A NOVA VIDA DO ODEON LISBOA


O antigo teatro e cinema Odeon, localizado no coração da histórica e icónica Rua de Santo Antão, vai ganhar uma nova vida.

Com o projeto do arquiteto português Samuel Torres de Carvalho, este histórico edifício vai ter um restaurante (que vai ocupar todo o piso térreo incluindo também o espetacular palco e algumas das bancadas laterais, surgindo assim um novo espaço de restaurante concerto naquela zona) e dez apartamentos nos espaços superiores. No exterior do Odeon serão reabilitadas varandas, cantarias, caixilharias e vitrais originais e no interior, será recuperado o frontão da boca de cena (sendo que o palco desaparecerá), criando assim um ornato em estilo “art déco” para este novo restaurante que vai surgir na zona.






Nos interiores é a fluidez e a luz e generosidade espacial que marcam estes espaços. Com salas grandes e quartos suite com áreas extensas, estes apartamentos serão verdadeiros casas de desejo. Mas o mais curioso é o respeito demonstrado pela herança art deco e de arquitetura industrial de inspiração nas estruturas metálicas da fachada, que o traço contemporâneo do arquiteto desta nova vida do Odeon revela.

A sensibilidade de criar boa arquitetura em edifícios com significado é o que se pode ver neste projeto, que promete estar pronto já em 2020.






0 Reality Comments: