2 ILHAS E 1 IMPÉRIO | EM DIRETO - DIA 15


07:30 O NASCER DO SOL EM SANTORINI

O nosso despertar de hoje foi muito madrugador (às 04:30 da manhã) e depois de fecharmos as malas, tomarmos o pequeno almoço em casa (desta vez arranjado por nós e não pela simpática Magda), pusemos-nos a caminho do aeroporto.

Só que o nascer do sol já estava no horizonte, quando nos fizemos à estrada, e assim conseguimos testemunhar a beleza serena deste nesta ilha. É que todas as cores do arco íris iluminam o céu desde a noite até ao mar ... e até surgir o sol no mesmo. É tão raro ver-se um nascer do sol tão límpido e com tantas cores como este ... e nós, graças ao nosso embarque madrugador para o primeiro voo da manhã para Atenas, conseguimos testemunhar.

Foi neste cenário e numa ilha que ainda dormia que chegámos ao aeroporto para apanhar o primeiro voo do dia para a capital grega.


11:00 O APARTHOTEL EM ATENAS

Depois de um check in algo confuso graças a procedimentos confusos, que o COVID19 agora veio dar desculpas para complicar tudo ainda mais... mesmo o que não tem qualquer justificação. Como por exemplo, as bagagens despachadas, aqui em Santorini, agora, por causa do COVID19 (sabe-se lá que relação tem uma coisa a ver com outra) não seguem nos tapetes do Check in da bagagem, ali são apenas pesados e depois cada passageiro tem de levar a sua bagagem até um outro ponto para elas passarem pelo raio X, onde outros funcionários que, apesar de estarem no aeroporto não falam inglês, pegam nelas e as põem noutra passadeira para serem despachadas. Mas o voo foi breve e correu bem e assim chegamos ao aeroporto de Atenas, onde descobrimos que não há UBER e apanhamos um autocarro expresso até ao centro de Atenas.

Aqui chegados, saímos na última paragem, que é em plena praça Sintagma, e fazemos o resto dos caminho a pé (três quarteirões) até ao nosso alojamento ateniense: os Apartamentos V1935. Localizados mesmo entre a central Praça Sintagma e o muito popular bairro de Plaka, este pequeno aparthotel tem apenas 10 apartamentos, e todos eles totalmente equipados, permitindo assim não haver qualquer contacto com outros hóspedes. Assim escolhemos por causa da actual pandemia, e fizemos bem, pois além de centrais, são perfeitos para uma estadia curta e segura em Atenas.

O check in é rápido e feito por uma simpática senhora que, de máscara pendurada no candeeiro da recepção, nos descansa que tudo foi desinfectado e que quando for lá acima ao apartamento para nos explicar tudo, já põe a máscara ... o que acontece, mas coloca-a no queixo!!!! Enfim, como tínhamos as nossas máscaras FFP2 e como toda a nossa estadia na Grécia temos testemunhado que os gregos andam sempre de máscara, mas 99% das vezes ou não está posta, ou está no queixo ou têm o nariz de fora, ou está apenas na orelha, já não nos preocupamos demasiado e seguimos para o nosso programa de visitas de hoje.




15:00 O ALMOÇO NO CYCLADIC CAFE E O MUSEU DE ARTE CICLÁDICA

O nosso primeiro destino do dia é o Museu de Arte Cicládica de Atenas. Localizado numa zona nova mas nobre da cidade, perto da Praça Sintagma (aliás, a um quarteirão da embaixada portuguesa), este pequeno museu privado é uma jóia de cultura, bom gosto e excelência cultural na capital grega.

Aqui está exposta uma das melhores, mais completas e mais bem expostas coleções de Arte Cicládica (arte das ilhas Cicládicas, onde se insere Santorini de onde acabámos de chegar) do mundo. Ocupando quatro pisos, esta coleção leva-nos numa viagem bem explicada e por objetos de excepção, de como a civilização e o povoamento destas ilhas se deu e como evoluiu até à colonização romana. É um pequeno museu de uma fundação privada ateniense que recomendamos bastante, pela excelência da sua exposição, loja e café.

Aliás, é exactamente neste café que decidimos almoçar, pois não só o menu é interessante, como os preços são acessíveis, como essencialmente o espaço é deslumbrante. Um antigo saguão entre edifícios (o antigo, actualmente com os escritórios da fundação, e o novo com as salas de exposição e zonas acessíveis ao público), foi transformado num pátio coberto, mas com plantas e um café muito luminoso e agradável, tornando-o num dos espaços de arquitetura contemporânea mais interessantes da cidade de Atenas. Gostámos bastante e recomendamos sem hesitação!



17:30 O PASSEIO POR ATENAS ATÉ AO MUSEU DA ACRÓPOLE

Depois da saída do Museu de Arte Cicládica, decidimos ir a pé, deste aqui até ao nosso próximo ponto de visita: o Museu da Acrópole. Pelo caminho passamos pela Praça Sintagma (onde está o parlamento e os famosos guardas do túmulo do soldado desconhecido e que fazem a icónica coreografia no render da guarda), pelo estádio Panatinaico (que foi o estádio construído para os primeiros jogos olímpicos da era moderna (no século XIX) e que tem a fora exacta dos antigos estádios atenienses e pelo elegante arco de Herculano. É um passeio longo, mas fácil de fazer, pois é sempre a descer e, não fosse o calor abrasador, tinha sido o passeio perfeito ... assim foi quase perfeito.

É assim que chegamos ao moderno Museu da Acrópole, onde entramos e visitamos demoradamente. Aqui encontram-se espectacularmente expostos muitos dos últimos achados arqueológicos dessa que é uma das últimas maravilhas do mundo antigo que ainda restam.

A elegância das obras expostas, conjuntamente com uma arquitetura contemporânea de excepção, bem como uma explanada do restaurante com um terraço (coberto, por uma pérgola que lhe dá uma sombra muito necessária) com uma vista espectacular sobre a Acrópole, fazem desta uma visita obrigatória em Atenas e perfeita antes de subir o rochedo mais famoso da cidade ... e foi isso mesmo que fizemos antes de irmos até ao nosso destino final do dia: a Acrópole.



19:00 A ESPECTACULAR ACRÓPOLE

É o monumento mais icónico de toda a Grécia e o mais impressionante em toda a cidade de Atenas: a Acrópole.

Situada no topo de um gigantesco rochedo branco no centro da cidade antiga, esta antiga fortaleza da cidade é um dos monumentos obrigatórios de visitar, pelo menos uma vez na vida. A sua beleza alva, as ruínas milenares e de um equilíbrio estético e de proporções sublime, a sua dimensão exuberante e o seu domínio territorial sobre uma cidade que se estende aos seus pés, fazem desta visita algo bastante marcante e inesquecível.

Mais inesquecível foi o facto de não haver quase ninguém no seu interior. Aliás, as filas que costumam haver (e que já enfrentámos várias vezes no passado, como podem verificar na nossa viagem de Volta ao Mundo), desapareceram, e no seu gigantesco interior, estão tão poucas pessoas, que mais parece que voltámos aos anos de 1990s em termos de turistas. É um luxo conseguir visitar este monumento com tão poucas pessoas, e é algo que só é possível por causa dos baixos níveis de turismo nesta época de pandemia.



22:00 O JANTAR MICHELIN EM PLAKA

Depois de descermos da Acrópole, passeámos um pouco pelo famoso e muito característico bairro de Plaka. Aqui as casas são antigas e sobem colina acima em direção ao rochedo branco da Acrópole de onde acabámos de vir. Isto permite vistas de escadas tão pitorescas e belas, quanto íngremes e turísticas ... mas mais uma vez, "reservadas apenas para nós". Sim o bairro que costuma estar repleto de turistas tinha poucos atenienses e quase nenhuns turistas, o que fez com que passear durante o final de tarde por estas tão típicas ruas fosse um verdadeiro prazer que nos demos, antes de voltar ao hotel e nos arranjarmos para mais um jantar de excepcional qualidade.

O restaurante que escolhemos fica na fronteira de Plaka com a zona de Sintagma (convenientemente a três quarteirões do nosso aparthotel) e tem recomendação Michelin em 2020: é o 2 Mazzi. Aqui, mais uma vez instalados num lindíssimo pátio entre edifícios, com uma noite de verão espetacular, deleitámos-nos com um jantar absolutamente perfeito.

Desde o ambiente requintado e exclusivo, ao serviço personalizado e super simpático, passando por uma cozinha grega tradicional mas excepcionalmente bem feita e por um vinho grego fabuloso, tudo concorreu para que este fosse um jantar memorável. Melhor que tudo foi o preço que, dada a qualidade do local escolhido, foi surpreendentemente acessível. Esta foi, sem dúvida, um dos melhores jantares desta viagem, e demonstrou a qualidade excepcional da cozinha grega tradicional feita de forma moderna e actual.



24:00 O FINAL COM VISTA PARA A ACRÓPOLE E COM A CIDADE AOS NOSSOS PÉS

Mesmo com a pandemia que se vive actualmente, aqui em Atenas é permitido aos bares estarem a funcionar até à meia noite. Assim, depois de um jantar incrível, fomos até um dos roof tops mais trendy de Atenas, para encerrar esta nossa curta estadia Ateniense: o A for Athens Roof Top Bar.

No topo do hotel com o mesmo nome, localizado na praça Monasteriki de Plaka, está este bar, que nos proporcionou um final de dia inesquecível, com vista para uma mágica e branca Acrópole, que parecia pairar sobre uma agitada e infinita cidade de luzes. E tudo ao alcance do nosso olhar, com uma mesa ao ar livre, numa noite de temperatura perfeita e com uma bebida à frente.

Foi o encerrar perfeito desta estadia grega, e o início da nossa mudança para o império que mudou o mundo e criou a civilização ocidental. Se tudo começou onde estamos hoje - em Atenas - tudo se tornou uno e global com os Romanos e com o seu império que criou a civilização ocidental como a conhecemos. É para aqui que voamos amanhã, para visitar alguns dos seus locais mais incríveis e para visitar algumas das paisagens mais especiais desse país único que é Itália. Por hoje fechamos o dia por aqui, com uma vista incrível e um bom gin tónico para brindar a esta Grécia moderna, sofisticada e tão especial!

0 Reality Comments: