UMA ESCAPADELA ITALIANA | EM DIRETO - DIA 3


Chegados ao terceiro e último dia de viagem o despertar é bastante cedo para apanhar o primeiro avião da manhã para Roma (que sai cerca das 6.00 da manhã). Ora tendo em conta que Siracusa fica a uma hora de carro do aeroporto da Catânia e que se tem de estar no aeroporto duas horas antes do voo ... o despertar é bastante cedo.

No entanto há uma recompensa que vale a pena: a autoestrada que liga Siracusa ao aeroporto da Catânia segue em direcção a um dos maiores símbolos da Sicilia - o Vulcão Vesúvio. Ora com a hora matinal em que  propomos levantar é seguro que durante esse mesmo caminho, seja a visão do nascer do Sol por de trás do Vesúvio que marque essa madrugada ... e esta despedida da Sicilia em direcção à grande Roma.


Depois de um voo breve, e de uma viagem de combóio, chega-se à eterna e belíssima Roma!

A nossa sugestão é que se entre no metro e se saia no Circo Massimo, e que daí se siga em direcção ao centro histórico da cidade. Este pequeno passeio vai permitir uma entrada numa das maiores zonas monumentais do mundo, de forma suave e gradual, até se chegar ao seu apogeu e grande entrada (neste nosso percurso): o colossal Coliseu. Esta estrutura romana impressiona não só pela sua proporção e forma, mas essencialmente pela sua dimensão. É uma das ruínas romanas mais impressionantes da antiga Roma!


Depois do Coliseu recomendamos que se atravesse o fórum romano (sem entrar no recinto, mas sim pela Via dei Fori Imperiali) e se siga até ao muito conhecido "Bolo de Noiva": o monumento a Vitorio Emanuel II.

Este impressionante monumento marca a entrada de uma das zonas mais interessantes da cidade, recheada de monumentos, locais míticos, ruas cheias de grandes lojas e uma vida urbana ultra cosmopolita (e muito turistica ... diga-se).


O nosso destaque neste emaranhado de ruas vai para quatro locais: a muito movimentada Via del Corso; a belíssima Fontana di Trevi (um dos monumentos mais belos e perfeitos do mundo, em nossa opinião); a espectacular Piazza di Spagna (a sua escadaria monumental é verdadeiramente única e torna obrigatória uma visita); e a Via Condotti (com as suas muito exclusivas e muito sofisticadas lojas de moda).

É um passeio que vale a pena demorar-se um pouco mais e aproveitar o dolce fare niente romano ... mais conhecido pela Dolce Vita.


Depois deste passeio serão horas de um amoço tardio, pelo que temos a sugestão perfeita para tal situação. Muito perto do cruzamento da Via Condotti com a Via del Corso tem-se a Antica Focacceria San Francesco (na Piazza della Torretta, 38).

Aqui pode-se deliciar umas massas e umas focaccias únicas e que fazem despertar os paladares exigentes e gourmet. A nossa sugestão vai para a Focaccia vecchia Palermo (acompanhada pela deliciosa Caponata di Malanzane ... imprescindível) e para o Rigatonni alla Norma. Duas absolutas delícias que farão deste repasto digno de qualquer deus romano.



Depois de recarregar as baterias (com tempo e calma, pois Itália não é um país que se compadeça com grandes pressas ... ou perde-se o verdadeiro sentido do espírito italiano) está na hora de fazer o resto da Via del Corso até ao final e atravessar a Piazza del Popolo (lindíssima) e entrar no metro e rumar até ao próximo e último destino: a White Gallery (Piazza Guglielmo Marconi, 18, metro EUR Palasport).

Aquiu nesta imensa e requintada concept store pode-se encontrar de tudo, com um luxo e uma sofisticação para todas as carteiras. Desde as mais elitistas e caras marcas de moda mundiais até aos mais curiosos pequenos objectos de artistas independentes, aqui tudo se encontra ... e é uma verdadeira surpresa para os olhos e para o gosto, pois refresca a nossa ideia de Roma - A cidade Eterna não é apenas história e monumentos, mas também contemporanea e avantgard. Aqui ficarão pelo menos uma hora ... mas depois, já com os respectivos sacos na mão (pois não acreditamos que se resista a esta loja facilmente ...) é rumar ao aeroporto para apanhar o último voo do dia em direcção de novo a casa.

Este é um programa para três dias, que, programado com tempo, pode ser bastante low cost (fora compras, claro) e que transforma qualquer fim-de-semana alargado numa viagem especial ... e não muito cara. Aqui fica esta sugestão ... mas teremos mais novidades mais em pleno dia de Santo António. Amanhã ... claro que voltamos com mais novidades ... claro!

0 Reality Comments: