CASA MATIAS ALVES


A obra de arquitetura que hoje aqui trazemos é uma simples casa portuguesa, situada em pleno centro histórico de Leiria, e que tem na sua particularidade o respeito absoluto pela memória construída que encontrou, mas a coragem de desenhar de forma moderna esta nova etapa desta casa: a Casa Matias Alves.

A destemida arquiteta Joana Marcelino, criou num pequeno prédio urbano, que originalmente deveria estar dividido em várias fracções, uma única casa, mas em formato quadriplex: a entrada no piso térreo, a zona social no primeiro piso, o quarto no segundo e o escritório no sótão.










Claro que o elemento central de toda a intervenção é as escadas, mas os espaços não ficam limitados na sua personalidade a este elemento central da casa, conseguindo na sua continuidade arquitetónica e estilística, criar uma individualidade espacial própria e muito interessante. Esta identidade própria é muitas vezes dada por elementos originais da construção pré existente, o que lhes confere ainda uma autenticidade adicional.

É uma casa interessante e que traz uma solução a uma pergunta que muitos dos nossos clientes investidores fazem: o que fazer com prédios tão pequenos... ora aqui está uma boa resposta!











0 Reality Comments: