LONDON CALLING | UMA EXPOSIÇÃO MUITO CLÁSSICA


Londres é uma cidade de vertentes dispares que tanto se mostra radical como também profundamente clássica ... é este o espírito londrino que celebra a diferença e acolhe toda a variedade de estilos de vida.

Desta vez, com o London Calling, regressamos com uma alternativa ao estilo de vida frenético e peculiar que caracteriza esta cidade, com uma proposta um tanto clássica para os leitores do ... And This is Reality.


Para celebrar os quinhentos anos do nascimento Andrea Palladio a Royal Academy of Arts, em parceria com o Centro Internazionale di Studi di Architettura Andrea Palladio e o prestigiado Royal Institute of British Architects (RIBA), apresenta uma exposição fabulosa dedicada a vida e trabalho do referido arquitecto.

A exposição está aberta ao público até final de Abril e se tiver por estes lados, ou se por cá passar, trata-se definitivamente um a paragem obrigatória.


Andrea Palladio, nascido em Pádua a 30 de Novembro de 1508, continua presente na arquitectura contemporânea e no desenho da cidade moderna. A simplicidade dos seus edifícios é baseada numa complexa química arquitectónica e num entendimento impressionante das proporções e da "arte da construção", e oferece um desenho clássico, elegante e despretensioso.

A exposição usa meios tradicionais e inovadores de media que vão desde os desenhos originais, maquetas de grande escala, fotografias, esculturas, quadros, manuscritos, livros, vídeo, animações de computador interactivas e, surpreendentemente, fragmentos originais de edifícios.


Este vasto e riquíssimo portfólio de artefactos em exposição, permite ao espectador viajar pela vida deste marcante arquitecto, pela sua ampla e excepcional obra e legado, e transmitir, ao mesmo tempo, uma síntese do espírito de um classicismo puro que está presente na sua arquitectura e que continua hoje a ser extraordinariamente relevante e influente.

A influência deste arquitecto foi profunda e duradoura e vislumbra-se especialmente em Londres por todos os majestosos edifícios clássicos, nas casas de campo que pululam o very british country side, as igrejas, edifícios públicos e na própria e respeitável escala desta cidade.


Escape ao alarde e tumulto tão típicos de Londres e embarque nesta viagem no tempo que nos faz lembrar que grande arquitectura requer um certo sentido de espaço, ordem e tempo.

Para o mês que vem estamos de volta com mais notícias desta cidade imprevisível


Directamente de Londres, em absoluto exclusivo para os leitores do ... And This is Reality, com mais um London Calling.

0 Reality Comments: