CASA BEIRA MAR


A casa que hoje aqui trazemos tem uma particularidade que só a mestria de um bom arquiteto, neste caso o arquiteto Paulo Martins, consegue resolver: a Casa Beira Mar.

Inserida num dos bairros mais típicos e consolidados de Aveiro (Bairro da Beira Mar), esta moradia surge como resultado de uma apaixonada e desafiante reforma, uma reforma que pretende devolver à cidade e aos seus usuários um estilo de vida, livre e em contacto com o espaço exterior, com o barulho das gaivotas e com o cheiro da maresia, com a cor do céu
e o verde da vegetação. Implantada numa parcela de 30 m de comprimento por 2,5 m de largura, formalmente assume-se como um corredor habitável, corredor esse que, desde o momento da entrada, vai sendo preenchido por momentos, de escuridão, de luz, de surpresa, de descoberta, de compressão e de desafogo… o pátio tardoz!








Se por um lado pretendeu-se um ambiente escuro e intimista no interior, por contraste conceptual e prático, o exterior é branco, uma superfície propositadamente reflectora que inunda a casa de luz, ora difusa e macia, ora directa e dura, como o reflexo dos vários estados de espírito de quem ali habita.

Uma casa que foi projectada para ser vivida no resguardo da intimidade e na frescura do exterior, em sintonia com o passado e com um profundo respeito pelo futuro.









Fotos: Ivo Tavares

0 Reality Comments: