VIAGEM DE VERÃO 2017 EM DIRETO | À CONQUISTA DO REINO DAS TERRAS ALTAS - OS ICONES DA ESCÓCIA I


Conforme revelámos na semana passada, a nossa Viagem de Verão 2017 vai ser a um destino mítico na Europa: a Escócia.

Não sendo um destino quente, este é um dos territórios europeus que convém visitar no Verão, pois por causa do seu muito característico tempo chuvoso e das suas muito constantes nebulinas, é no Verão que a meteorologia mais ajuda a visitar este mítico Reino.


E falamos de Reino, porque o foi de facto. É um dos vários Reinos que se juntou num único, o Reino Unido, mas que hoje continua com uma força simbólica das suas tradições e cultura próprias, muito forte. Tem uma bandeira própria, tem uma gastronomia própria, e tem contribuições para a cultura mundial muito relevantes.

É dessas contribuições, umas mais conhecidas e outras menos conhecidas que vamos tratar aqui nestes dois dias desta semana (hoje e amanhã), pois sempre que começamos a preparar uma destas viagens de verão, pesquisamos árduamente o que é que cada destino por onde vamos passar tem para oferecer. Pois no caso da Escócia, a riqueza foi surpreendente ... e entre ícones expectáveis e aspectos culturais conhecidos, outros surpreenderam-nos bastante.



Para começar, não podemos deixar de dar início a esta viagem pelos símbolos escoceses destacando os famosos castelos. Graças à sua história, à contribuição da literatura clássica (nomeadamente a peça Macbeth, de William Shakespear) ou aos filmes de Hollywood (nomeadamente Brave Heart), a Escócia tornou-se famosa pelos seus medievais castelos, altos e imponentes, em ruínas sombrias e impressionantes, ou em pleno funcionamento e de aspeto magestático. Assim, quando se pensa em Escócia, pensa-se em castelos.

Outro dos símbolos da Escócia, e muito ligado à imagem da escócia é o Kilt e os seus padrões de Tartan. Originário na tradição de cada um dos clãs terem a sua identificação nos seus trajes, esta peça de roupa sobreviveu até aos nossos dias com a ajuda das fardas militares escocesas e de uma identidade nacional muito forte, expressa essencialmente nos uniformes dos colégios internos (tão característicos de todo o Reino Unido).


Há ainda mais um icon escocês que não poderíamos ignorar: o Scotch Wisky. Esta bebida, feita de malte ou de grãos trigo, milhou ou centeio, é sem dúvida um dos maiores embaixadores da cultura escocesa no mundo. Aliás é muitas vezes chamado apenas de Scotch, que é como quem diz (em inglês) Escocês.

Por hoje ficamos por aqui ... mas amanhã trazemos mais contribuições escocesas para a cultura mundial. Algumas que vão deixar muitos de boca aberta de espanto, pois não associamos necessariamente à escócia, mas que são muito escocesas!

0 Reality Comments: