AVENTURA IBÉRICA | EM DIRETO - DIA 4


Este é o nosso primeiro dia em Barcelona e esta cidade tem muito que ver, assim decidimos que o melhor seria acordar cedo e por-nos em marcha para um dia repleto de visitas.

O nosso objectivo para este dia foi visitar todo o centro histórico e antigo da cidade. Esta zona da cidade está dividida em três bairros: o Raval que vai das rondas de Sant Antoni e de San Pau até às famosas Ramblas; o Bairro Gótic que vai das Ramblas à Via Laetana; e o Born que vai da Via Laetana ao Parc da Ciudadela.


10.00 O RAVAL

Os três bairros têm características bastante diferentes entre si. O bairro do Raval é o que iniciou a sua caminhada turística mais recente e também o que assinalou o inicio do nosso dia de hoje.

Sendo um melting pot de culturas entre os emigrantes asiáticos (paquistaneses e indianos), a cultura dos skaters e artistas underground e urbanos, este bairro caracteriza-se por uma atmosfera bastante alterativa e garantindo uma experiência urbana muito marcadamente multicultural.

Devido à sua proximidade com o Porto Velho de Barcelona, este bairro, historicamente, sempre foi um local com uma frequência de marinheiros, emigrantes ilegais e prostituição. Até que em meados do século XX um processo de regeneração do bairro o recuperou no caminho da multi culturalidade e das culturas urbanas mais alternativas e mergentes. Hoje é um bairro pujante do ponto de vista cultural e é essencialmente frequentado por artistas jovens, imigrantes de diversas etnias e muitos amantes das culturas alternativas urbanas e contemporâneas.


10.30 CCCB

Logo pela manhã rumamos ao nosso primeiro destino do dia - o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.

Este centro de excelência da arte contemporânea da Catalunhã situa-se em pleno bairro do Raval e assume-se como um centro de exposições temporárias de arte contemporânea de vanguarda. Aqui visitámos uma exposição do fotógrafo catalão Martin Parr e do seu mais recente trabalho sobre o coleccionismo. Foi sem qualquer dúvida uma das melhores e mais desafiantes exposições que vimos ultimamente. Quer pela forma como estava montada quer pela capacidade de desafiar as fronteiras do gosto estabelecido e dos conceitos de arte implantados na sociedade culta dos tempos que correm.


11.30 LA BOQUERIA

Depois de deixarmos uma excelente exposição para trás, dirigimo-nos até às famosas ramblas e descemos até ao mítico Mercado de La Boqueria.

Este típico mercado catalão tem a vivacidade típica dos antigos mercados tradicionais completamente intacta. Apesar do enxame de turistas que o invadem diariamente, o carme e a exuberância das cores de todas as frutas expostas, os agradáveis e muito típicos cheiros dos magníficos enchidos e queijos catalães ou o muito animado cenário da secção dos peixes e das carnes fazem deste mercado uma paragem absolutamente obrigatória nesta visita.

Aqui perdemos algum tempo a contemplar a vida deste mercado, a forma como os vendedores lidam com este fluxo turístico sem perderem a sua autenticidade e a sua genuína simpatia bem como todos os irresistíveis e deliciosos produtos expostos nas muitas bancas deste mercado de Barcelona antiga.


13.00 O ALMOÇO

Saídos do Mercado de La Boqueria, não resistimos a dirigir-nos ao nosso restaurante para o almoço de hoje: o muito charmoso Mama Café.

Situado muito perto das traseiras do mercado, este restaurante respira todo o charme despretensioso e descontraído do Bairro do Raval. Rodeados apenas de Catalães (nem um turista se encontrava no restaurante) escolhemos de entradas um muito catalão Arroz Negro, um creme de tomate e uns canelones de atum frios com molho de iogurte e ervas que estavam absolutamente divinos! O começo deste repasto anunciava um excelente almoço.

Entusiasmados com este inicio os pratos que se seguiram e as sobremesas que encerraram corresponderam por completo às expectativas criadas ... e tudo por um preço impressionantemente económico.


15.00 PALAU GÜELL

Depois do magnífico almoço que tivemos foi hora de deambular pelo Bairro do Raval em direcção ao Mar. Passando pelas estreitas ruas deste bairro, percorrendo a muito recente Rambla del Raval, e metendo-nos por vielas cujo aspecto deserto poderá dissuadir os menos aventureiros (o que não é o nosso caso) chegamos ao nosso próximo destino: o muito ignorado pelos roteiros turísticos menos exploradores Palau Güell.

Esta obra tem a assinatura de Gaudí e é a primeira obra assinada por este nome maior da arquitectura de Barcelona espelhando de forma magistral o seu meticuloso e muito especial trabalho arquitectónico, que mais tarde vai marcar de forma inequívoca toda a identidade da cidade de Barcelona do século XX. Sendo uma casa de uma das mais importantes famílias do princípio do século XIX em Barcelona, a sumptuosidade desta casa espelha todo o poder económico e social desta família num estilo de arquitectura (de exteriores e de interiores) muito própria da linguagem de Antoni Gaudí.


16.00 AS RAMBLAS E CÓLON

Foi com a visita ao Palau Güell que deixámos o bairro do Raval e entrámos no Bairro Gótic (não sem antes descermos à Plaza Colon e vermos este monumento icónico da cidade e vislumbrarmos a magnífica vista que daqui se tem do Porto Velho da cidade).

Mas antes de entrarmos no próximo bairro do casco antigo, não resistimos a passear um pouco nas tão afamadas Ramblas. Esta afamada avenida de Barcelona, que liga a Plaza Catalunia à Plaza Colón (na foto), e onde tudo se passa e (segundo diz o ditado) onde se passa pelo menos uma vez por dia (o que se confirma, pois nós só neste dia passámos pelo menos umas quatro vezes), concentram um movimento de pessoas e turistas e uma animação urbana única em toda a cidade.

O seu nome deve-se ao facto de esta avenida serem na realidade 5 avenidas seguidas e consecutivas com nomes distintos (Rambla de Canaletes, Rambla dels Estudis, Rambla de Sant Josep, Rambla dels Caputxins e Rambla de Santa Mònica), mas que popularmente todos lhes chamam Las Lamblas.


16.30 PLAZA REAL

Entramos então no Bairro Gotic. Este Bairro do casco antigo da cidade caracteriza-se por concentrar os principais edifícios monumentais da cidade antiga. Com uma atmosfera mais turística, o Bairro Gótic tem um conjunto de edifícios bastante antigos e cheios de história.

O nosso primeiro destino é a muito movimentada Plaza Real, que com as suas muitas e muito movimentadas esplanadas, as frondosas palmeiras e as muito oitocentistas fachadas nos recebe em grande neste novo bairro antigo do centro histórico.


17.00 A CATEDRAL

Rumando ao centro do Bairro (e passando pela bela igreja de Santa Maria del Pi), chegamos à magnífica e muito impressionante Catedral de Barcelona.

Esta catedral, começada a construir ainda no século XIII, guarda na sua arquitectura mais de sete séculos de construção (por incrível que pareça, esta capital de estilo gótico foi apenas terminada a sua construção em 1913).

É um dos tempols mais impressionantes do reino de Espanha pela sua beleza e elegância góticas. O seu cadeiral em madeira negra e o seu claustro são os dois elementos mais impressionantes desta imponente construção.


17.30 PLAZA SANT FELIPE NERI

Depois de entrarmos pela porta principal da catedral optamos por sair pela porta do claustro e dirigimo-nos pela pequena e não muito movimentada rua em frente em direcção ao nosso próximo destino deste dia: a praça San Felipe Neri.

Nesta pequena praça a calma reina. Longe das multidões de turistas que invadem os principais espaços monumentais do Bairro Gótic, encontramo-nos rodeados de fachadas de pedra com muitos séculos de história.

Com uma bucólica fonte no centro, a principal curiosidade deste espaço são os impressionantes danos que a parte baixa destas fachadas da praça têm. Este paraíso histórico encerra em si uma história bastante dramática: durante a famosa guerra civil espanhola, foi nesta praça que se deu a explosão da maior bomba que rebentou em Barcelona. Ainda hoje visíveis, os danos causados por esta explosão nas fachadas dos monumentos que a conformam são impressionantes e não deixam qualquer pessoa indiferente à violência que esta guerra deve ter sido.


18.00 PLAZA DE SANT JAUME

Descemos então mais um pouco por ruas estreitas repletas de antiquários curiosos e pouco turísticos e chegamos à praça que é considerada como o centro cívico da cidade de Barcelona: a Plaza de Sant Jaume.

Remontando as suas origens à ocupação romana, esta praça concentra hoje em dia (e desde o século XIX) os dois edifícios sede do poder catalão e do poder de Barcelona: o Palau de la Generalitat (Palácio do Governo Autonómico) e a Casa de La Ciutat (ou Câmara Municipal).

Estes dois edifícios concentram todas as atenções nesta praça com a sua majestática e muito imponente arquitectura neoclássica.


18.15 PLAZA DEL REI

Foram cinco minutos a pé e já estávamos no nosso próximo destino a Plaza del rei.

Esta muito curiosa e bem conservada praça medieval concentra um conjunto de edifícios bastante curiosos, sendo de destacar o palácio Condal (residência real quando os reis se deslocavam à cidade condal) e que serviu para receber Cristovão Colombo depois da sua primeira viagem à América.

Foi exactamente neste palácio que os Reis Católicos (Isabel e Fernando), depois de unificarem toda a península Ibérica, se encontravam e receberam em 1492 tão immportante personagem histórica para receber a notícia que iria revolucionar o mundo dessa época em diante.

É uma grande curiosidade termos visitado os dois edifícios onde os reis católicos receberam Cristovão Colombo depois das suas duas primeiras viagens à América (a Casa de Cordon em Burgos e agora o Palácio Condal de Barcelona).


19.00 O BORN

É já ao final da tarde que nos dirigimos para o terceiro bairro do casco antigo da cidade de Barcelona: o Born.

Devido à sua localização central, à abundância de palácios e praças mercantis e à sua mais qualificada malha urbana (pois está bastante pontuada por praças e pracetas, este é talvez o bairro do casco antigo mais elegante e sofisticado.


19.05 MERCADO DE SANTA CATERINA

Começamos a nossa visita por visitar (por fora, pois pelo avançado da hora já não foi possível entrar) o renovado Mercado de Santa Caterina.

Renovado e modernizado em 2005 com um projecto assinado pelo muito conceituado (e já falecido) arquitecto de Barcelona Enric Miralles, este mercado de meados do século XIX concentra actualmente, não só as funções de mercado tradicional de frutas peixes e carnes, mas também um conjunto de restaurantes e cafés, lojas de arte e design e de moda que animam toda a zona em redor e lhe dão uma vida e um ambiente muito cosmopolita.


19.20 CARRER MONTCADA

Dirigindo-nos pelas traseiras do mercado em direcção ao porto, entramos rapidamente na mais famosa e conhecida rua do Bairro do Born: a Carrer Montcada.

A importância desta rua está em dois factores distintos: a grande quantidade de palácios do século XVII que ainda hoje se encontram intactos, e em excelentes condições de conservação, com fachadas de belos traços arquitectónicos e lindíssimos pátios interiores que são possíveis de visitar; e uma concentração grande de importantes e interessantes museus, entre os quais se destaca o Museu Picasso (que não pudémos visitar dado o adiantado da hora a que lá chegámos).


19.45 SANTA MARIA DEL MAR

É exactamente no final da Carrer Montcada que se encontra o animado Paseio do Born (com as suas esplanadas cheias) e as traseiras do último Monumento que queremos visitar hoje: a Basílica de Santa Maria del Mar.

Esta igreja é a favorita dos habitantes de Barcelona. Pela sua popularidade, pela sua excelente acústica e pela sua excelente visibilidade interior (pois é constituída por um único e aberto espaço, o que permite uma visualização de todo o espaço da igreja de qualquer ponto onde nos encontrmos), esta Basílica é muitas vezes utilizada para concertos.

Construída no século XV em apenas 55 anos (um prazo bastante curto para a Idade Média) com o dinheiro dos ricos mercadores e construtores navais que viviam na vizinha Carrer Montcada, esta é a única igreja de estilo puramente gótico que existe na cidade de Barcelona.


20.00 AS TAPAS DE FIM DE TARDE

Depois de um dia tão recheado de visitas e uma vez que conseguimos cumprir o objectivo do dia decidimos ir celebrar com umas tapas de fim de tarde (pré jantar) antes de irmos até ao nosso apartamento deixar os vários sacos de compras que se acumularam durante todo o dia.

Assim rumamos até ao muito discreto mas muito bem frequentado e muito trendy Marguerita Blue (Carrer Ample, 46) e tomar uns cocktails e uns sumos a acompanhar umas tapas de estilo mexicano soberbamente elaboradas.


22.30 O JANTAR

Depois passarmos pelo apartamento e deixarmos os nossos muitos sacos, descarregarmos as muitíssimas fotos do dia para o computador e de descansarmos um pouco (bem como de comprarmos o essencial para o pequeno almoço de amanhã num mini mercado paquistanês tão típico do bairro do Raval), rumamos ao nosso destino final do dia: o Restaurante El Jabali de Ronda.

Este muito tradicional e nada turístico restaurante de tapas catalãs (situado na Ronda Sant Pau, 15) foi mais uma verdadeira experiência gastronómica única. Com as famosas Patatas Bravas na ementa, a menos conhecida mas muito típica Esqueixada de Bacalau na mesa e um Pan amb Tomate também presente (entre outras iguarias verdadeiramente deliciosas), este foi mais um jantar de tapas memorável, em que respeitámos a gastronomia tradicional local e ao mesmo tempo não repetimos nem uma especialidade espanhola.

Depois de mais um luxo gastronómico rumámos a casa, pois o cansaço já era muito e o programa do dia seguinte ainda promete ser mais exaustivo e extenso que o deste dia ... por isso viemos dormir, porque temos de nos poupar para amanhã em que temos a certeza que mais ícones da capital catalã vão marcar o dia e em que mais surpresas e locais menos visitados vão nos trazer muitas surpresas que aqui vamos trazer para partilhar em directo com todos.

Até amanhã ... e até cá a todos os que nos estão a seguir!

0 Reality Comments: