TRADIÇÕES DE NATAL QUE CHEGARAM DA ALEMANHA


Pois nesta véspera de Natal em que muitos ainda andam nas últimas compras de presentes, trazemos aqui algumas tradições de Natal cuja origem fomos pesquisar e, curiosamente, surgiram todas na Alemanha.

Assim hoje vamos trazer aqui quatro tradições alemãs que estão espalhadas por todo o mundo ocidental e também por Portugal ... e amanhã outras quatro. Tudo para ajudar a que as conversas de Natal logo à noite durante a ceia possam ser à volta desta data tão especial!

Casas de Biscoito - Estas casas, tão típicas dos doces natalícios e que fazem as delícias dos mais pequenos, surgem na sequência do famoso conto dos irmãos Grimm "Hansel and Gretel". Foi com este imaginário da casa de bolo com decorações de açúcar que tudo começou ... e foi graças à mestria dos pasteleiros alemães que estes bolos em forma de casa se tornaram famosos doces de Natal em muitos países.


Mercados de Natal
Esta é definitivamente uma tradição alemã e das mais antigas. Com origens na Idade Média, estes mercados surgiam nas cidades desde meio de Novembro até à altura do Natal, e vendiam produtos alimentares, vinho quente e produtos de artesanato (estes já mais no princípio do século XX), e era uma forma de as populações terem acesso a bens alimentares que noutras alturas do ano não era usual, mas que no Natal eram tradicionais na festa religiosa de cada família. Só que, como é um país onde faz muito frio e como estes eram uns mercados com uma duração mais alargada, os senhores de cada terra optavam por construir umas casa de madeira improvisadas nas praças centrais de cada cidade para os produtos poderem conservar-se melhor e os vendedores serem atraídos ao mercado pois assim não passavam tanto firo e podia vender os seus produtos.

O Calendário do Advento
Já mais recentemente, em pleno século XIX, os luteranos começaram a fazer um count down para ao Natal. E foi com este count down que surgiu a tradição de acender velas nas janelas por cada dia que passava. Ora já em pleno século XX, o botanista alemão Gerhard Lang decidiu que era bonito imprimir um calendário em que cada dia fosse uma janela e que dentro de cada janela estivesse uma escritura da Bíblia. É assim que surge o calendário do advento, que só mais recentemente se torna uma caixa de chocolates muito popular em toda a Europa.

A canção "Silent Night"
"Silent Night", ou "Stille Nacht", foi composta em 1818 pelo pastor luterano Joseph Mohr e o seu amigo Franz Gruber. O pastor, na véspera de Natal meteu-se a caminho da casa do seu amigo e enquanto caminhava pela neve pensava também em como resolver uma das suas necessidades prementes: ter um cântico de Natal para a missa do dia seguinte. Ora quando chegou a casa de Gruber (um professor de música e organista do coro da igreja local) ambos meteram mãos ao trabalho e nessa mesma noite de véspera de Natal escreveram a mais famosa canção de Natal de todos os tempos. O pastor escreveu a letra, e o professor e músico escreveu a partitura.

Estas são algumas das tradições de Natal mais conhecidas e universais do Mundo e que surgiram na Alemanha ... mas amanhã revelamos mais quatro ... e algumas bem surpreendentes. Por isso não percam e ... HO HO HO ... Bom Natal a Todos!

0 Reality Comments: