KARL LAGERFELD - 1933 / 2019


Hoje um dos últimos grandes criadores de moda de todos os tempos desapareceu: Karl Lagerfeld Morreu.

O génio da moda nasceu na alemanha, mas cedo se mudou para Paris, onde colaborou com várias marcas nesta sua carreira de sete décadas. Quem o descobriu foi Pierre Balmain em 1955 e daí colaborou com casas tão diversas como a própria Balmain, Jean Patou, Tiziani, Chloè e por fim, em 1972 chega à Fendi onde começa a ganhar nome. É assim que em 1975 é convidado para ser director criativo da Chanel e é assim que começa o seu maio trabalho: suceder à icónica fundadora da marca (que tinha morrido poucos anos antes) e reinventar a marca tornando-a de novo apetecível e moderna. Karl Lagerfeld desenhou para as duas casas de moda - Chanel e Fendi - até ao fim da sua vida juntando-lhe em 1984 a sua própria casa de moda.


Conhecido pelo seu temperamento exigente e pelo seu espírito criativo incansável, Karl Lagerfeld foi um génio humanista do último século. A fotografia, o cinema, a publicidade e o design de equipamento e a decoração ganharam trabalhos dele, pois a sua força criativa foi desde uma campanha para os gelados Magnum até ao design de um carro ou a decoração de hotéis. Mas foi na moda que mais se celebrizou.

O reinventar da casa Chanel, a criação de verdadeiros espetáculos de moda (com os míticos desfiles do Grand Palais) a potenciação das coleções cruise (com os desfiles no Dubai ou em Cuba), a regeneração de uma marca que se confundiu com a sua própria imagem, tornaram-se uma herança que nos deixou ao longo do último século e que o tornam num dos maiores artistas dos últimos tempos. Ele foi tão mítico que a sua presença em filmes, revistas ou imojis tornou-se um símbolo em si, ultrapassando gerações e tempos, reinvendando-se nos anos 1950, 1970, 1990 e 2000s.


Um dos últimos grandes génios da moda mundial acabou de ser uma influência, para passar a ser uma inspiração.

Long Live The Karl!

0 Reality Comments: