2 ILHAS E 1 IMPÉRIO | EM DIRETO - DIA 2

09:30 O PEQUENO ALMOÇO NA CAMA

Por causa do COVID19, nesta ilha que ainda não teve um caso registado, neste Angra Bed & Breakfast onde ficámos, tomaram medidas severas quando aos pequenos almoços. Assim, ontem, antes de dormir, enviámos uma mensagem à simpática Ana, a pedir o serviço do pequeno almoço no quarto.

Claro que à hora marcada, tocaram à porta do quarto e era a Ana com um tabuleiro com este simples, mas completo pequeno almoço, que nos deixou ficar na cama mais um pouco de manhã, o que sabe mesmo bem.

Este é o primeiro momento de verdadeiras férias que temos e é autenticamente um luxo!


11:30 O PASSEIO PELA ILHA ATÉ AO OUTRO LADO

Todos nós já ouvimos a máxima de que num dia faz as quatro estações, e só vindo cá é que se percebe que é mesmo assim. De facto, ao atravessarmos a ilha até à freguesia dos Biscoitos, tivemos de subir um dos picos centrais da ilha, e passámos por zonas com céu nublado, uma chuva ligeira, nevoeiro e sol radiante. tudo num espaço de uma hora de caminho.

Fora esta particularidade, esta ilha é uma verdadeira surpresa, pois do nosso imaginário colectivo estão os campos verdes e muitas vacas a pastar, tudo cercado com muros de pedra de basalto e manchas enormes de hortênsias. Ora disto, aqui na terceira, só os muros e as hortênsias estão presentes, porque de resto tem uma enorme mancha florestal e as culturas dos campos são bem mais variadas, destacando-se o milho, o que altera substancialmente a paisagem.

Mas nesta travessia da ilha há outro destaque a fazer: os Impérios do Espírito Santo. Estas pequenas capelas existem em todas as povoações da ilha, e são espaços que estão junto à igreja da terra, dedicados em exclusivo ao culto do Divino Espírito Santo. Aqui destacam-se as suas cores, e a sua arquitetura muito popular e pitoresca, tornando estas construções uma das mais interessantes do interior da ilha.


13:00 AS PISCINAS NATURAIS DOS BISCOITOS

Nós atravessámos a ilha, com o objetivo de irmos passar o final da manhã nas muito populares Piscinas Naturais dos Biscoitos, e quando chegámos percebemos porquê serem tão famosas: são enormes e absolutamente espectaculares.

Com excelentes condições para os muitos frequentadores, estas piscinas beneficiam de uma paisagem de rochas basálticas negras e que criam um entorno absolutamente dramático para estas piscinas naturais atlânticas.

Claro que o sol radiante, o céu azul, o mar de temperatura perfeita e encontrar uma boa amiga (que já não víamos há alguns meses, ajudaram a que este final de manhã fosse absolutamente perfeito!

15:00 OS SABORES DO CHEF 

Depois de irmos a banhos, que nos soube maravilhosamente, rumámos até à Praia da Vitória, e em pleno porto, encontrámos o restaurante Sabores do Chef.

Com uma cozinha simples, a nossa escolha foi provar o maravilhoso e muito especial queijo fresco açoreano, e dois pratos de peixe: um grelhado simples, mas muito bem feito, e uma cataplana absolutamente especial e diferente do que se faz no continente.

Foi um almoço tranquilo, num espaço interessante, e que foi um bom começo para esta volta gastronómica ao universo da cozinha açoreana.


17:00 A HISTÓRICA ANGRA DO HEROÍSMO

Foi uma das primeiras zonas de Portugal a ser classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, e o centro de Angra do Heroísmo merece ainda esta classificação pelo ambiente especial que tem.

Num misto de arquitetura portuguesa nobre e antiga, com uns traços de cor e de vegetação típicos do estilo de arquitetura portuguesa colonial tropical, esta cidade apresenta-se espalhada em duas colinas que fazem o entorno de uma baía.

Neste passeio passámos pelo Museu de Angra de Heroísmo, pelo Palácio dos Capitães Generais, pela Sé e pela Igreja da Misericórdia. Neste percurso percebemos a história da cidade, a quantidade de património arquitetónico que esta cidade concentra e o porquê de continuar a ser um local único. 

Toda a atmosfera é especial, a cidade está incrivelmente recuperada, e todos os espaços verdes estão incrivelmente cuidados, tornando toda a cidade e um passeio pela mesma um verdadeiro programa de sábado à tarde perfeito!

19:00 COM A ILHA AOS NOSSOS PÉS

Para terminar o dia, rumámos a um dos miradouros mais importantes da ilha: o Miradouro da Serra do Cume.

Aqui, do alto de uma das principais cristas da ilha, gozamos de uma visão absolutamente espetacular sobre todo o interior da caldeira da cratera do antigo vulcão que deu origem a esta ilha.

Sim todas as ilhas dos Açores têm origem vulcânica, e esta não é excepção. Por isso subir a esta crista da antiga cratera e vislumbrar campos cultivados que se estendem até ao mar, num patchwork de verde magnético e impressionante foi o terminar do dia perfeito para primeiro dia desta nossa viagem de verão em direto 2020.




23:00 A TASCA DAS TIAS

Mas não podíamos deixar que o dia que terminasse sem irmos até um dos restaurantes mais conhecidos de Angra do Heroísmo: a Tasca das Tias.

Aqui a cozinha terceirense assume-se com um misto de tradição e inovação, sem a pretensão de ser ter a assinatura de um chef, mas apenas a responsabilidade de ser bem feita. E consegue-o, pois o que nos foi servido foi das entradas às sobremesas, sabores equilibrados, técnicas tradicionais com abordagens novas, e misturas bem conseguidas.

Claro que virmos aos Açores implica provar uma das maiores iguarias destas ilhas: as Cracas. Foi esta uma das iguarias que pedimos para esta noite... e estavam bem feitas, de forma tradicional, mas tinham a vantagem de serem absolutamente frescas e deliciosas.

Gostámos deste nosso dia na ilha Terceira, e sendo este o primeiro desta viagem, e tendo ele corrido tão bem, tudo augura que vá ser uma vez mais uma viagem inesquecível e espectacular!

Agora é dormir, que amanhã de manhã temos um avião para apanhar para mudarmos de ilha ... não percam!

0 Reality Comments: