2 ILHAS E 1 IMPÉRIO | EM DIRETO - DIA 11

11:30 UM DESPERTAR MÁGICO

Depois de um dia inteiro entre aviões e aeroportos, ontem chegámos a uma casa perfeita em Santorini: a Sand and Stone House, em Megalochori.

Esta casa situa-se numa pequena e muito tradicional aldeia grega, com todos os clichés que formam o nosso imaginário de Santorini. Hoje falaremos da aldeia de Megalochori e nos próximos dias vamos revelar o perfeita que esta casa é.

Megalochori fica situada junto à caldeira de Santorini e tem nas suas casas típicas brancas e nas suas igrejas e torres sineiras um dos seus principais atrativos, e é neste contexto absolutamente idílico que acordamos e que vamos até ao café mesmo ao lado da casa tomar o pequeno almoço feito pela Magda (a dona da casa e do café) à medida dos nossos pedidos. Tudo isto numa pracinha incrivelmente pituresca e agradável.

13:00  A RED BEACH

Depois de um pequeno almoço no cenário mais típico possível de imaginar, apanhámos o carro (que teve de ficar estacionado fora da aldeia, pois, de tão estreitas que são, as ruas permitem a passagem dos carros, mas não o seu estacionamento) e fomos até ao outro lado da ilha, para passarmos a manhã naquela que é considerada uma das mais belas praias da ilha: a Red Beach.

Tal como o nome indica, esta praia é verdadeiramente vermelha devido aos penhascos que a rodeiam serem de uma rocha ultra ferrosa, o que faz com que toda a paisagem seja avermelhada e, como tal, com um contraste deslumbrante com o azul do mar. É aqui que tomamos contacto com a realidade das praias da ilha: elas não têm areia como a conhecemos, mas sim seixos ou pedras, o que torna de veras desconfortável a estadia nesta... mas há um factor que equilibra toda esta equação de conforto e que faz com que fiquemos toda a manhã na praia: a água.

O mar da Caldeira do vulcão (Santorini é um dos lados da caldeira subaquática do vulcão que deu origem a estas ilhas) é absolutamente incrível de tão transparente, calmo lindo que é. portanto estas qualidades em conjunto com uma temperatura de água tão perfeita como esta, fez com que ficássemos o resto da manhã de molho neste cenário único e impressionantemente belo.



15:00 ALMOÇO NO KANTOUNI

A nossa primeira refeição nesta ilha foi logo a seguir à praia, mas não ficámos na Red Beach - fomos até à histórica vila de Pyrgos, e escolhemos o muito popular e trendy Kantouri Café.

Situado na praça central da vila, em plena entrada do centro histórico desta e do seu castelo, este café é um sofisticado e muito bem decorado café esplanada em socalcos. Mas para além de uma decoração e um ambiente muito bons (pois misturam o típico com o moderno, o à vontade e despretencioso com o design e o bem decorado), o serviço é também ele super simpático e atencioso ... e a comida, essa é mesmo de excepção!

Sim, pois desde as entradas tradicionais como umas excepcionais almôndegas de cordeiro em molho de tomate picante com iogurte, ou um bife de carne de porco fumada em lenha de oliveira, até ao café grego final, tudo estava verdadeiramente delicioso. Esta foi a primeira refeição que fizemos fora aqui na ilha, mas foi talvez uma das melhores de toda a viagem até ao momento!


17:00 O PASSEIO POR PYRGOS

A seguir ao almoço fabuloso que tivemos, foi altura de darmos uma volta pelo centro histórico da vila de Pyrgos, que se estende desde o Kantouni Café até ao topo da colina, onde está a igreja de São Jorge.

O caminho é feito a subir as inclinadas e muito estreitas ruas desta antiga vila. Quando dizemos subir, referimo-nos a subir ruas onde só se entra a pé, pois nem carros nem motas conseguem entrar de tão estreitas que são as ruas, e a sua inclinação e sinuosidade é tal que muitas vezes estas não são planas, mas sim em degraus, tal e qual uma escada.

Mas as casas brancas, as vistas incríveis sobre toda a ilha e toda a magia do local fazem destas horas de passeio impredíveis. E o melhor de tudo é que estavam totalmente vazias, encontrando-se apenas alguns gatos e os comerciantes sentados à porta das suas lojas de design ou produtos típicos e locais, à espera de algum turista que pudesse ocasionalmente passar. Tivemos o centro histórico de Pyrgos só para nós, o que nos permitiu dar um passeio absolutamente descansado, relaxante e perceber a verdadeira magia e a beleza única das icónicas vilas aqui de Santorini.



19:00 A SANTO WINES

Depois de uma tarde a subir e a descer uma colina, sob um sol abrasador, mas com um cenário digno de um filme, voltamos ao carro e vamos até à única cooperativa vinícola da ilha de Santorini: a Santo Wines.

Apesar da produção de vinho na ilha de Santorini datar da antiguidade clássica, esta adega cooperativa é muito recente, pois tem as suas origens no século XX. Mas todo o seu edifício actual é de finais desse século, pelo que tem menos de 20 anos de existência.

Claro que a visita à adega foi interessante (principalmente o sistema de aproveitamento da gravidade para fazer a circulação do vinho entre fazes, sem recurso a bombas, o que dá uma adega de produção com vários andares), mas foi na prova de vinhos final, com uma vista mágica sobre o famoso pôr do sol de Santorino, que nos deixámos apaixonar pelo vinho. Não sei se foi pela vista ou pelo vinho em si, mas que saímos de lá com uma caixa de garrafas de vinho branco ... isso é garantido!

23:00 O PRIMEIRO JANTAR CASEIRO

De acordo com o nosso planeamento de viagem, pelo menos uma refeição por dia faremos em casa durante a nossa estadia em Santorini. Ora para isso acontecer, quando saímos da Santo Wines, fomos às compras de víveres e decidimos que essas refeições iriam ser feitas de saladas, bem condizentes com o vinho que tínhamos acabado de comprar e com o calor espetacular que se sente nesta ilha (a amplitude térmica é mínima, pois entre a máxima do dia e a mínima da madrugada são apenas 3 a 4 graus centígrados).

Já com compras feitas, voltámos até à nossa casa maravilhosa, arranjámos o nosso jantar e tivemos uma refeição espectacular no nosso terraço com vista para o centro histórico da aldeia e para o mar. Foi o final perfeito para este primeiro dia idílico nesta ilha grega do arquipelago das Cíclades.

Mas como a noite estava espetacular e o vinho branco também, ficámos até altas horas da madruga à conversa e a gozar a temperatura excelente desta autêntica noite de verão mediterrânica.


PS: Por decisão editorial para ilustrar melhor o que estamos a viver do ponto de vista de beleza deste local, decidimos que todas as fotos de paisagem, natural ou urbana não tê qualquer edição de cor ou de contraste ou correção de níveis de luminosidade.

0 Reality Comments: