2 ILHAS E 1 IMPÉRIO | EM DIRETO - DIA 14


11:00 O NOSSO ÚLTIMO PEQUENO ALMOÇO NO CAFÉ DA MAGDA

Sendo hoje o nosso último dia na ilha de Santorini, hoje é o último dia que vamos acordar nesta casa e depois descer até ao simpático café da Magda para tomar os pequenos almoços maravilhosos que ela tão sorridentemente e simpaticamente nos faz a la carte.

Hoje a juntar ao capuchino, aos sumos naturais acabados de espremer, às piadinas com queijo feta e fiambre grego, e aos ovos mexidos com tomate de santorini, a surpresa foram as panquecas com creme de chocolate caseiro (como faz questão de frisar), nozes e banana, e um bolo de abóbora e chocolate tudo feito por ela ... e tudo absolutamente delícioso!

Para além da casa ser incrível, e super bem decorada, está espetacularmente localizada num ponto estratégico da ilha, de onde se tem acesso a tudo muito rápida e e facilmente ... e ainda por cima com estes pequenos almoços preparados pela nossa tão simpática anfitriã ... é um absoluto Luxo!




12:00 O MUSEU DO TOMATE E A PRAIA DE AREIA

Depois de um pequeno almoço maravilhoso, foi tempo de iniciarmos o nosso dia de visitas. Assim seguimos de carro até outro ponto da ilha para conhecermos o (por estas bandas) famoso Museu do Tomate.

À chegada percebemos o porquê desta fama: é que para além de homenagear a longa tradição industrial da ilha de transformação do tomate, este é um centro cultural de arquitetura contemporânea, mas intervencionando (e bem) os antigos edifícios de uma fábrica de polpa de tomate. Mais importante ainda, é o principal centro cultural da ilha, quer para exposições, quer para concertos ou espectáculos de bailado ou teatro. Infelizmente o preço de entrada na exposição permanente deste "museu" é altíssimo (10 euros para ver uma sala pequena com as máquinas de transformação do tomate) pelo que obviamente não fomos ver a exposição permanente, mas aproveitámos e demos uma volta na loja do museu, bebemos um bom expresso no café do museu e apreciámos a boa intervenção arquitetónica.

Mas o que nos trouxe até aqui não foi apenas o Museu, mas também a praia de Vlichada, que se situa mesmo ao lado do museu. Aqui pudemos passar a manhã, a aproveitar a única praia que não tem rochas nem no areal nem dentro de água, e que tem umas falésias de arenito esculpidas pelos ventos mediterrânicos, formando um cenário verdadeiramente dramático e belo.




14:00 O FAROL DE AKROTIRI, AS BOAS COMPRAS COM DESIGN E O ALMOÇO EM CASA

À saída da praia, e antes de voltarmos a casa para mais uma salada de almoço vamos ainda a outro ponto da ilha: a Ponta de Akrotiri e o seu farol, que delimita a entrada de todos os cruzeiros e iates maiores na caldeira de Santorini. O local vale essencialmente pela vista sobre a caldeira e é um passeio que até lá permite muitos locais de paragem para apreciar uma vista sobre toda a caldeira do vulcão.

Já de volta a casa, decidimos parar em duas lojas que vimos pelo caminho, no meio da estrada,  e que tinham as duas muito bom aspecto. Uma é uma galeria de objetos de madeira absolutamente sublimes, e outra é uma olaria, onde se encontram peças únicas (pois são todas feitas à mão pelo ceramista que está no local a trabalhar (e que tivemos a sorte de conhecer e de nos mostrar melhor o seu trabalho), chamadas Xeylo e Xoma Kai Nepo, respectivamente. Deixamos aqui estes nomes como sugestões para os nossos leitores, pois as lojas valem mesmo a pena!

Por fim, chegamos à nossa casa para mais um almoço caseiro e também para saber da marcação do teste de Covid19 que, muito simpaticamente, a nossa anfitriã Magda, nos ficou de marcar para hoje (pois precisamos de levar o teste connosco à entrada de Itália para onde iremos dentro de menos de dois dias, por isso temos de fazer hoje aqui em Santorini).





18:00 AS VILAS DE FIROSTEFANI E DE IMEROVIGLI

Logo a seguir ao almoço fomos então fazer os testes COVID19 na Central Clinc Santorini, que, como precisamos do certificado em inglês e os resultados em 72h, em vez de cobrar 70,00 €, cobra mais do dobro - 150,00 € - demonstrando assim uma dimensão muito pouco simpática para com os turistas aqui em Santorini: a exploração destes (foi a primeira vez que isto nos aconteceu aqui nesta ilha, e é de tal forma escandalosa, que até a nossa anfitriã ficou chocada com o preço e dizia para fazermos em Atenas, onde isto não se passaria, mas infelizmente não poderíamos arriscar e portanto, pagámos e ficámos com o resultado negativo na mão.

Mas logo a seguir a este episódio triste, voltámos à Santorini que gostamos, das paisagens incríveis e das vilas pitorescas empoleiradas em penhascos viradas para a caldeira de um vulcão subaquático. Estamos a referir-nos às vilas de Firostefani e de Imerovigli, que ficam entre Fira e a mítica Oia.

Estas duas aldeias têm tipologias de construção diferentes, pois se Firostefani é igual à zona antiga de Fira, mas mais sofisticado, sem turismo de massas e casas incríveis, com piscinas com vistas deslumbrantes e restaurantes típicos, mas sofisticados, já Imerovigli é uma cidade, também ela empoleirada penhasco abaixo, mas todas as ruas/escadas que descem penhasco abaixo e que dão acesso às casas são redeadas de muros altos, que garantem a privacidade absoluta de quem lá vive. Estas duas vilas são merecedoras de uma visita por serem tão diferentes das restantes, e serem menos turisticas, e logo, mais autênticas



20:00 O MÍTICO SUNSET.DE OIA

Mas o nosso último dia em Santorini não podia ficar completo sem voltarmos à bela e mágica Oia para vermos o mítico pôr do sol, nesta tão bela ponta da ilha.

De facto o sol aqui põe-se de forma mágica, pois esconde-se atrás do mediterrâneo, iluminando de laranja, vermelho e amarelo todas as típicas casas do penhasco, bem como todas as igrejas e as suas famosas cúpulas azuis. É um ambiente muito especial este, que faz com que a já incrível vila de Oia se torne num local ainda mais único e fabuloso.

É aqui que nos despedimos desta ilha, e que fazemos umas últimas compras, nalgumas das fantásticas lojas que aqui se podem encontrar. Deixamos aqui uma última dica: para além da muito especial (e de visita obrigatória) loja Speira, que fica mais para o lado do castelo (ou seja, na zona mais turística), as melhores lojas de toda a Oia estão na zona exactamente oposta (ou seja, mais longe da ponta, e mais perto de Imerovigli/Firostefani/Fira). É aqui que podem encontrar lojas com marcas de roupa e acessórios gregas super sofisticadas (e nem por isso assim não caras), as boas lojas de bons produtos regionais (mas obviamente um pouco mais caras do que as outras, mas ainda acessíveis) bem como as melhores lojas de jóias e de bijouteries tão procuradas nesta ilha (e que de facto têm peças lindíssimas).



23:00 O JANTAR NO SELENE

Para ponto final da nossa estadia em Santorini, reservámos um restaurante situado num antigo convento do século XVII, em Fira: o Selene.

Este restaurante além de estar localizado num cenário absolutamente deslumbrante, tem a sua zona de refeições no antigo claustro do mosteiro, que está totalmente recuperado e intervencionado de forma contemporânea, e a sua iluminação é absolutamente sublime e perfeita. Perfeita é também a comida que é servida, pois os sabores tradicionais da cozinha grega, são aqui reinventados em texturas e sabores, graças a uma técnica e a uma mestria de uma equipa de cozinha apenas acessível aos melhores restaurantes do guia Michelin... pelo que não é surpresa que este conste nesta prestigiada bíblia da gastronomia mundial.

É aqui que terminados o nosso último dia em Santorini, esta ilha mágica e icónica do mediterrâneo e símbolo maior das ilhas gregas e de uma beleza pira e alva, de simbiose entre a história e a contemporaneidade, entre a simplicidade e a sofisticação da mesma, entre a magia do mar e da natureza e a mestria e o engenho da mão humana. Estas são as segundas ilhas que visitamos nesta viagem, mas ainda nos falta um império, pelo que amanhã começamos o nosso caminho em direção ao nosso destino final desta viagem: o Sul de Itália.

0 Reality Comments: