A GRANDE AVENTURA AMERICANA | EM DIRETO - DIA 10


21.00 - A ESTRADA DOS GRANDES HORIZONTES

Horas passadas e ainda nos falta muito até ao final da jornada de estrada final que nos conduzirá a Nova Orleães. O que vale a pena salientar é a mudança de paisagem que ocorre assim que saímos de Macon e à medida que rumamos ao Sul se vai assentuando: a paisagem torna-se plana até à infinidade.

Até onde a vista alcança a paisagem estende-se cultivada e continuamente verde e cuidada.

A paisagem dos Grandes Horizontes domina a nossa estrada e auto-estrada rumo a Sul. Nova Orleães é o nosso destino ainda hoje!


17.00 - AS CASAS TRADICIONAIS

Pouco depois de sairmos de Juliette, chegamos à cidade cuja reputação da arquitectura, a torna uma passagem obrigatoria: Macon Georgia.

Além de uma típica cidade do Sul dos Estados Unidos (Igrejas de todas as religiões por todos os lados e vegetação ambundante e quase tropical), o que tem de especial Macon são as suas casas do Século XIX e príncipios do Século XX. Muito bem conservadas, estas casas correspondem totalmente ao imaginário das "Grandes Casas do Grande Sul": Alpendres de estilo neo grego com colunatas de vários andares de altura e frontões; janelas generosas a fazer lembrar ligeiramente a arquitectura victoriana; grandes árvores fronteiras em grandes jardins bem tratados, seguidos por plantações e campos de cultivo (algumas).

A cidade é digna de filmes como o mítico "E Tudo o Vento Levou" ou "Show Boat". Voltamos à estrada e rumamos ao profundo Sul e ao nosso destino final: Nova Orleães.


15.00 - O VELHO E TRADICIONAL SUL

Saídos da moderna e contemporânea Atlanta, rumamos umas milhas a SUl em direcção a Macon e fazemos um pequeno desvio para Oriente até Juliette.

Conhecida por ter sido o cenário escolhido para as filmagens do filme dos anos 1990 "Fried Green Tomatoes", protagonizado por quatro grandes actrizes americanas (Jessica Tandi, ??, ?? e ??) e que conta as relações entre elas num Sul tradicional e conservador.

Tudo gira à volta de um café em Juliette - o Whistle Stop Café.

Decidimos parar para Almoçar!

O cenário à volta do café é um misto de pitoresco e fascinante, de cenário com realidade, de imaginário do filme com uma realidade parada no tempo, ainda a viver numa lógica antiga, mas o melhor está para vir.

Com excepção de dois camionistas que almoçam numa das mesas estamos sozinhos neste lugar isolado da civilização (nem rede de telemóvel existe ...), e o café é um cenário característico desta zona dos Estados Unidos da América digno de um filme.

A primeira coisa que nos propõem é uns Fried Green Tomatoes de entrada ("As you may imagine is our specialty!"). A qualidade é inquestionavel, os pratos que se seguem uma delícia e as sobremesas a cereja em cima do bolo.

Foi um almoço memorável, que sem dúvida será o ponto alto do dia! Depois de uma visita a uma loja de quinquilharias antigas das casas da região ("as pessoas trazem-me isto aqui para eu comprar porque sabem que a minha mulher compra tudo!" desabafa o simpático velhote dono da loja), e de trazer uns objectos bem típicos e únicos, voltamos ao carro para a ultima paragem antes do grande troço de viagem que nos leva até ao nosso destino final: Nova Orleães.


12.30 - UM SÍMBOLO AMERICANO

Uma noite bem dormida, num Motel bem típico e um pequeno almoço num dos famosos diners americanos (com juke box e tudo) marcaram a abertura deste último e derradeiro dia de estrada desta Grande Aventura Americana.

A primeira paragem é em Atlanta para visitar o Coca-Cola World. A visita é tipicamente americana, com animadores, efeitos especiais e muito branding. A coca-Cola, o símbolo contemporâneo mais conhecido da antiga capital dos estados do Sul, passou de marca a símbolo cultural e ícone da era contemporânea. A visita é divertida, instrutiva e passa depressa. Tudo o que se possa imaginar, está lá: anuncios antigos, a fotografia com o urso polar, a história da garrafa, um filme a 3D, a arte feita com a imagem da Coca-Cola ao longo dos tempos, o American Way of Life da Coca-Cola e uma loja de souvenirs no final.

Antes de nos metermos de novo à estrada, não resistimos a passear pelo Centenial Park (das obras mais mediáticas dos Jogos Olímpicos de Atlanta) ou a passar pelo centro da conhecida e global CNN (também uma companhia original de Atlanta).


No último dia de estrada, vamos começar o dia com a antiga capital dos estados do Sul - Atlanta.

Celebrizada por vários filmes, nomeadamente pelo clássico "E Tudo o Vento Levou" (pois é a cidade para onde Scarlet e Bret vão viver), esta grande cidade americana do Sul dos Estados Unidos congrega hoje alguns dos maiores símbolos da América contemporânea.

Mas o dia de amanhã ainda nos vai conduzir a New Orleans, passando por muitas milhas de estrada e por alguns locais com interesse. Por agora vamos dormir num daqueles típicos Moteis de beira de estrada ("digno de CSI").

Até mais tarde ... aqui no blog, em directo da América Profunda do Sul.

0 Reality Comments: