamente por caminhos de Dom Quixote que nos dirigimos para a pequena localidade de Campo de Criptana.

É aqui que estão um dos maiores símbolos de toda a comunidade de Castilla La mancha - Os Moinhos de Dom Quixote de La Mancha.

Esta popular personagem de Cervantes tem um dos seus mais icónicos momentos passados nesta pequena e muito rural localidade ... a luta contra os gigantes que o fiel amigo Sancho Pança avisa (muito lucidamente) que são Moinhos.

Assim não poderíamos passar por este território sem desviarmos um pouco da auto-estrada e irmos visitar os últimos 10 (de um conjunto de 31) moinhos que existiam na altura desta histórica obra da literatura mundial. É um cenário mágico, desértico e bastante dramático plasticamente o que é oferecido por esta visão. A simplicidade destes "gigantes" de barro e tijolo, no meio da paisagem semi desértica no alto dos montes é verdadeiramente um momento especial.


21.00 A CABANA NO MEIO DA SERRA

Voltando de novo à esgtrada rumámos directos a Granada e ao nosso muito especial alojamento de hoje: uma Cabana a 15 quilómetros do centro da cidade, em plena Sierra Nevada.

Depois de combinarmos com o dono num cruzamento de estrada (o simpático Jaime), seguimos a sua carrinha por meio de caminhos de terra penetrando bem no meio da Sierra Nevada para irmos ao encontro de uma encantadora e muito bem decorada Cabana de Madeira, perdida no meio da Serra, com impressionantes vistas e uma decoração e equipamento irrepreensíveis.

É mais um alojamento verdadeiramente mágico nesta nossa Aventura Ibérica ...

Por agora terminamos o relato do dia de hoje mesmo antes de irmos jantar numa mesa de madeira no terraço exterior da casa e de nos espreguiçarmos numa cama ao ar livre a desfrutarmos de uma vista única sobre a serra.

Amanhã vamos dirigir-nos ao centro da cidade de Granada e visitar um dos monumentos mais icónicos de todo o Sul de Espanha, antes de nos dirigirmos ao próximo destino ... mas disso falaremos amanhã.

Até lá ... nós vamos desfrutar deste verdadeiro refúgio com muito estilo no meio das montanhas (e de uma noite de 32º C em plena montanha ... o que é raro) e de um jantar que promete ser verdadeiramente mágico!

0 Reality Comments: