A CASA BRISE SOLEIL


A "Casa Brise Soleil" é um projeto residencial localizado perto de Valência, assinado pelo estúdio de arquitectura espanhol Ruben Muedra. Este projeto fornece uma interessante interação de diferentes alturas interiores, que é comunicada através de luz e uma escada escultórica de aço e carvalho que articula a casa. Por fora, a variedade de alturas responde à elevação, onde a sinceridade geométrica dá origem a um poderoso "brise soleil" que abre a casa para as longas vistas do oeste.



Cada área dos 3 pisos corresponde a uma utilidade diferente: a área diurna está localizada no piso térreo, a área noturna no primeiro andar e as áreas de lazer no segundo andar. A zona do dia é desenvolvida como um espaço aberto e completamente permeável em torno de uma escada e um conjunto de móveis centrais. Os sistemas de portas corridas ocultáveis, o alumínio e o vidro no exterior, assim como a madeira no interior, permitem o uso total do espaço na longitudinal, sendo ligado a uma piscina no pátio interior.



A área de jantar abre em altura dupla para a área de circulação, biblioteca e estúdio no primeiro andar, e em altura tripla através das escadas até a zona polivalente do segundo andar. Isso permite a entrada de luz natural capturada do primeiro andar até o centro da casa. O primeiro andar integra a área noturna, com três quartos que também são organizados em torno da escada e do conjunto de móveis central.  No segundo andar, há uma sala de estar e outro espaço multiuso, que dá acesso aos terraços dianteiro e traseiro.




A fachada é dobrada em planos inclinados trapezoidais, que com uma profundidade total de um metro, geram a sombra necessária sobre os grandes eixos vidrados, aparentemente aleatórios, mas que respondem em tamanho, forma e posição ao requisito de cada espaço interior que servem. Geometria pura e sutil ao serviço das necessidades do interior.

0 Reality Comments: