O NATAL EM PORCELANA


Foi no passado dia 15 de dezembro que o Porto, mais especificamente o Museu da Misericórdia, juntamente com a Vista Alegre, deram a conhecer a segunda maior árvore de natal do mundo, que conta com, nada mais nada menos, mais de 3.000 peças de porcelana. É caso para dizer que é um Natal delicado, diferenciado e, capaz de "partir a loiça toda"!


Exposição “Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre”, assim se chama a exposição que enche o Porto de porcelana, seja pela já referida árvore, da qual ainda vamos falar mais, mas também pelas propostas apresentadas pelos decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima, Sofia Costa e Gonçalo Chen, para mesas e ambientes de festa sem igual, sem com o aval daquela que é o eterno nome da porcelana em Portugal, a Vista Alegre.

Com cinco metros de altura, 2,5 toneladas de peso, a árvore de Natal de porcelana Vista Alegre, da autoria da artista plástica Claudia Pinto é simplesmente majestosa e merece a curiosidade e espanto de todos quantos por lá passarem a vê-la, até dia 14 de janeiro.


Os decoradores Isabel Pires de Lima, Guilherme do Vale, e a dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen apresentam nesta exposição patente no MMIPO as suas propostas de mesa de Natal, recorrendo a diversas coleções, clássicas e contemporâneas, de porcelana, biscuit, cristal e vidro da Vista Alegre. Cada um dos decoradores escolheu uma peça Vista Alegre como inspiração de todo o conceito de Mesa de Natal.



Nas sugestões de mesas para uma consoada diferente e feliz, a “Luz Eterna”, de Guilherme do Vale é dominada exclusivamente pelo branco e dourado (coleções Mouraria, by Mariza, Paseo by Vista Alegre e Christian Lacroix e Matrix).



Já Isabel Pires de Lima intitulou a sua de “Tão Serena”, na talha Oriental da coleção Margão da Vista Alegre, Anna e da modernidade dos copos de cristal Lybra.



Finalmente, Sofia Costa e Gonçalo Chen apresentam uma mesa que também pode caracterizar as suas personalidades quando juntas, a “Força da Natureza”. A dupla de decoradores elegeu a “Caixa Beringela” da coleção oriental Tobacco Leaf da Vista Alegre como ponto de partida, à qual juntou criações com inspirações diversas, como elementos em biscuit, toques de Art Déco, peças em vidro e ainda pormenores em faiança da Bordallo Pinheiro, criando uma mesa de Natal com uma paleta de 27 cores.

Em exposição até dia 14 de Janeiro, uma exposição a não perder no Museu da Misericórdia do Porto.

0 Reality Comments: