AVENTURA IBÉRICA | EM DIRETO - DIA 10


O último dia desta nossa Aventura Ibérica chegou. Depois de várias cidades míticas que visitámos da nossa vizinha Espanha, hoje o dia que nos espera é para visitar a Mágica e Exótica cidade de Sevilha em todo o seu esplendor estiva.

As altas temperaturas ameaçam voltar hoje também e por isso, depois de fazermos as malas, saímos logo de manhã para podermos ir dar uma volta pelas ruas pedonais do centro de Sevilha e visitar algumas lojas em busca de umas últimas compras.


11.00 SEVILHA

A capital andaluza é uma cidade cheia de tradições e de símbolos da cultura espanhola.

Todos os grandes símbolos culturais de Espanha, quer seja o Flamenco, as sevilhanas ou as touradas, atingem o seu expoente em Sevilha ... e as suas ruas espelham bem isso.

Pela nossa volta pelas principais ruas comerciais da cidade, foi impossível ignorar as muitas e requintadas lojas que vendem autênticas obras de arte em forma de leques, xailes ou mantilhas. Estes objectos de moda sevilhana atingem preços e formas artísticas absolutamente prodigiosas. Alguns xailes podem valer vários milhares de euros e os leques, dependendo dos materiais em que são feitos e de quem os pinta, podem ter preços absolutamente proibitivos, mas alguns deles (e normalmente os mais caros) são impressionantes obras de arte. Assim não pudémos deixar de nos perder, durante toda a manhã a visitar as várias lojas de leques, xailes e mantilhas que se concentram junto à Câmara Municipal de Sevilha.

Este edifício foi outro dos destaques deste passeio matinal pelas atarefadas ruas. As suas trabalhadíssimas fachadas são um verdadeiro monumento à arte de esculpir a pedra que se encontra um pouco por toda a cidade nos seus edifícios mais nobres.


13.00 A GIRALDA

Depois do passeio matinal por entre lojas de verdadeiras obras de arte da moda sevilhana tradicional, decidimos rumar ao mais icónico monumento da cidade de Sevilha: a Catedral.

Esta catedral católica está construída sobre a estrutura da primitiva mesquita da cidade nos tempos da ocupação árabe. Desde algumas decorações até à estrutura do edifício e a forma como este se articula com o claustro, as memórias arquitectónicas árabes estão sempre presentes e são bastante evidentes. Mas o principal sinal desta herança cultural é a famosa Giralda.

A famosa torre sineira da catedral é o mais importante monumento da cidade e é também a perfeita construção onde a cultura árabe e a arquitectura renascentista ocidental encontram a sua mais perfeita fusão. A elegância, a dimensão e a sua sofisticação arquitectónica e decorativa fazem da Giralda o monumento mais espectacular de toda a cidade de Sevilha.


13.30 O REAL ALCAZAR

Depois de uma duradoura e atenta visita à catedral e ao seu impressionatemente rico tesouro, mudámo-nos para o também famoso e também impressionante Real Alcazar.

Este palácio real, com origens também no palácio do rei nasrida Muhammad V, este palácio real teve vários acrescentos ao longo da história, conservando sempre a sua arquitectura Mudejar como o centro de toda a sua espacialidade palaciana.

Este verdadeiramente deslumbrante palácio (classificado como património mundial pela UNESCO, tal como a própria da Catedral que visitámos antes) é da mesma época do famoso Allambra de Granada (que ontem visitámos) e tem também nos seus jardins (bastante diferentes dos do Allambra) uma das principais atracções.

Românticos, misteriosos, ou grandiosos,os espaços do palácio ou dos jardins são verdadeiramente deslumbrantes.


14.30 ALMOÇO DE TAPAS SEVILHANAS

Assim que saímos de uma demorada e muito surpreendente visita ao Real Alcazar (pois foi-nos permitido visitar quase todas as portas e recantos deste imenso palácio real ... algo raro nos dias que correm em que as visitas aos monumentos são balizadas por percursos fixos e sem tempo para fruir o monumento ao ritmo de cada um) decidimos que era hora de almoçar.

Assim seguimos para a muito popular e vizinha Calle Mateos Gago e sentamo-nos num dos muitos bares de tapas sevilhanas. A ementa foi dominada por muitas bebidas e águas (pois as temperaturas já ultrapassavam os 40º C, tal como no dia anterior) e por uma selecção de tapas sevilhanas que fizeram desta última refeição em terras de Espanha um verdadeiro festival gourmet.


16.00 BAIRRO DE SANTA CRUZ

Foi debaixo de um calor abrasador que nos aventurámos depois de um almoço de qualidade superior e preço inferior, pelo mítico e muito mágico Bairro de Santa Cruz.

No emaranhado de ruas estreitas encontramos prédios de habitação com uma arquitectura decorada com cores, formas, azulejos e gradeamentos absolutamente sublimes. Todo este ambiente, em conjunto com o excesso de calor e as muitas e com as inúmeras pequenas praças, que pontuam o bairro, recheadas de pequenas laranjeiras e fontes mouriscas do século XIX, são um dos mais bonitos e inacreditáveis momentos de toda a viagem.

O esplendor da cidade de Sevilha atinge o seu pico neste simples bairro recheado de palácios e de casas pátio, de igrejas e secretos recantos e de histórias para contar.


17.00 ÁGUA DE SEVILHA

É no emaranhado destas ruas que encontramos a nossa última paragem desta Aventura Ibérica: a charmosa Água de Sevilha.

Esta loja e marca de perfumes feitos à base da água de laranjeira tem a elgância e a capacidade de sintetizar em padrões contemporâneos de boa moda e de bons acessórios a fusão cultural que alimenta a identidade da cidade de Sevilha. Com o exotismo árabe e a sofisticação familiar ocidental fundidas, a Água de Sevilha continua um dos clássicos desta cidade que surpreende sempre a cada visita que lhe fazemos.

Independentemente da sua idade a água de Sevilha é um dos recuerdos mais clássicos e com mais estilo que se pode comprar para perpetuar a memória desta espectacular Aventura Ibérica.


17.30 DE VOLTA A PORTUGAL

Regressados ao carro partimos em direcção a casa, não deixando de passar de carro por três outros monumentos essenciais numa visita a Sevilha: a grandiosa Plaza de España, a enigmática Torre de Ouro e a mítica Plaza de Touros de la Maestranza.

O caminho faz-se todo por auto-estrada directamente até Lisboa, sob uma ideia de nostalgia de momentos vividos nestes últimos 10 dias.

Aqui trouxemos tudo em directo da melhor forma que conseguimos, mas ainda faltam alguns truques e detalhes que deixámos para revelar depois do final da viagem. Estes detalhes e truques fizeram toda a diferença nesta viagem, tornando-a numas férias cheias de estilo e com um custo veerdadeiramente Low Cost.

Assim este fim-de-semana voltamos para revelar estes truques e segredos ... até lá as novidades de estilo voltam já amanhã ... como sempre ... aqui no ... And This is Reality!

0 Reality Comments: