ILHA DOS MUSEUS EM BERLIM TEM NOVA ENTRADA


Nesta época junto (entre o Natal e o Ano Novo) em que tantos aproveitam para viajar, inspirámo-nos e trazemos aqui a mais recente obra de um dos nossos arquitetos internacionais preferidos: de David Chiperfield e é a nova entrada da Ilha dos Museus, em Berlim.

O novo edifício é a James Simon Galerie e é a porta de entrada para a famosa ilha dos museus berlinense, e traz para esta infraestrutura cultural mundialmente conhecida uma quantidade de espaços de serviços que eram necessários, mas que os atuais museus já não cmportavam. Assim surgem um conjunto de escritórios e serviços administrativos, um auditório de 300 lugares (e instalações anexas) e uma zona de exposições temporárias, tudo num edifício contemporâneo, mas que estabelece um diálogo muito interessante com os monumentais edifícios da ilha.




David Chiperfield concebeu um edifício que recohe elementos estruturais e monumentais dos edifícios pré existentes da ilha dos musues, como as colunatas e as escadarias monumentais, e transporta-as para um léxico morfológico contemporâneo. Inspirado nessa mesma monumentalidade, este edifício impõe-se mais como um elemento de um ecosistema urbano e museológico, do que como um elemento isolado em si.

É uma obra de arquitetura muito interessante e quase delicada a que hoje trazemos aqui e que acrescenta mais um ponto de interesse a esta icónica ilha berlinense e a esta tão incrível capital alemã!




Fotos: Simon Menges

0 Reality Comments: