TRADIÇÕES DE NATAL VINDAS DA ALEMANHA


Já ontem trouxemos aqui algumas das tradições de Natal alemãs que se generalizaram por todo o mundo, e que podem ter sido tema de conversa da ceia de Natal. Mas porque o Natal são dois dias, aqui estão mais sugestões de temas de conversa, ou seja, tradições de Natal que tiveram origem na Alemanha.

As Bolas da Árvore de Natal
Foi em 1847 que Hans Greiner, um vidreiro da cidade de Lauscha, famosa pelo seu vidro soprado, começou a fazer ornamentos para as Árvores de Natal em vidro soprado manualmente. Ora entre estes ornamentos estavam as famosas bolas de natal em vidro e que tão célebres se tornaram por todo o mundo. Hoje não há quem pense numa árvore de natal sem pensar em enfeitá-la com as famosas bolas.



As Meias de Natal Por Cima da Lareira para por os Presentes
No dia 6 de Dezembro celebra-se o dia de São Nicolau, e por tradição as crianças deixavam os seus sapatos à porta de casa para na manhã seguinte (caso se tenham portado bem ao longo do ano) os encontrarem cheios de presentes. Ora é exatamente nesta tradição alemã que está a origem da meia de natal para receber os presentes. Só que sendo dentro de casa e tendo de pendurar na lareira (já que o Pai Natal desce pela chaminé, segundo a lenda moderna) então a sociedade moderna transformou os tradicionais sapatos alemães em meias para pendurar na lareira.

O Pai Natal Moderno
Já todos sabem que a origem do Pai Natal é o São Nicolau que falámos acima, mas o que muitos não sabem é que a origem do Pai Natal gordinho, sorridente, de óculos e barba branca, vestido de vermelho e com um barrete com um pon-pon branco se deve a uma ilustração do cartoonista alemão, natralizado americano Thimas Nast, que em 1860 criou esta personagem para a publicação americana Harper’s Weekly. Esta ilustração foi mais tarde reproduzida no livro de Clement Clarke Moore "A Noite Anterior ao Natal" que ajudou a tornar célebre esta imagem do Pai Natal e cuja Coca-Cola numa famosa campanha tornou mundialmente um dos simbolos maiores do Natal em todo o mundo.


O Quebra Nozes
O famoso conto e bailado natalício tem origem no folclore alemão. A lenda reza que um rico agricultor alemão, farto do processo de partir as nozes lançou um repto a que o ajudassem: quem encontrar um método melhor de abrir nozes do que martela-las, ganha um prémio. Um carpinteiro propôs serrar as nozes, um soldado propôs disparar a pistola e foi um fabricante de marionetes que criou o ainda hoje instrumento chamado quebra nozes. Ora é exactamente aqui que começa toda a história que estranhamente se chama quebra nozes, e que se passa entre um soldado de brincar e uma boneca.

E aqui estão alguns Fun Facts que vão surpreender muitos e que vão dar bons temas de conversa entre família neste dia de Natal ... mas não se esqueçam, alguns destes temas não podem ser revelados a crianças! HO HO HO Bom Natal a Todos!

0 Reality Comments: