A GRANDE AVENTURA AMERICANA | EM DIRETO - DIA 7


18.30 - ÚLTIMOS MEMORIALS

Mesmo a tempo do pôr-do-Sol, rumamos ao famoso e muito mediático (graças ao filme de Clint Eastwood "Cartas de Iwo Jima"), Memorial a Iwo Jima.

Localizado em pleno bairro de Arlinghton (já do outro lado do rio Topomac, que separa Washington DC e o DIstrict of Colombia de Arlinghton e do Estado de Virginia), este ponto elevado, pouco visitado por estrangeiros, proporciona uma vista sobre todo o The Mall (entre o Lincoln Memorial e o Capitólio em continuo relvado de 1,6 Kilómetros) e os seus inúmeros museus e Memorials, inesquecível. Ainda para mais com um limpo e deslumbrante Crepúsculo de tantas cores.

Logo de seguida e ainda com alguma da luz do dia no horizonte rumamos ao último memorial do dia e último local que visitamos em Washington: Thomas Jeferson Memorial.

São as duas últimas visitas em Washinghton e a despedida da cidade, antes da nova etapa da nossa e Vossa Grande Aventura Americana.


18.15 - O COLOSSO DO PODER

Saídos às 18.00 do museu, encontramos um céu azul e quase limpo de núvens.

Depois da tromba de água das 14.00h, este é o tempo de verão que permite bons passeios.

Rumamos até à National Gallery of Art, mas já fechada só conseguimos apreciar o exterior dos dois edifícios (o East Building é o famoso edifício projectado por I.M Pei, e é dedicado à arte Moderna).

Subimos o The Mall e chegamos ao colossal Capitólio, onde a sua marca mais importante predomina em toda a envolvente: a Cúpula.

Com os seus 88 metros de altura, a famosa e mediática Cúpula do Capitólio dos Estados Unidos da América reina magestática sobre uma paisagem já com cores de pôr-do-sol a chegar. O Capitólio é o local de reunião do Congresso americano, formado pelo Senado (câmara alta) e pela Câmara dos Representantes (câmara baixa).

Ainda nos faltam uns últimos memorials para ver antes de jantar e como tal vamos buscar o carro e fazer o percurso.


15.35 - AIR & SPACE MUSEUM

Saídos em frende ao monumento ao Holocausto, caminhamos até ao famoso e espectacular Air & Space Museum onde almoçamos Mc Donalds (no museu sim! É o principal restaurante do food court deste museu nacional).

Depois de uns Big Macs, uns sundays e uns cafés vamos ver então objectos voadores tão espectaculares e conhecidos quanto o famoso avião dos percursores da aviação, os Wright Brothers, o famoso Apolo XI, o modelo do interior da Columbia ou a cabine de um Jumbo.

Em tamanho real, estas máquinas voadoras estão acessíveis e expostas de uma forma espectacular.

É uma tarde bem passada. É definitivamente um Must See de Washinghton DC.


14.30 - A FORTALEZA

Para quem nao conhece, falamos de o Pentagono (mais um daqueles edifícios miticos de filme)

Assim que entramos de novo no Autocarro recebemos o alerta do condutor, "Não será possível fotografias nas imediacções, devido a medidas restritas e severas de segurança. Qualquer fotografia poderão parar o autocarro e eu não posso fazer mais nada".

Independentemente, da distância e do misticismo que envolve tal estrutura, este é edificio impomente, tal como nos filmes. com as suas devidas reparacções depois de 11/09 já concluídas.

Damos a volta e continuamos de volta para o centro de Washington rumo ao famoso Smithonian.


14.00 - ARLINGTON

Depois de atravessar o rio (novamente de Autocarro, que apanhámos junto ao Lincoln Memorial), chegamos ao famoso Arlington Cementery.

Este famoso cemitério de Washington, onde está JF KenedY e os irmãos, e Jacqueline Onassis (ao lado do ex marido), bem como muitos milhares de soldados que morreram em cenário de guerra impressiona pela beleza e dramatismo da dimensão. A imensidão de lápides brancas que enchem a paidagem em contínuo, até onde o olhar alcança é impressionante e perturbadoramente bonito.

Como disse JF Kennedy uma semana antes de morrer "isto é tão bonito que não me importava que esta fosse a minha últimma morada".

Não fora a tromba de água que caiu nesta altura (que com o calor húmido que está a fazer, transformam a capital americana numa autêntica cidade tropical) o passeio tinha-se prolongado mais, mas assim ... abrigamo-nos, tiramos umas fotos e rumamos ao próximo destino: o Pentágono


13.35 - I HAD A DREAM - OS MEMORIALS

Depois de uma pausa para alimentar esquilos (o que não se deve fazer, mas é muito divertido) com "Madalenas" do pequeno almoço no Starbucks, comer uns gelados tricolores gigantes (Vermelho, Branco e Azul, claro) e beber uma água dirigimo-nos para a zona dos Memorials, onde o gigantesco e descomunal George Washington Memorial (o conhecido Obelisco) se impõe.

Nesta etapa descemos o relvado em frente à Casa Branca até este centro, e viramos à direita para visitar o Memorial à II Grande Guerra, o Memorial ao Vietnam e o espelho de água no fim do qual está o monumental e avassalador Lincoln Memorial, cuja escadaria e o imenso espelho de água testemunharam um dos mais marcantes e mediáticos momentos da história americana: a 28 de Agosto de 1963, nos degraus deste memorial, e perante um espelho de água inundado de gente, Martin Luther King (Dr King, como era conhecido na altura) proferiu o famoso discurso "I Had a Dream".

Estando aqui, perante o calor de Washington em Agosto, percebe-se o avassalador momento que deve ter sido tal ocasião!


12.00 - A CASA BRANCA

Após uma pequena caminhada sob um calor humido difícil de lidar, chegamos a uma zona com restrições de segurança que nos impedem de circular fora de um passeio ladeado por um gradeamento preto (para além do qual está um relvado verdejante) e por blocos de betão, para lá dos quais está uma estrada com forte presença policial a vigiar todos os movimentos dos transeuntes: chegámos à Casa Branca.

Discretamente imponente, sofisticadamente simples, expectavelmente imaculada, a Casa branca é o centro de todo o círculo do poder em Washington e como tal decidimos que sería o primeiro dos monumentos a visitar.

Não decepciona, bem pelo contrário, para quem está à espera de uma pequena construção, até tem uma dimensão assinalável.


11.00 - PRIMEIRA PARAGEM: LEVOU À CASA BRANCA

Depois de acordarmos, de um tipico pequeno almoço no Starbucks entramos no que muitos consideramn uma das melhores formas de ficar a conhecer uma cidade: um Bus Tour.

Rumando ao Financial District, passando pelo único bairro de Geirge Town e acabando na zona mais perto do Potomac, ficámos com uma boa ideia da diversidade de situações da cidade. Ambientes, estilos arquitectónicos, George Washington University, e até a Embaixada Portuguesa (por acaso, destacada pelo guia sonoro), foram alguns dos pontos notáveis da cidade de Washington DC que abriram o dia.

Mas descendo junto ao famoso Hotel Willard hotel, mudamos de registo e passamos à casa do Homem mais poderoso do mundo.


Antes de dormir, fomos dar uma volta, e esta é uma cidade com aspectos bastante surpreendentes.

Com o dia de amanhã fora da estrada e dedicado apenas a esta cidade onde estamos, o passeio de por terras de Washinghton DC vai ser em cheio. Museus do Smithsonian, Memorials, Casa Branca, Capitólio e outros aspectos da cidade vão ser focados aqui.

Por haver tanto para ver, agora vamos dormir.

Amanhã o dia vai ser "Em Grande e Em Bom!"

0 Reality Comments: