2 ILHAS E 1 IMPÉRIO | EM DIRETO - DIA 12

11:00 NA SAND AND STONE HOUSE TODOS OS DIAS O COMEÇO É DIFERENTE

O despertar de hoje, apesar da hora tardia a que nos deitámos ontem, foi tranquilo, sereno, e muito pacífico, como só as pequenas povoações e as casas excepcionais conseguem proporcionar. A luz entra nos quartos coada por cortinas, as camas dos três quartos são todas de casal e a decoração é entre o minimal chic e a trendy beach house.

Ora tal como aconteceu no dia anterior voltamos ao café da esquina para tomar o pequeno almoço na pequena esplanada que a Magda tem, e eis quando o pequeno almoço traz uma surpresa: uma piadina de paio e queijo feta, em vez das torradas com manteiga artesanal e doce de pétalas de rosa do dia anterior.

É assim, com um pequeno almoço destes, proporcionado pela sempre sorridente e disponível Magda, e com um cenário perfeito, que se começa o dia em grande estilo aqui em Santorini ... ou pelo menos, nós começamos!



12:00 A CAPITAL FIRA

A maior cidade da ilha de Santorini é a cidade de Fira (ou Thira, conforme as traduções) e é exactamente aqui que nos dirigimos logo no início deste dia.

Aqui chegados, percebemos que estamos numa cidade com alguma população e muito movimento de carros e de pessoas. É talvez a primeira vez nesta ilha que encontramos muita gente. Nada de multidões, mas o habitual numa cidade com o seu movimento semi caótico, que ainda por cima tem turismo e flutua entre o ambiente de praia e o ambiente urbano.

Mas há outra Fira, e essa é sossegada, branca, alva e bela - é a Fira antiga que se situa na encosta que dá para o mar da caldeira. Aqui, empoleirados uns nos outros, estão ruas, edifícios e terraços, numa mole construída de uma inclinação vertiginosa e com uma vista absolutamente única. Começámos a visita pela catedral metropolitana e fomos descendo até aos últimos edifícios antes do precipício, e foi um passeio que nos deu a perceber as míticas paisagens desta ilha grega. E que nos levantou uma dúvida: se Fira é assim tão bonito, como será a jóia da coroa Oia? É que já é difícil ser mais bonito do que este lado de Fira antiga ... mas mais à tarde iríamos ver...



15:00 O ALMOÇO NO AMOUDI FISH TAVERN

Depois de percorrermos as ruas de Fira antiga e moderna (bem menos interessante, mas também é digno de se ver ... só que nós tivemos muita sorte, pois não apanhámos multidões de turistas, dada a situação da pandemia actual, porque numa situação de verão normal, deve ser impossível circular nestas ruas), voltámos ao carro (já com uma multa de estacionamento, pois não deixámos num parque vigiado) e fizemos mais uma meia hora de carro até ao local escolhido para o nosso almoço: a Baía de Amoudi e a sua famosa Fish Tavern.

Em muitos anos de viagens e de refeições em tantos restaurantes por todo o mundo, nunca nenhum nos tinha solicitado para pagar as reservas "à cabeça", mas é o que se passa nesta Amoudi Fish Tavern. Mas com a fama que tinha, não quisemos deixar de experimentar e fizemos bem.

Na realidade a comida é muito boa, o serviço simpático e atento, mas é a sua situação à entrada do porto da baía de Amoudi e a beleza natural de toda a falésia que suporta o castelo de Oia bem como dos coloridos e muito pitorescos edifícios do porto, que fazem deste um momento absolutamente sublime. Este é um daqueles paradigmas da restauração em que tudo está bom, mas é a sua localização que faz deste um local de excepção. É tanto assim, que durante todo o nosso almoço, a quantidade de iates e de veleiros que se aproximavam do cais privativo do restaurante é absolutamente impressionante ... tudo isto para que os seus ocupantes possam vir almoçar a este lugar único e belo.




18:30 NUMA PALAVRA: OIA A PERFEITA!

Se já tínhamos ficado conquistados com a beleza da baía de Amoudi, quando subimos e decidimos ir visitar o ponto alto desta ilha - a cidade de Oia - ficámos sem palavras.

Não há palavras que consigam fazer justiça à beleza incrível e sublime, avassaladora e segura, inimaginável e fabulosa da cidade de Oia. Empoleirada em imensos penhascos do final da ilha de Santorini, esta cidade branca com as suas cúpulas azúis, as suas ruas pintadas de cinza e branco, bem como o mar azul cobalto que se funde com o céu deixam-nos sem respiração a cada passo que damos.

É sem dúvida o momento mais especial desta viagem até ao momento e é uma paisagem inesquecível e que faz com que uma viagem a esta ilha seja obrigatória para os amantes das paisagens belas.

Para que os nossos leitores percebam o que estamos a falar, as fotografias aqui apresentadas (quer hoje, quer nos dias anterior e subsequentes passados aqui em Santorini) não têm qualquer pós produção. As cores não são Photoshop, a luz não é trabalhada, tudo é assim ... tal e qual uma paisagem de um daqueles locais paradisíacos que nos aparecem no desktop ... só que aqui estamos no meio dele!



23:00 FIM DE TARDE NA PISCINA E JANTAR CASEIRO

Depois de percorrermos as ruas de Oia vezes sem conta e de nos termos sentado numa das maravilhosas esplanadas hiper sofisticadas a apreciar as imaculadas e perfeitas vistas, voltamos a casa assoberbados com tanta beleza (e algumas compras, confessamos).

Aqui, no pôr do sol, decidimos que é hora de experimentar a piscina da casa, antes de secarmos no terraço da casa e prepararmos mais uma salada com maravilhosos produtos locais, que encontrámos em algumas das lojas gourmet que encontrámos pelo caminho. No final da noite ainda descemos ao pequeno café da nossa anfitriã (onde somos os únicos estrangeiros, no meio de várias mesas, todas elas de locais) e tomamos um gin de final de noite.

Foi um dia excepcional e arrebatador com tanta beleza junta num só dia, pelo que decidimos que no dia seguinte, o melhor é dar uma pausa a tantas emoções e a tanta beleza para podermos conseguir apreciar melhor a ilha no tempo que ainda nos resta ... não ficaremos em casa, claro, mas 

0 Reality Comments: