O NOVO EXPRESSO DO ORIENTE | DIRECTO - DIA 18


10:00 O Último Despertar no Oriente

É o nosso último dia aqui em Singapura e o penúltimo dia deste nosso "Novo Expresso do Oriente".

Já nos começa a invadir uma sensação de nostalgia perante todo um conjunto de maravilhas que vimos, aventuras que vivemos e sensações que tivemos ao longo da viagem ... mas o tempo não pára e como estas são as nossas últimas horas para gozarmos desta cidade de Singapura, decidimos fazer as malas, fazer o check out do Wanderlust e rumar às ruas de Singapura.

Sim porque este "Novo Expresso do Oriente" ainda não chegou exactamente o fim ... pois amanhã ainda teremos mais um destino antes do final ... mas por enquanto ainda estamos em Singapura ... por isso vamos passear e ver mais locais que ainda nos faltam conhecer.


11:00 Little India

A nossa viagem do "Novo Expresso do Oriente" não ficaria completa ignorando um dos países e uma das culturas mais importantes do Oriente: a Índia.

Como não tivemos tempo para podermos passar por este "sub-continente" (como é chamado, pela sua dimensão e diversidade) decidimos marcar a presença desta civilização com uma visita a um dos bairros mais emblemáticos de Singapura: a Little India.

Este conjunto de estreitas e muito coloridas ruas, são um dos bairros mais típicos da cidade estado. É entre estas ruas que a cultura de uma das etnias mais importantes de Singapura expressa e vive na plenitude a sua cultura originária. As cores dos prédios, as lojas, as publicidades, os restaurantes, os cheiros dos seus cozihados, transformam esta zona numa autêntica janela para uma Índia contemporânea e arreigada aos seus costumes e tradições.


12:00 Os Jardins Botânicos

Depois de um passeio pelo meio das ruas de Little India apanhámos um táxi e fomos até uma das atracções mais curiosas e mais belas desta cidade do sudoeste asiático: os seus Jardins Botânicos.

A proximidade de Singapura da linha do Equador e ao mesmo tempo a sua proximidade do oceâno e os seus imensos recursos financeiros fazem com que não só o clima seja o correcto para ter um dos melhores Jardins Botânicos do Mundo, mas essencialmente tenha os meios para os construir e manter. Se não são os melhores do Mundo, estão seguramente entre os primeiros.

A dimensão destes jardins é tão grande, que este é um dos principais parques da cidade de Singapura. É aqui que acontecem vários concertos ao fim-de-semana em palcos ao ar livre no meio deste cenário natural único e grandioso, ou que se encontram pelos cantos e relvados grupos de amigos a fazerem pic-nics, como em qualquer parque urbano do mundo.

É um passeio que vale a pena fazer, pela beleza natural de todo o cenário.


12:30 O Orquidário

No centro das nossas atenções para esta visita aos Jardins Botânicos de Singapura esteve o famosíssimo Orquidário.

Não é por acaso que Singapura tem uma flor nacional oficial e que esta é uma orquídea (a Vanda Miss Joaquim, aqui na foto): é que é aqui em Singapura que está o jardim com maior número de espécies de orquídeas de todo o Mundo.

Este é um local único e memorável e que não só deixa qualquer um absolutamente rendido a estas flores mágicas e hipnotizantes, mas essencialmente deixa qualquer um arrebatado pela diversidade e pela impressionante variedade de espécies, sub-espécies e derivações que existem de orquídeas tropicais.

A imensidão de tipos de orquídeas é tanta que muitas ainda nem têm nome científico, pelo que é costume do Governo do Estado de Singapura, a visitantes especiais, oferecer a escolha de uma orquídea para esta ter o seu nome como nome científico oficial. É assim que existe uma orquídea Kofi Anan, outra Margareth Tatcher ou outra Nelson Mandela (entre muitas outras que ganharam nomes de visitantes ilustres deste estado asitático).

Este é um passeio entre uma natureza luxuriantemente bela e exuberantemente especial.


14:00 A Chuvada Equatorial

Estávamos nós a sair dos Jardins Tropicais e mais uma vez nesta viagem cai uma chuvada tropical que nos deixa perfeitamente sequestrados à espera que esta acabe.

Depois de mais de meia hora de um dilúvio absolutamente incrível e que transformou a paisagem dos Jardins Tropicais, num autêntico e impressionante cenário de filme (pois esta chuva vinha acompanhada por uma trovoada fortíssima, ao contrário da que apanhámos em Banguecoque).

O resultado, além de ficarmos completamente ensopados (por termos sido apanhados desprevenidos em plenos Jardins Tropicais com esta torrente de água repentina), o que com o calor que fazia não significou mais do que algum desconforto das roupas a colarem ao corpo, foi cerca de uma hora à espera de um taxi para nos levar até ao nosso próximo destino: o nosso almoço.


15:30 O Almoço Árabe

Depois de uma viagem que explorou o novo e emergente sudoeste asiático, com incursões a locais mais desconhecidos (como a Sumatra e Yogyakarta), a locais míticos (como Bali) e a grandes metrópoles (como Banguecoque, Kuala Lumpur ou Jacarta e Singapura), em que não ignorámos as incontornáveis culturas orientais - China, Japão e Índia - havia uma cultura que faltava: a riquíssima cultura árabe.

Sendo estes os últimos momentos em Singapura e o penúltimo dia do nosso "Novo Expresso do Oriente", não resistimos a acabar a nossa visita de Singapura na Arab Town. Assim, e porque já passava da hora de almoço, a primeira paragem foi feita no modesto mas muito típico restaurante "Café Le Claire" (Arab Street, 33).

Aqui pudémos novamente ter uma refeição que explorou sabores novos nesta viagem. A gastronomia árabe (neste caso mais libanesa, pois os donos deste pequeno mas conhecido restaurante são originários do Líbano) tem uma riqueza de texturas e de sabores e uma sofisticação de temperos e de cheiros que enebriam o nosso apetite e satisfazem o nosso paladar.

Foi um almoço digno de nota!


17:30 Arab Town

Depois de um repousado almoço (e já completamente secos), fomos então explorar a Arab Town.

Claro que aqui o que reina são mil e uma lojas de produtos árabes, que nos transportam para outra região do globo. A música que emana dos estabelecimentos, as carpetes maravilhosas e de desenhos geométricos ou naturalistas, os trabalhos bordados de tecidos de cores absolutamente hipnotizantes, os cheiros das especiarias, ou os enebriantes perfumes que saem das famosas lojas de fragâncias árabes, são elementos de sobra para nos levar a mais uma sessão de compras final ... e foi o que aconteceu!

Não tendo a estrutura de uma medina árabe, este pequeno bairro tem bastante ambiente árabe, pelo que quando entramos numa loja para comprar o que quer que seja, somos imediatamente impelidos para uma das lógicas de negócio mais famosas nesta cultura: o regatear dos preços. Assim o fizemos até à exaustão e fizemos boas compras e passámos bons momentos finais em Singapura e no Oriente.


20:15 O Gigantesco Aeroporto de Singapura

Depois de passarmos mais tempo do que devíamos em plena Arab Town, seguimos de volta para o Hotel para nos podermos refrescar (pois tiveram a amável atenção de nos oferecer um quarto para tomarmos duche e nos refrescarmos, uma vez que íamos partir bastante mais tarde do que a hora do nosso check out) e então rumar para o aeroporto para apanharmos então os vôos da Etihad que nos iram transportar de novo até à Europa.

Foi uma viagem sem qualquer sobressalto de trânsito ou engarrafamentos (e ainda bem pois já íamos um pouco atrasados) até ao gigantesco aeroporto de Singapura. Este é um dos maiores aeroportos da Ásia e é sem dúvida um impressionante e desmesurado centro comercial onde existe tudo: lojas de marcas de todas as gamas e origens; vários jardins para se passear ao ar livre; um sem número de cafés e restaurantes e respectivas esplanadas; parques infantis e infra-estruturas de diversão; templos de oração das mais diversas religiões e credos; etc..

Depois de algum tempo a explorar esta impressionante estrutura, dirigimo-nos para a nossa porta de embarque e voltamos a estar no exclusivo e de muita qualidade território da companhia Etihad.

Assim apanhamos o vôo que nos levará até Abu Dhabi de novo onde apanharemos o segundo vôo que nos levará de novo até à Europa e ao nosso último destino desta viagem: a chamada Capital da Europa - Bruxelas.

Hoje passamos a noite a bordo, mas amanhã (depois de mais um vôo de várias horas), traremos os últimos detalhes e as últimas visitas deste "Novo Expresso do Oriente". Estamos quase no fim desta Viagem de Verão 2013 ... mas ainda faltam mais alguns locais a visitar ... por isso não percam!

0 Reality Comments: