OVO QUENTE NO MEIO DO GELO


Este ovo simboliza todo o movimento de transformação urbana que a cidade sueca de Kiruna está a desenvolver. É um projeto dos artistas Mats Bigert e Lars Bergström, que querem, assim, simbolizar o renascimento e as novas oportunidades, que uma população inteira vai viver.


Kiruna fica, no norte da Suécia, em plena Lapónia, onde as condições de luz são de um contraste absoluto: vão da escuridão de 24 horas no inverno até ao sol pleno no verão. Uma terra glacial, onde as oportunidades de desenvolvimento económico estão no subsolo, na exploração de ferro. E como sem ferro não há cidade, vai ser construída uma nova urbe, para garantir a subsistência e futuro da comunidade.

O “Ovo Solar” é uma sauna construída como uma escultura gigante. Está assente no aquecedor, em ferro e pedra, com a forma de um coração. O revestimento é em placas de espelho dourado, multifacetado, para permitir uma multiplicidade de diferentes imagens espelhadas. O interior do ovo é todo forrado a pinho e álamo, onde a temperatura pode variar entre os 75º e os 85º Celcius.



Os arquitetos querem que o ovo, que ocupa uma área de 20 metros quadrados, seja um local público de discussão sobre o desenvolvimento sustentável das comunidades. É por isso, que toda a superfície exterior é como um espelho, onde se misturam os reflexos da paisagem, mina, cidade, céu, sol e gelo.


Fotos de Jean-Baptiste Béranger

0 Reality Comments: