ESCRITÓRIO NAS ALTURAS


A dupla de arquitetos sediada em Roma Massimo Alvisi e Junko Kirimoto, acabam de completar uns escritórios em Chicago, cuja espetacularidade se deve à sua escala e ao cuidado que os seus autores puseram neste projeto.


Os escritórios ocupam o 32º andar de uma das mais recentes torres do bairro de West Loop, e uma espetacular área de 2.600 m2. Com os acessos verticais e as zonas técnicas todas localizadas no centro do espaço (tal como é característicos nos arranha-céus), é na área junto ao perímetro da torre que todo o escritório se desenrola. No lado Norte estão localizadas as zonas sociais e públicas, como a recepção, o jardim de inverno e o restaurante, e no lado Sul, os escritórios e zonas de trabalho privadas e colectivas.



É neste escritório que se situa a sede da empresa em questão e como tal, é também neste escritório que o cliente pretende ter em exposição a sua extensa coleção de obras de arte, tornando assim mais complexa a funcionalide do espaço, pois para além de todas as funções inerentes ao funcionamento do escritório em si, este tem de ser um contexto adequado à exposição das obras de arte desta empresa. Assim esta coleção privada teve tanta importância na estruturação da arquitetura do espaço, quanto as funções normais do trabalho do escritório, e é por isso que a exposição das peças ocupa um lugar de primazia nas instalações da empresa, tal como as fotografias documentam.

Esculturas, pinturas e antiguidades são assim elementos de destaque dos espaços, conjugando-se com a arquitetura de forma perfeita, como se esta tivesse sido feita exclusivamente para elas poderem brilhar e dominar o espaço e as atenções de quem usufrui deste.




Mas se a organização planimétrica é muito orientada pela funcionalidade, é nos detalhes de desenho e de pormenores construtivos e nos materiais e tecnologias utilizados que está a grande mestria desta obra. Madeiras à cor natural, vidros transparentes e caixilharias flutuantes, madeiras lacadas a vermelho e branco que distinguem este espaço, tornando-o sofisticado, sereno e inspirando qualidade e solidez (valores que o cliente tem como core da sua empresa e actividade).


Este é um escritório leve e sóbrio, mas grandioso e impactante, que só uma boa combinação entre cliente e arquiteto pode produzir!






Fotos: Nic Lehoux

0 Reality Comments: