GIRO AL NORTE | EM DIRETO - DIA 7



O HOTEL E O DOMO - AMBOS ESPETACULARES

Hoje acordámos num excelente hotel em Milão: o J24. Com um design de interiores que mistura o estilo industrial com a sofisticação moderna, este hotel fica fora do centro mas super bem localizado, e tem um serviço e uns quartos absolutamente exemplares. É um hotel de quatro estrelas com muita qualidade e que nos garantiu uma noite espectacularmente alojados e descansadamente dormida.

Mas o nosso dia de hoje tem várias visitas, e assim sendo, saímos do hotel, apanhamos o metro e vamos diretos ao nosso primeiro ponto de visita: o Domo de Milão. Esta é uma catedral com uma dimensão e uma espetacularidade arquitetónica absolutamente incríveis.

Mal saímos da estação de metro do Domo, o sentimento que toma conta de nós é de maravilha perante o edifício que temos à nossa frente. Com um gótico tardio e verdadeiramente flamejante, esta capital e os seus inúmeros pináculos esculpidos e trabalhados é um ícone da cidade ... e merecidamente.

Ora se o exterior é espectacular, o seu interior não é menos. Todo ele desenvolvido em salão, o espaço, todo ele profusamente povoado de impressionantemente altas e elegantes colunas, é imenso. A dimensão exterior é um factor importante, mas é no seu interior que a altura e a profundidade espaciais desta catedral tem o seu expoente máximo. Esta foi uma visita perfeita para iniciar este nosso primeiro dia em Milão.





AS GALERIAS E O ALMOÇO NAS COMPRAS

Ainda conquistados e arrebatados pela beleza do Domo, saímos e rumamos às vizinhas Galerias Vittorio Emanuele. Esta rua interior a um quarteirão da praça do Domo é talvez a galeria comercial mais bela e famosa do mundo e sem qualquer contestação.

A sua arquitetura monumental, a sua dimensão descomunal e as fabulosas e históricas lojas que lá se encontram, fazem desta estrutura urbana e comercial algo muito especial. Ora foi aqui que decidimos que o resto do dia ia ser passado nas famosas compras que só se conseguem fazer em Milão. Há quem diga que que nao há lojas em mais nenhuma cidade do mundo como há em Milão ... e é em honra a esta fama que decidimos: o nosso dia de hoje será passado nas compras ... mas em bom!

Assim é mesmo aqui nas Galerias Vittorio Emanuele que começamos uma das duas missões consumistas desta viagem: uma carteira de senhora. Estamos, obviamente, no local certo, ou não estivéssemos rodeados de lojas de marca como a Prada, a Gucci ou a Armani. Mas depois de as percorrer a todas, percebemos que ainda não é aqui que encontramos o que queremos.

Ora como é hora do almoço, decidimos fazer uma pausa e ir até ao muito próximo Peck Milano. Esta loja gourmet é uma autentica instituição milanesa, na arte do bem comer. Aqui encontram-se talvez os melhores produtos gourmet da cidade ... e tem-se também uma cafetaria e um restaurante (este no primeiro andar). É aqui que decidimos almoçar e deliciar-nos com as iguarias que nos são oferecidas na carta. Claro está que, depois de almoço, não resistimos a dar uma volta pela loja e a perder-nos em compras de massas, pestos e outros produtos com um aspecto e uma promessa de sabor absolutamente irresistíveis. Tão irresistíveis ... que não resistimos!




OS RINASCENTI E O QUADRILÁTERO

Já de sacos na mão, passamos pelo vizinho Starbucks Roastery para vermos este espetacular Starbucks e tomarmos o nosso café. Sim este é um Starbucks que vale a pena vir visitar, pois não só tem lotes de café exclusivos e muito especiais, como todo o espaço é absolutamente espectacular ... ou nao estivesse instalado dentro de um verdadeiro Palazzo milanês.

Mas a paragem aqui foi curta (até porque estava cheio de gente, e nesta viagem nao estamos habituados a grandes multidões, apesar de estarmos num dos maiores destinos turísticos do mundo ... é o que dá virmos nesta época de Inverno ... é uma autêntica maravilha) e rapidamente seguimos para o luxuoso Rinascenti do Domo.

Estes grandes armazéns sao o local perfeito para conhecer (e comprar dizemos nós) peças especiais de marcas muito boas. Das francesas Chanel ou Saint Laurent, às italianas Valentino ou Dolce and Gabanna, passando pelas mais alternativas Vetements ou Off White, todas estão presentes neste espectacular armazém. Mas é preciso prepararem-se, pois se estiver em saldos (como estava hoje), então esta não é uma visita para quem gosta de moda ou de fazer compras ... é que os saldos aqui chegam aos 80% ... e nestas mesmas marcas. Claro está que não resistimos a fazer mais umas compras ... só que ainda não foi aqui que encontrámos a tão procurada carteira de senhora.

Claro que uma boa sessão de compras em Milão, não fica completa sem uma passagem pelo famoso "quadrilátero da moda". Este conjunto de ruas fica próximo do Rinascenti e portanto decidimos ir a pé, e foi assim que chegámos às tão afamadas Via della Spiga e Via Montenapoleone. É nestas duas discretas ruas e nas perpendiculares entre elas que se pode encontrar um impressionante número de lojas de moda. Mais ainda: é neste "quadrilátero" que se situam as lojas mais impressionantes e especiais de todas as marcas de moda em Milão.

Estando já a cair a noite, foi aqui que fizemos o derradeiro esforço de encontrar a carteira de senhora ... e conseguimos. Na mega e espetacular loja da Armani, em plena Via Alessandro Manzoni, depois de um dia de buscas intensivas, conseguimos finalmente encontrar a tão desejada carteira. Melhor que tudo é que nem foi assim tão cara, pois nesta loja existem todas as linhas da famosa marca milanesa e assim consegue-se ver toda a gama de acessórios e de preços que ela tem.





O COCKTAIL DE FINAL DE TARDE E O JANTAR TRADICIONAL

Em Itália existe uma tradição muito própria: tomar um aperitivo antes de jantar num bar. E, com o sentimento de missão cumprida (de termos encontrado a afamada carteira de senhora) fomos até ao bar do luxuoso hotel Príncipe de Sabóia onde provámos alguns dos cocktails disponíveis e picámos algumas iguarias que nos serviram a acompanhá-los. Aqui tudo é luxuoso e de qualidade, até os sofás onde descansámos da nossa maratona de lojas de hoje ... rodeados de sacos e de boa bebida e ainda melhor comida!

Mas o nosso dia ainda não estava completo, pois ainda nos faltava jantar. Assim passámos pelo nosso hotel, deixámos as compras do dia, arranjámos-nos e voltámos a sair para irmos até à muito tradicional Trattoria Masuelli San Marco.

Este é um restaurante tradicional de Milão, bastante concorrida e muito popular entre os locais. Assim não admira que quando chegámos déssemos conta que éramos os únicos turistas no local. É que este é um restaurante que não serve alta cozinha, mas antes uma deliciosa cozinha tradicional. Foi aqui que jantámos neste dia em que foi a Milão tradiconal que dominou ... e o jantar foi também bastante clássico. De entrada tivemos uma Velutatta de Grão e Tomates assados, depois veio um Ossebuco com Risotto de Açafrão e por fim um exemplar Tiramisú ... tudo absolutamente delicioso e primorosamente feito.

0 Reality Comments: