HARRY POTTER COMEMORADO EM LONDRES


Acreditamos que as desculpas para viajar nunca são de mais, e hoje damos-lhe mais um pretexto para ir a Londres, nem que seja nos dois dias de fim-de-semana ou quem sabe nos fins de semana prolongados que se aproximam. O mundo de Harry Potter está em exposição, na British Library, para comemorar os vinte anos da primeira edição do “Pedra Filosofal”. É uma exposição, com tudo e mais alguma coisa, sobre o fantástico enredo criado por JK Rowling.


“Harry Potter: A History of Magic” é um sinal claro como as clássicas letras britânicas estão atentas, como há muitos anos acontece, às publicações que enchem as medidas de miúdos e graúdos, sem preconceito comercial. E, claramente, também sabe que o mundo das letras precisa de todos os leitores que posso a atrair.

A exposição, patente até fevereiro do próximo ano, tem de tudo um pouco sobre a história de Harry Potter. Há vassouras, varinhas, bolas de cristal e muito material original do arquivo de JK Rolling, como rascunhos e desenhos originais, nunca vistos, feitos por ela e pelo ilustrador Jim Kay.



O material da imaginação mistura-se com tesouros reais da coleção oficial da biblioteca, como manuscritos medievais ou um registo escrito inicial da expressão "abracadabra". Uma das peças mais notáveis em exposição tem 500 anos de idade e ilustra o suposto processo de fazer uma Pedra Filosofal, onde está uma "sereia" descoberta no Japão do século XVIII, que é realmente o corpo de um macaco preso à cauda de um peixe.

Esta exposição de magia comemora as duas décadas da publicação de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o primeiro dos sete romances que são um sucesso literário mundial e, claro, um sucesso cinematográfico em bilheteira como há poucos.

0 Reality Comments: