FIM-DE-SEMANA INVICTO | EM DIRETO - DIA 2


Tal como o prometido, neste fim-de-semana grande, cá estamos com uma sugestão de um fim-de-semana prolongado na maravilhosa cidade do Porto.

Ontem deixámos aqui as sugestões da primeira noite ... e sugerimos que o dia acabasse cedo, recolhendo ao Ibis Porto Centro Hotel, pois este primeiro dia tem um ritmo bastante acelerado.


A primeira das nossas sugestões vai para que se saia do centralíssimo Ibis e se dê um passeio pelo centro histórico da cidade. Há muitos tesouros monumentais que merecem uma visita nesta cidade do Porto. Assim a nossa primeira sugestão vai para um passeio pedonal pelo centro do Porto.

Aqui fica um percurso que combina alguns dos monumentos prncipais desta magnífica cidade. Saindo do hotel, dirijam-se à Avenida dos Aliados, símbolo de uma cidade cosmopolita e moderna, depois bastan descer e entrar na magnífica estação de São Bento, donde se deve seguir para a monumental Sé do Porto ... e depois atravessar a imponente Ponte D. Luís em direção a uma das localizações mais famosas de todos os postais da cidade: o Mosteiro de N. Senhora do Pilar.


Mas depois de este passeio matinal entre estas impressionantes construções que marcam a imagem do Porto, há um símbolo da cidade que é maior ainda e imprescindível em qualquer visita à cidade: o Vinho do Porto e as Caves da Ribeira de Gaia.

O nosso destaque vai para as caves Grahams, totalmente e fabulosamente remodeladas pelos arquiteto lisboeta Nuno Gusmão. Estas caves vão dar a conhecer não só um dos melhores Vinhos do Porto, como também o seu lado mais requintado.


Depois de uma visia às caves a hora do almoço impõe uma visita ao vizinho retaurante Dom Tonho do Cais de Gaia.

Este mítico templo da gastronomia portuense situa-se num dos locais mais mágicos e que permite uma das vistas mais fabulosas de toda a cidade do porto. Não sendo um restaurante barato, como já se está a poupar na estadia do conformtável e moderno Ibis Porto Centro Hotel, a conta um pouco mais pesada é bastante razoável. Melhor do que tudo é que o deleite de sabores tradicionais é garantido!


Depois de uma demorada e requintada refeição, sugerimos que se atravesse de novo a Ponte Dom Luis (desta vez pelo tabuleiro inferior) e se suba pelas ruas da ribeira em direção ao mercado Ferreira Borges e seguindo-se para outro dos símbolos maiores da cidade invicta: a Torre dos Clérigos.

Aqui chegados a nossa proposta é que se suba à torre ... e que se deixe estarrecer pela vista inpressionante de toda a cidade vista de cima. Este monumento nacional, desenhado pelo italiano Nicolau Nasoni, é um dos expoentes máximos do famoso e reputado barroco portuense. Merece algum tempo de dedicação.


Antes de se regressar ao Hotel Ibis Porto Centro, recomendamos ainda uma paragem noutro dos templos deste Porto tradicional: a Livraria Lello & Irmão.

Esta, que é considerada uma das mais belas e melhores livrarias do mundo, vai ocupar algum tempo deste final de tarde, pois para a explorar convenientemente será necessária mais de uma hora.


Depois de relaxar e de se prepara para a noite, recomendamos que se saia do hotel e se volte a dirigir para a zona mais histórica e se jante no mais recente templo da gastronimia portuense: o Cantinho do Avilez (em plena Rua Mouzinho da Silveira).

Aqui a gastronomia já é mais moderna, mas sempre com a sua base na tradicional cozinha portuguesa. A Excelência desta cozinha vai ser o ponto de partida para a noite que propomos que se passe em plenas Galerias de Paris, a misturar-se com os animados portuenses e a partilhar da sua hospitalidade única.

Mas se hoje nos dedicámos ao Porto Clássico, amanhã, no último dia deste Fim-de-Semana Invicto, vamos dar a volta a um dos maiores símbolos da arquitetura moderna portuguesa ... por isso não perca esta nossa última etapa do nosso especial deste fim-de-semana!

0 Reality Comments: