VHILS E O 25 DE ABRIL


Ontem à noite, logo à meia noite, na rubrica de Bruno Nogueira no Instagram "Como é que o Bicho Mexe", deu-se uma das mais emocionantes e mais belas homenagens ao 25 de Abril: Vhils, em direto, cria na parede se sua casa o rosto de Zeca Afonso.

Mesmo antes da meia noite, a icónica Eunice Muñoz entrou em direto e relembrou a liberdade de dizer o que se quer e como se quer, a propósito de vários palavrões que Nuno Markle tinha acabado de dizer. Do alto dos seus 91 anos esta veterana do teatro nacional relembrou várias memórias no período pós revolucionário sobre o teatro e em particular uma peça que fez e a liberdade de linguagem que se usa actualmente ... e celebra-a. Depois veio Vhils com um momento impressionante a esculpir Zeca Afonso na parede de sua casa ao som de Grandola Vila Morena, e por fim entrou Nuno Lopes que cantou (dedicando aos pais) a mágica canção "E Depois do Adeus" que deu início a toda a revolução. Mas antes de acabar ainda se ouviu um poema de Sophia de Mello Brayner misturado com uma letra de Sérgio Godinho e tudo finalizou com Filipe Melo a tocar ao piano de sua casa a canção de Zeca Afonso "Traz Outro Amigo Também". Foram minutos em que mais de 60 mil pessoas pararam, se emocionaram e ficaram profundamente afectadas com aqueles breves minutos de uma celebração do 25 de Abril tão genuína e autentica.


Mas não é a primeira vez que Vhils comemora o 25 de Abril com uma obra sua, pois já é a quarta vez (pelo menos) que o faz de forma pública e emocionante. Assim deixamos aqui um apanhado das suas obras que ao longo da sua brilhante carreira de street artist, comemoram de forma pública e notória esta data tão importante para a nossa identidade colectiva.

Se o 25 de Abril é a comemoração de uma data que nos deu a todos a liberdade que hoje temos, e nos trouxe este regime democrático que hoje vivemos, uma das maiores expressões de liberdade dos nossos dias de hoje é a arte urbana. Ora um dos nossos nomes maiores é exactamente Vhils e a sua obra, nomeadamente as suas homenagens ao 25 de Abril.



Deste o rosto de Zeca Afonso que Vhils fez no Seixal para comemorar o 25 de Abril, passando pelo gigantesco mural em Lisboa (na Avenida de Berna) homenageando um dos principais rostos do 25 de Abril, Salgueiro Maia, até ao cravo tridimensional que inaugurou em na residência oficial do Primeiro Ministro (palácio e São Bento) pelos 40 anos da revolução, são várias as obras que este que é um dos maiores artistas contemporâneos portugueses já fez com alusão à revolução.

Aqui fica este especial sobre o Vhils e o 25 de Abril, pelo papel que esta revolução teve na sua carreira, quer pelas magníficas obras que proporcionou, quer pela liberdade que nos trouxe, que sem ela, a sua arte não seria possível. Deixamos-vos dois dos vídeos de ontem à noite que fizeram-nos a lembrar porque é que esta é uma data tão importante da nossa identidade colectiva como portugueses e como Portugal!



0 Reality Comments: