VIAGEM DE VERÃO EM DIRETO 2019 | NOS TRILHOS DE VERA CRUZ - O ITINERÁRIO

E como o prometido é devido, aqui estamos hoje a acelerar em direção ao dia 18 de Abril, e a contar tudo o que vamos visitar nesta nova Viagem de Verão em Direto (que este ano se vai passar na Primavera).

Com a redescoberta do Brasil de contrastes contemporâneo, a nossa viagem vai alternar entre cenários e zonas profundamente naturais, e grandes e icónicas metrópoles brasileiras. Porque o Brasil hoje é mais do que praias ou Samba e Futebol, foi necessário eleger prioridades e criar um sistema que representasse e nos comunicasse essa miríade de contrastes que é o Brasil actualmente.



Assim começamos a nossa viagem pela maior metrópole da América do Sul - São Paulo. Aqui é a Cultura Erudita de um Brasil contemporâneo que nos interessa comunicar. Claro que vai haver museus e galerias, excelentes restaurantes e muitos locais icónicos para visitar.

São Paulo é o nosso primeiro destino, mas logo a seguir a ele, apanhamos um avião e cruzamos o país, rumo ao remoto estado do Mato Grosso, para explorarmos a maior região de criação de gado de todo o país: o Pantanal. É aqui que vamos contactar com as famosas fazendas brasileiras, num cenário único e que é classificado pela UNESCO como Património Natural Mundial e Reserva da Biosfera.



Mas depois de uns dias numa fazenda pantaneira, rumamos a outra grande cidade do Brasil. Desta vez com um pendor mais histórico, e porque falar de Brasil é falar da herança portuguesa, rumamos à icónica capital da Bahia: a cidade de Salvador. Aqui vamos mergulhar numa cidade com profundas raízes portuguesas e com um conjunto de tradições tão fortes como as Baianas, os deliciosos pratos da gastronomia baiana ou a mítica fita do Senhor do Bom Fim.

Mas, mais uma vez, depois de uma grande cidade, vem uma grande natureza, e se o Brasil significa boas praias, então a ilha de Fernando Noronha tinha de ser o nosso destino de eleição. Assim voltamos a um paraíso natura, desta feita ligado ao mar, às praias e ao ritmo relaxado da vida de praia, e tudo num cenário absolutamente paradisíaco, como só um parque natural marinho pode proporcionar (também este classificado pela UNESCO).



Mas os contrastes continuam, e também a nossa viagem continuará. Assim sendo o destino que se seguirá é a cidade de Brasília. Símbolo do poder político brasileiro, esta cidade vai trazer-nos um Brasil institucional, como sede de um dos maiores centros de poder mundo contemporâneo (ou não estivesse o Brasil entre as potências emergentes). Esta é uma cidade que obviamente é a capital da arquitetura modernista brasileira, e como tal também nos vai trazer momentos de cultura importantes na visita a todos os principais edifícios modernistas da cidade.

Mas depois de uma cidade tão institucional rumamos a outro dos ícones do Brasil: a Amazónia. Considerada como o pulmão do mundo, esta floresta é também património da humanidade e é o símbolo e o corolário do estereótipo da floresta tropical. Assim a nossa viagem a este Brasil multifacetado e de contrastes não poderia ignorar tal monumento natural. Assim rumamos ao estado do Amazonas e a Manaus para irmos explorar esta famosa selva e o seu mítico rio Amazonas (o segundo maior rio do mundo, logo a seguir ao Nilo).



Mas nenhuma viagem ao Brasil ficaria completa sem uma incursão naquela que todo o mundo conhece como a cidade maravilhosa: o Rio de Janeiro. É aqui, neste símbolo brasileiro, onde tanta música teve origem, onde o Cristo do Corcovado se encontra (uma das Maravilhas do Mundo moderno) e onde o Carnaval e as novelas são rei e rainha. Esta é uma cidade que todos dizem especial e que cria e conforma a nossa imagem do Brasil. Se há uma cidade imagem do Brasil contemporâneo, essa cidade é o Rio ... e será nesta cidade que os nossos Trilhos de Vera Cruz encontram o Atlântico e nos fazem regressar a casa.

Vão ser 18 dias de viagem que vamos trazer aqui em direto, no nosso formato habitual de diário, com todos os detalhes do que vemos, fazemos e comemos. Dos locais que visitamos às experiências que vivemos, passando pelas peripécias que ultrapassamos, todos os detalhes vão ser reportados por aqui, diariamente (assim nos ajudem os WiFi's que encontrarmos pelo caminho). Nós vamos, mas levamos os nossos leitores também!

Para já, por hoje ficamos por aqui ... mas nesta próxima quinta-feira, já estaremos a rumar ao aeroporto de Lisboa para passarmos a noite a bordo de um voo TAP e assim acordarmos já no início dos nossos Trilhos de Vera Cruz.

0 Reality Comments: